Geocall: a solução que maximiza a produtividade das equipes em campo

6 minutos para ler

Organização é a palavra de ordem para manter a produtividade de equipes em campo. Afinal, se os papéis e os processos não forem bem definidos e controlados, a tendência é que o ambiente de trabalho desmorone aos poucos e os resultados alcançados fiquem distantes do esperado. Nesse cenário, o Geocall surge como uma luva para solucionar problemas comuns nas atividades externas.

Desenvolvida com foco no gerenciamento de times em campo, a ferramenta permite que os seus colaboradores aposentem velhos hábitos, como anotar dados do serviço prestado na prancheta. Isso porque ela automatiza as tarefas do início ao fim.

Ainda não está por dentro dessa novidade? Não se preocupe! Neste post, conversamos com Stefano Bonfa, Head of Products, Salesforce e General Manager na Engineering, para explicar tudo sobre o Geocall. Confira!

O que é o Geocall?

Manter bons níveis de produtividade e qualidade são objetivos constantes em qualquer empresa. Nas atividades realizadas em campo, essa questão se torna um pouco mais desafiadora, uma vez que a equipe precisa lidar com diversos fatores que influenciam o seu desempenho, como trânsito, tempo ocioso e longas distâncias entre unidades de trabalho.

Para driblar esses impedimentos, o Geocall se apresenta como uma solução completa e totalmente parametrizável para o gerenciamento e a otimização de todo o processo de gestão de serviços em equipes de campo. “Ela tem por finalidade otimizar e agilizar a execução dos trabalhos em campo, respeitando os prazos pré-definidos e as condições necessárias para tal”, explica Stefano Bonfa.

A ferramenta atua na centralização das ordens de serviço de todos os times que devem executar um trabalho e, assim, determina qual deles será responsável pela concretização da tarefa. Integrada ao ERP e ao CRM da empresa-cliente, a plataforma pode receber ordens de serviço, para posteriormente organizá-las em atividades em categorias similares ou próximas e endereçá-las para a equipe ideal.

Quais são as funções da ferramenta?

Em meio à correria do dia a dia, as equipes de campo não têm tempo para perder com processos burocráticos e engessados. Por isso, o Geocall funciona de forma simplificada, permitindo que todo o planejamento do trabalho seja feito por meio de um portal web.

As informações referentes à execução são armazenadas em um tablet disponibilizado para as equipes. É a própria plataforma que faz a separação das ordens de serviço e a delegação conforme a especialidade e a distância dos times em relação ao local em que as atividades estão sendo solicitadas.

Ao ser notificado com uma ordem se serviço, o time confirma o seu recebimento no tablet e inicia o seu deslocamento. Após essa abertura, torna-se obrigatório informar o momento de chegada ao local de trabalho, horário em que a tarefa foi iniciada, parada para almoço, retorno e finalização do processo.

Portanto, o relatório de cada ordem de serviço é construído e atualizado em tempo real, evitando erros de transferência de dados do papel para planilha eletrônica, por exemplo. Para isso seja possível, a solução conta com as seguintes funcionalidades:

  • parametrização detalhada dos tipos de serviços;
  • gestão completa das equipes e seus calendários de disponibilidades a longo prazo;
  • otimização das ordens de serviço com base na localização das equipes e das ordens, prazos, urgências e tipos de serviços;
  • roteirização das ordens de serviço buscando as melhores rotas de deslocamento;
  • programação e despacho automático de ordens de serviço para as equipes de campo;
  • UX intuitiva para execução das ordens em campo por dispositivos móveis modernos;
  • acompanhamento do deslocamento e do posicionamento das equipes de campo;
  • relatórios e gráficos para controle de planejamentos e execução.

Em comparação com as demais ferramentas do mercado, o Geocall é altamente parametrizável e adaptável aos mais diferentes tipos de clientes, especialmente em se tratando de empresas de Utilities que apresentam alta demanda de execução de ordens de serviço. Inclusive, a solução está presente no quadrante mágico de Gartner.

Essas características da aplicação contribuem para alavancar a performance do seu time. Segundo o Head of Products da Engineering, o aumento da produtividade dos recursos costuma ser de 30% a 50% durante os primeiros meses de uso completo da plataforma.

Como o Geocall melhora a tomada de decisão?

É a tomada de decisão que determina o fracasso ou o sucesso de um negócio. Contar com dados precisos é fundamental para que a empresa não siga caminhos equivocados, e é justamente isso que o Geocall proporciona, pois gera uma ampla quantidade de informações que ajudam a orientar as suas decisões.

“Com base nos indicadores de execução e performance, já nos primeiros meses, nossos clientes são capazes de tomar decisões e aplicar melhorias em seus processos e custos”, pontua Stefano Bonfa.

Isso porque a ferramenta reduz os custos envolvidos na estrutura do serviço prestado, amplia a eficiência, mostra os indicadores de cada local, bem como onde estão as fraquezas, direcionando a equipe na execução das suas atividades.

Como implementar a solução na sua empresa?

Esqueça implementações complicadas e intermináveis: a adoção do Geocall é muito fácil e rápida. Toda empresa que busca gerenciar e otimizar processos e equipes de execução de serviços de campo está apta a adquirir a solução para aperfeiçoar os seus processos.

“Devido à alta capacidade de parametrização e adaptação da plataforma, além de uma equipe extremamente capacitada e globalmente especializada na solução, temos competência para uma implantação num curto espaço de tempo”, destaca o Head of Products.

A Engineering tem uma equipe especializada para dar suporte aos seus clientes da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa. Atendemos desde o nível 1 de suporte com plena competência técnica e funcional para suportar e resolver qualquer problema na tecnologia. No Brasil, trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3; e na Itália, disponibilizamos o nível 4.

Gerenciar equipes de campo não precisa mais ser uma missão complexa, já que o Geocall automatiza tarefas de modo a organizar as ordens de serviço a serem cumpridas, monitorando a execução do trabalho desde a solicitação até a sua finalização. O resultado disso é uma ampla melhora no fluxo da rotina de atividades dos times e, consequentemente, uma performance superior a uma gestão manual.

Não perca mais tempo! Entre em contato com a Engineering, converse com um dos nossos consultores e conheça o Geocall na prática!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário