6 principais aplicações de inteligência artificial nas empresas

7 minutos para ler

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em inteligência artificial? Se a sua resposta é “robôs superinteligentes”, não está errada, mas esse conceito vai muito além disso e está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. As aplicações de inteligência artificial chegaram com tudo ao mundo dos negócios.

Esse recurso reúne um conjunto de softwares com linguagem de computação e uma lógica que se assemelha ao pensamento humano. Desse modo, uma ferramenta com IA pode reproduzir comportamentos que antes eram possíveis somente quando realizados por uma pessoa, como dar respostas em um chat e atender clientes.

Neste post, listamos as principais inovações em inteligência artificial nas empresas. Você provavelmente já teve contato com algumas delas. Continue lendo para entender melhor!

Quais as aplicações de inteligência artificial mais comuns nas empresas?

A inteligência artificial agrupa diferentes tipos de tecnologias, como sistemas de aprendizado, algoritmos, redes neurais artificiais e demais ferramentas que, juntas, simulam habilidades humanas relacionadas à inteligência. Entre elas, estão a percepção do ambiente, o raciocínio e a análise para tomar decisões e realizar ações.

As plataformas e os equipamentos que funcionam a partir da AI “aprendem sozinhas”, conforme o volume de dados a qual são submetidos. Quanto mais dados eles receberem, melhor será a sua eficiência.

Independentemente da área de atuação, a rotina das empresas costuma ser repleta de processos com os mais variados níveis de complexidade. Nesse contexto, a inteligência artificial surge como uma facilitadora de processos. Descubra quais são as principais aplicações dessa tecnologia no ambiente empresarial.

1. Atendimento ao cliente

Prestar um bom atendimento é a espinha dorsal para qualquer empreendimento que almeja o sucesso. Há diversas soluções com IA que propõem melhoria e praticidade no atendimento ao cliente, sendo o chatbot a mais popular delas. Em resumo, é um robô capaz de conversar com as pessoas por meio de um chat.

A solução consegue identificar palavras-chave previamente definidas e estruturas linguísticas, a fim de entender o que o usuário está falando. A partir daí, a máquina pode orientar o cliente sobre uma dúvida ou ação a ser realizada no decorrer de uma compra, por exemplo. Assim, ele não precisa entrar em contato com telemarketing e aguardar longos minutos apenas para esclarecer algo simples.

2. Assistente pessoal

Ter uma equipe preparada e disponível 24 horas para se comunicar com o seu público-alvo demanda treinamentos e investimentos elevados. A inteligência artificial também é uma aliada para esses casos, pois possibilita que as empresas que necessitam transmitir informações para muitos clientes estabeleçam uma comunicação em tempo real, eficiente e funcional.

Nos grandes centros urbanos, empresas de transporte público rastreiam a localização das suas frotas e, a partir da IA, enviam notificações aos viajantes por aplicativo sobre o caminho percorrido pelo ônibus e o tempo de espera até o veículo chegar ao local onde eles estão. Dessa maneira, é possível transmitir informações confiáveis e que contribuem para o dia a dia dos seus clientes.

3. Mecanismos de segurança

Informação vale ouro no mundo dos negócios. Por isso que é tão importante proteger os dados gerados pela companhia, tendo em vista que um vazamento pode custar a sua credibilidade no mercado. Nesse sentido, a inteligência artificial colabora para a cibersegurança das empresas, oferecendo uma infraestrutura robusta e blindada.

Mesmo com barreiras de proteção básicas, como firewall e antivírus, a sua rede pode ser alvo de ataques cibernéticos. Os cibercriminosos agem de forma cada vez mais sofisticada, utilizando artifícios que identificam os produtos e serviços de interesse dos usuários de um site, por exemplo, para enviar e-mails com mensagens relacionadas e links com vírus que, se abertos, invadem a rede.

Para combater o problema, a inteligência artificial tem desenvolvido ferramentas que analisam cenários de risco, aprendem com as ameaças detectadas e trabalham para ampliar a proteção dos seus dados. Basicamente, a sua infraestrutura de segurança passa a gerar soluções automaticamente, estando sempre à frente da ação dos hackers.

4. Análise do comportamento do consumidor

Em plena época de transformação digital, tornou-se muito mais fácil coletar e armazenar dados dos clientes, mas de nada adianta coletá-los se a empresa não souber o que fazer com eles. Diante disso, a IA é essencial para analisar o comportamento do consumidor — processo que permite traçar estratégias de marketing e vendas e, assim, efetuar abordagens personalizadas e mais eficientes.

Com o cruzamento dos dados de quem segue as redes sociais da companhia, por exemplo, dá para sugerir produtos que atendem às necessidades específicas do potencial consumidor. Para fazer isso manualmente, você precisaria ter uma equipe enorme à sua disposição, diversas ferramentas e, ainda assim, não seria possível alcançar os resultados trazidos pela IA.

5. Controle de gestão

Que tal identificar o que e como cada colaborador está fazendo sem ter que ficar o tempo todo em cima da sua equipe? Isso é viável com a ajuda da inteligência artificial, visto que ela tem mecanismos que monitoram as máquinas dos funcionários, evidenciando quais tarefas estão realizando e o seu nível de desempenho.

Com informações precisas em mãos, os gestores podem tomar decisões mais acertadas, entender quais são as dificuldades do seu time de colaboradores e, assim, ajudá-los a evoluir continuamente em suas atividades.

6. Prevenção de fraude

Se por um lado as novas tecnologias nos beneficiam, por outro abrem brecha para a ação de pessoas mal-intencionadas. A adoção da IA nas plataformas das empresas pode analisar os dados fornecidos pelos clientes, criar e identificar padrões, barrando os perfis que estão fora da normalidade.

Ao aprender de maneira automática por meio das suas próprias verificações, a máquina faz um refinamento maior e mais eficaz, além de registrar e combater automaticamente as novas técnicas de invasão utilizadas pelos fraudadores.

Quais são as vantagens da inteligência artificial?

Quando todo o trabalho da empresa é prestado de forma manual, ela está sujeita a sofrer com a fadiga operacional, prejudicando a sua produtividade em decorrência de problemas manifestados pelos colaboradores ou por equipamentos que não conseguem dar conta da demanda.

Com a IA, uma vez que você não fica dependente de equipamentos que funcionam de modo isolado e que necessitam de manutenção frequente para manterem o padrão de qualidade, pode-se reduzir gastos e evitar a indisponibilidade dos seus serviços.

Outro benefício é a automação dos processos, o que dispensa a necessidade de trabalhar com equipes inchadas. A inteligência artificial contribui para o ganho de qualidade, economia de tempo e dinheiro, além de possibilitar uma tomada de decisão mais bem fundamentada e menos arriscada.

Quais são as desvantagens da inteligência artificial?

A questão ética costuma ser a desvantagem mais associada ao uso de soluções com inteligência artificial nas empresas. Isso porque estamos falando de uma tecnologia que controla dados — que, caindo nas mãos erradas, acarretam muitos transtornos.

O caminho ideal para implantar a IA sem colocar as informações internas em risco é investir fortemente na capacitação da sua equipe para lidar com os novos sistemas, assim como em mecanismos atualizados e que inibam a ação de invasores.

Certamente você já se deparou com uma das aplicações de inteligência artificial nas empresas citadas aqui. Desmitificar a ideia de que essa tecnologia só é utilizada em robôs de filmes de ficção científica é fundamental para entender como ela tem transformado o meio corporativo e aplicá-la para impulsionar o seu negócio.

Precisa de ajuda para migrar para a transformação digital? Entre em contato com a Engineering, converse com a nossa equipe e descubra quais são as melhores soluções para o seu caso!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário