A ideia de contar com um sistema de Inteligência Artificial (IA) na sua empresa é tentadora? Pois saiba que está no caminho certo, já que esse recurso deve prevalecer e evoluir no futuro. Trata-se da integração de múltiplas tecnologias que dão às máquinas a capacidade de perceber, interpretar, aprender e analisar de forma autônoma, simulando o raciocínio humano.
Que tal entender como funcionam essas soluções e ficar por dentro das principais novidades em IA? Não perca tempo e confira este conteúdo!
Como funciona um sistema de Inteligência Artificial?
O funcionamento de um sistema de IA depende de:
- algoritmos avançados para processar um grande volume de dados;
- machine learning, deep learning e redes neurais para construir ou aprimorar seus modelos analíticos;
- computação cognitiva e processamento de linguagem natural (PLN) para interagir com o ambiente externo.
Além dessas tecnologias, sistemas de IA também estão começando a incorporar reinforcement learning (aprendizado por reforço), uma técnica que permite às máquinas aprenderem por meio através de tentativa e erro, otimizando seu desempenho ao longo do tempo.
Por que é importante implementar soluções de IA na empresa?
A Inteligência Artificial tem uma série de características que ajudam as empresas a superarem os mais variados desafios. Dessa forma, adotar soluções e plataformas digitais com IA tende a agregar muitas vantagens aos projetos organizacionais. Entenda melhor!
Melhorar o relacionamento com o cliente
A antecipação das demandas e a resolução ágil de problemas do público são extremamente relevantes para a competitividade. Elas se tornam menos complexas com a implementação de IA no atendimento. Sua disponibilidade ininterrupta e em multicanal, somada à capacidade analítica, melhora a experiência dos clientes.
Segundo um relatório da Accenture, espera-se que chatbots de IA gerenciem até 80% das consultas de atendimento ao cliente até 2025, sem a necessidade de intervenção humana, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais.
Já a automação comercial e de marketing muda a jornada de compra completamente. A partir de dados coletados, é possível direcionar ao consumidor informações ou ofertas que se adaptam ao seu perfil, guiando-o pelo funil de vendas e aumentando as conversões.
VEJA TAMBÉM – Análise de dados: Estratégias para extrair o máximo potencial deles
Tomar decisões com mais eficiência
A IA analisa mais dados, em maior profundidade e com mais precisão, obtendo o máximo deles. Os cenários estimados servem de base para entender a aplicabilidade de cada opção disponível, evitando que más escolhas prejudiquem o desenvolvimento das situações. A consequência lógica disso é uma tomada de decisão eficiente e certeira.
Com a integração de IA preditiva, as empresas podem agora prever tendências de mercado e comportamentos do consumidor com uma precisão sem precedentes, permitindo estratégias mais informadas e eficazes.
Reduzir custos e aumentar a produtividade
A automação viabilizada por meio de um sistema de Inteligência Artificial afeta tanto custos como produtividade. Os principais elementos para isso são a velocidade de execução de tarefas pelas máquinas, a redução de erros e o maior foco dos colaboradores em atividades que realmente agregam aos resultados.
De acordo com a Chatbot Magazine, empresas que utilizam chatbots de IA podem reduzir custos operacionais em até 30%. Além disso, a integração de IA nos processos empresariais contribui para um aumento significativo na produtividade, com algumas organizações relatando melhorias de até 30% na eficiência operacional
Quais são as novidades dos sistemas de IA?
Sistemas de Inteligência Artificial têm diversas aplicações empresariais, podendo ser aproveitados desde o operacional até o estratégico. Veja só algumas novidades nesse sentido!
Chatbots
Os chatbots têm revolucionado o atendimento ao cliente, dando escala a esse processo e respondendo à necessidade de dinamismo. A tendência para o futuro da IA é a ampliação do uso dessa tecnologia em atividades mais complexas. Tanto o aprendizado exponencial como o aperfeiçoamento de habilidades sociais pelas máquinas proporcionam tal evolução.
Atualmente, chatbots de IA estão sendo desenvolvidos para interpretar e responder a emoções humanas, tornando as interações mais naturais e eficazes.
Reconhecimento de imagem
A visão computacional amplia o espectro dos tipos de padrão que podem ser reconhecidos por essa tecnologia. Diagnósticos de doenças, controle de tráfego e conferência de documentos são alguns exemplos de novas aplicações para a IA que estão surgindo.
Uma área emergente é o uso de IA para análise de imagens médicas, permitindo diagnósticos precoces de doenças como câncer com maior precisão do que métodos tradicionais.
Automação
Além das ações repetitivas e programadas, a automação ganha independência com a Inteligência Artificial. Cada vez mais novas atividades poderão ser delegadas para essa tecnologia sem a equipe precisar se preocupar em ensinar a máquina a realizá-las.
Defesa cibernética
A segurança digital se baseia em identificar códigos maliciosos, antecipando e impedindo o seu acionamento prejudicial aos sistemas. A capacidade da IA de aprender e se adaptar, associada ao volume de informação com que consegue trabalhar, permite que ela descubra novas ameaças mais rapidamente que antivírus ou firewalls.
A IA na cibersegurança está evoluindo para incluir inteligência de ameaças proativa, em que sistemas podem prever e neutralizar ataques antes mesmo de serem executados.
Análise de dados
Em relação aos dados, a Inteligência Artificial está se aprimorando constantemente para lidar com uma maior quantidade. Assim, a aceleração do processamento vem acontecendo e não deve parar. Para as empresas, isso significa elevar a dependência de análises para reduzir riscos e aproveitar oportunidades.
A IA de análise de big data agora utiliza técnicas avançadas como análise de sentimento e modelagem preditiva para fornecer insights mais profundos e acionáveis.
Lançar mão de um sistema de Inteligência Artificial deve ser uma prioridade na renovação da TI. Afinal, já passamos do ponto em que os negócios encontram a tecnologia para gerar melhorias significativas nos resultados empresariais.
Transforme seus dados em inteligência de negócio
Ao adotar um sistema de inteligência artificial como o DHuO Data, sua empresa pode transformar dados brutos em insights valiosos, potencializando a tomada de decisão.
Com recursos de carregamento, preparação e gestão de dados, o DHuO Data permite que você colete informações de diversas fontes, limpe e organize esses dados de forma intuitiva e implemente modelos de machine learning com eficiência.
Além disso, o software oferece exposição inteligente de dados por meio através de APIs e Smart Apps, facilitando a disseminação de insights estratégicos por toda a organização. Com suporte local e flexibilidade, essa plataforma é ideal para empresas que buscam otimizar seus processos e se destacar no mercado.