De serviços inovadores a operações rotineiras, a inteligência artificial nas empresas é uma realidade cada vez mais comum. Mesmo sem perceber, você provavelmente já conversou com um robô durante um atendimento online. Essa é só uma das aplicações da IA. Pela sua versatilidade, a tendência é que seu uso cresça a passos largos nos próximos anos.
A inteligência artificial caracteriza-se como uma tecnologia capaz de simular o raciocínio humano para a execução de atividades. Desse modo, é possível contar com máquinas e softwares que conseguem realizar tarefas que antes necessariamente exigiam um colaborador específico para a função.
Quer saber como a IA está revolucionando o mercado e como aplicá-la na sua empresa? Confira!
Como funciona a inteligência artificial nas empresas?
As soluções que trabalham por meio da IA se diferenciam dos softwares convencionais por conseguirem “aprender”, o que se deve à combinação entre machine learning e deep learning — que juntos organizam dados, reconhecem padrões e possibilitam uma aprendizagem profunda, que imita o raciocínio humano. Essa característica permite que a ferramenta inteligente melhore a performance da tarefa que executa continuamente.
Nas empresas, a inteligência artificial tem sido um recurso imprescindível para potencializar resultados e economizar tempo. Além disso, é uma poderosa arma para elevar a produtividade das organizações. De acordo com uma pesquisa da DuckerFrontier, encomendada pela Microsoft, a IA deve quadruplicar a produtividade nas empresas e aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil em 7,1% ao ano até 2030.
Qual é o impacto da IA nas empresas?
A adoção da inteligência artificial nas empresas possibilita que algumas tarefas que eram executadas de forma manual por colaboradores passem a ser realizadas de modo automatizado. No entanto, é preciso ter em mente que o investimento em IA não significa necessariamente substituir a mão de obra humana, mas sim aproveitar a tecnologia para otimizar os seus processos.
Por meio de ferramentas com inteligência artificial, é possível agilizar e melhorar resultados. A capacidade de aprender das máquinas, por exemplo, gera dados que orientam e ajudam a tomar melhores decisões de negócio. Os profissionais que se ocupam com tarefas manuais, como atender um cliente no telefone, poderão direcionar suas competências para questões estratégicas da área em que atuam.
Segundo um relatório da PwC, um dos maiores impactos da IA nas organizações é o ganho de performance, o que não só eleva os níveis de produtividade, como também contribui para reduzir custos e abre espaço para uma governança que tem menos chances de errar. Afinal, os ambientes de trabalho passam a integrar o conhecimento das máquinas e dos profissionais de maneira inteligente.
Como aplicar a inteligência artificial na sua empresa?
Como dissemos, a inteligência artificial é muito versátil, pois pode ser aplicada nas mais variadas áreas da sua empresa, seja no atendimento aos clientes, seja na segurança das suas atividades. Veja algumas das aplicações da IA nas empresas.
Chatbots
Quando associada a um amplo banco de dados, a inteligência artificial adquire a capacidade de produzir um sistema de chat. Assim, pode reconhecer e reproduzir uma linguagem natural durante o atendimento ao cliente, como se fosse um atendente humano.
Processos de gestão
Já encontramos no mercado aplicações de IA para a gestão empresarial, que ajudam os gestores a identificar os níveis de eficiência dos colaboradores em suas atividades. A disponibilização de informações precisas e em tempo real permite analisar o cenário interno e tomar decisões embasadas e com maiores possibilidades de acertos.
Sistema de segurança
Proteger-se de ataques virtuais é uma iniciativa crucial para blindar seus sistemas e dados. Nesse sentido, a inteligência virtual também é uma aliada, uma vez que pode ser vinculada aos servidores em que o seu serviço está hospedado para identificar rapidamente tentativas de invasão de hackers e outros tipos de ataques cibernéticos — fator que favorece reações rápidas da sua equipe de segurança digital.
Recomendação no site
O avanço da IA é benéfico para todos os setores, em especial para o de vendas. Para e-commerce, por exemplo, essa tecnologia pode ser utilizada para rastrear as preferências do potencial consumidor e, assim, recomendar produtos e serviços alinhados ao seu perfil.
A implementação da inteligência artificial nas empresas traz uma série de ganhos, sendo o mais comum a possibilidade de oferecer uma experiência personalizada e que encanta o cliente. Portanto, estamos falando de uma ferramenta inovadora e capaz de revolucionar a sua produtividade, ou seja, um diferencial competitivo que impulsiona os seus resultados.
Quer aproveitar os benefícios da IA? Entre em contato com a Engineering, converse com um dos nossos consultores e descubra como podemos te ajudar nessa missão!