Inteligência artificial nas empresas: saiba como aplicar

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De serviços inovadores a operações rotineiras, a inteligência artificial nas empresas é uma realidade cada vez mais comum. Mesmo sem perceber, você provavelmente já conversou com um robô durante um atendimento online. Essa é só uma das aplicações da IA. Pela sua versatilidade, a tendência é que seu uso cresça a passos largos nos próximos anos.

A inteligência artificial caracteriza-se como uma tecnologia capaz de simular o raciocínio humano para a execução de atividades. Desse modo, é possível contar com máquinas e softwares que conseguem realizar tarefas que antes necessariamente exigiam um colaborador específico para a função.

Quer saber como a IA está revolucionando o mercado e como aplicá-la na sua empresa? Confira!

Como funciona a inteligência artificial nas empresas?

As soluções que trabalham por meio da IA se diferenciam dos softwares convencionais por conseguirem “aprender”, o que se deve à combinação entre machine learning e deep learning — que juntos organizam dados, reconhecem padrões e possibilitam uma aprendizagem profunda, que imita o raciocínio humano. Essa característica permite que a ferramenta inteligente melhore a performance da tarefa que executa continuamente.

A tecnologia também pode ser treinada para lidar com novas situações e desafios, adaptando-se de maneira dinâmica às mudanças no ambiente de negócios.

Nas empresas, a inteligência artificial tem sido um recurso imprescindível para potencializar resultados e economizar tempo. Além disso, é uma poderosa arma para elevar a produtividade das organizações. De acordo com uma pesquisa da DuckerFrontier, encomendada pela Microsoft, a IA deve quadruplicar a produtividade nas empresas e aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil em 7,1% ao ano até 2030.

Veja também – Como aplicar a Inteligência Artificial na indústria automotiva?

Qual é o impacto da IA nas empresas?

A adoção da inteligência artificial nas empresas possibilita que algumas tarefas que eram executadas de forma manual por colaboradores passem a ser realizadas de modo automatizado. No entanto, é preciso ter em mente que o investimento em IA não significa necessariamente substituir a mão de obra humana, mas sim aproveitar a tecnologia para otimizar os seus processos.

Por meio de ferramentas com inteligência artificial, é possível agilizar e melhorar resultados. A capacidade de aprender das máquinas, por exemplo, gera dados que orientam e ajudam a tomar melhores decisões de negócio. Os profissionais que se ocupam com tarefas manuais, como atender um cliente no telefone, poderão direcionar suas competências para questões estratégicas da área em que atuam.

Segundo um relatório da PwC, um dos maiores impactos da IA nas organizações é o ganho de performance, o que não só eleva os níveis de produtividade, como também contribui para reduzir custos e abre espaço para uma governança que tem menos chances de errar. Afinal, os ambientes de trabalho passam a integrar o conhecimento das máquinas e dos profissionais de maneira inteligente.

Leia também – Veja como a IA tem sido utilizada por empresas do setor de energia

A íntima relação entre Big Data e IA 

Inteligência Artificial e o Big Data têm uma relação estreita e complementar para as empresas. O Big Data refere-se à coleta e armazenamento de grandes quantidades de dados, enquanto a IA é capaz de analisar e extrair insights valiosos deles.

As empresas usam a combinação de IA e Big Data para melhorar suas decisões de negócios e aumentar a eficiência de suas operações. 

Com Big Data e IA, as empresas podem prever tendências de mercado, otimizar cadeias de suprimentos e melhorar a gestão de riscos.

Por exemplo, elas podem usar a IA para analisar grandes volumes de dados de vendas e identificar tendências de mercado. Isso ajuda as empresas a tomar decisões informadas sobre seus produtos e estratégias de marketing.

Além disso, a IA também pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a interação com os clientes, atendendo-os em tempo real, 24 horas por dia. 

Grosso modo, a combinação de IA e Big Data permite que as empresas transformem dados brutos em informações valiosas para a tomada de decisões, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a interação com os clientes.

Como aplicar a inteligência artificial na sua empresa?

Como dissemos, a inteligência artificial é muito versátil, pois pode ser aplicada nas mais variadas áreas da sua empresa, seja no atendimento aos clientes, seja na segurança das suas atividades. Veja algumas das aplicações da IA nas empresas.

Chatbots

A utilização da Inteligência Artificial é cada vez mais comum nas corporações, especialmente no que se refere ao atendimento ao cliente. Ela oferece uma forma mais eficiente e personalizada de atender às necessidades dos consumidores.

Um exemplo disso é o uso de chatbots baseados em IA. Eles podem fornecer respostas imediatas e precisas a perguntas comuns, liberando os representantes de atendimento para se concentrar em questões mais complexas. 

Além disso, a análise de dados com algoritmos de IA permite que os departamentos de atendimento ao cliente tenham acesso a informações valiosas sobre seus clientes e interações.

Esta análise ajuda a melhorar a satisfação do cliente e a fidelidade a longo prazo, aprimorando a experiência dele e a eficiência do atendimento. As equipes também podem aprender com cada interação, melhorando suas respostas de forma contínua e personalizando ainda mais o atendimento.

Processos de gestão

Já encontramos no mercado aplicações de IA para a gestão empresarial, que ajudam os gestores a identificar os níveis de eficiência dos colaboradores em suas atividades. A disponibilização de informações precisas e em tempo real permite analisar o cenário interno e tomar decisões embasadas e com maiores possibilidades de acertos.

Ferramentas de IA podem prever demandas futuras e otimizar a alocação de recursos, melhorando a eficiência operacional e reduzindo desperdícios.

Sistema de segurança

Proteger-se de ataques virtuais é uma iniciativa crucial para blindar seus sistemas e dados. Nesse sentido, a inteligência virtual também é uma aliada, uma vez que pode ser vinculada aos servidores em que o seu serviço está hospedado para identificar rapidamente tentativas de invasão de hackers e outros tipos de ataques cibernéticos — fator que favorece reações rápidas da sua equipe de segurança digital.

Além disso, a IA pode monitorar a rede de forma contínua em busca de atividades suspeitas para aplicar medidas preventivas e evitar possíveis ataques.

Recomendação no site

O avanço da IA é benéfico para todos os setores, em especial para o de vendas. Para e-commerce, por exemplo, essa tecnologia pode ser utilizada para rastrear as preferências do potencial consumidor e, assim, recomendar produtos e serviços alinhados ao seu perfil.

A implementação da inteligência artificial nas empresas traz uma série de ganhos, sendo o mais comum a possibilidade de oferecer uma experiência personalizada e que encanta o cliente. Portanto, estamos falando de uma ferramenta inovadora e capaz de revolucionar a sua produtividade, ou seja, um diferencial competitivo que impulsiona os seus resultados.

A personalização das recomendações aumenta a probabilidade de conversão e melhora a experiência do usuário, promovendo maior satisfação e fidelidade.

Aplicação da IA na prática 

A Unidade de Negócio Leste da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tinha o desafio de aperfeiçoar seus processos com foco no cliente, na redução de desperdícios, no aumento da eficiência operacional e na condensação de dados. 

Com o projeto da Engineering, a Unidade de Negócios passou a ter acesso a 55 indicadores de resultados e 600 variáveis de controle. Isso tudo por meio de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, IoT e Big Data.

A mudança, por sua vez, teve diversos objetivos, entre eles, a eliminação de atividades que não agregam valor, a desburocratização da operação para aumento de produtividade e a ampliação da oferta de produtos e serviços.

As informações são disponibilizadas para a Unidade de Negócio Leste, que cobre parte da zona leste da capital paulista e oito municípios adjacentes, por meio de três unidades de gerenciamento regional. Os dados estão disponíveis para setores de abastecimento, Distritos de Medição e Controle (DMC) e Bacias de Esgotamento Sanitário.

Com as informações centralizadas em uma única plataforma, a Unidade de Negócio Leste melhora o serviço prestado à população, mitigando problemas como a falta de água e acelerando a resolução de solicitações, como revisões de contas.

Conte com parceiros que entendem do assunto

Desde a automação de tarefas repetitivas até a análise de dados em larga escala, a IA tem a capacidade de melhorar a eficiência, personalizar a experiência do cliente e gerar novas oportunidades de negócio.

No entanto, para aproveitar plenamente o potencial da tecnologia, é fundamental contar com parceiros especializados no assunto que possam oferecer soluções personalizadas e adaptadas às necessidades únicas da sua empresa. 

Conte com o DHuO Data para otimizar a aplicação de IA na sua empresa

A aplicação de IA é essencial para a inovação e competitividade das empresas modernas. Para maximizar esses benefícios, a Engineering oferece a solução DHuO Data, uma plataforma completa de IA e Big Data.

Com o DHuO Data, sua empresa pode coletar, preparar e analisar dados de forma eficiente, utilizando machine learning e outras tecnologias avançadas para transformar dados em insights assertivos. Fale conosco e saiba mais sobre a solução!

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