Ir para o conteúdo
Blog Engineering Brasil:
  • Home
  • Temas
    • Transformação Digital
    • Cloud computing
    • Tecnologia da informação
    • API
    • Inteligência Artificial
    • Cybersecurity
    • User Experience
    • Linguagens
    • Indústria 4.0
    • IoT
  • Materiais Ricos
  • Site
Blog Engineering Brasil:
Inteligência Artificial

Inteligência Artificial para negócios: quais os seus impactos positivos?

Publicado por Engineering do Brasil em novembro 14, 2022 | Atualizado em dezembro 20, 2022
6 minutos para ler

A Inteligência Artificial para negócios traz uma série de vantagens e possibilidades interessantes a serem exploradas. A IA há muito tempo deixou de ser apenas uma inovação militar ou acadêmica. Hoje, praticamente centraliza as operações nas empresas.

É importante entender os meandros desse conceito e saber como a IA representa benefícios reais para as organizações.

Entenda melhor como isso funciona!

O que é e como surgiu a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um subcampo da ciência da computação que estuda, basicamente, como tornar as máquinas mais inteligentes e autônomas. Assim, tenta aplicar conceitos de outras áreas, como a neurociência e a linguística, para evoluir na compreensão das máquinas.

Hoje, a Inteligência Artificial engloba alguns subconceitos importantes, como o machine learning e o deep learning. São aprendizados mais profundos, focados em identificação de padrões e em previsões inteligentes sobre o futuro.

Nesse sentido, a área é fundamentada em princípios matemáticos e em estatística.

O funcionamento básico depende do que chamamos de treinamento. É quando fornecemos um certo caminho para que os algoritmos tentem entender e traçar meios de aprendizagem. A partir disso, os algoritmos evoluem: eles conseguem entender os padrões e tomar decisões sozinhos.

O termo Inteligência Artificial surgiu em 1956, cunhado por John McCarthy. McCarthy tinha interesse em entender como ensinar as máquinas, com base em estudos de Marvin Minsky e até em escritos de ninguém menos que Alan Turing.

Desde então, a área floresceu com o crescimento do circuito integrado e com o desenvolvimento dos computadores pessoais.

A chegada da internet e a ascensão da era dos dados ofereceu outro boom para esse campo. Com os dados, é possível ter uma massa ainda maior e mais ampla de informações para treinamentos desses algoritmos inteligentes.

Com tudo isso, a Inteligência Artificial se tornou um amparo para os negócios, como veremos a seguir.

Como a IA pode ser aplicada nos negócios?

Vamos às aplicações. Com elas, você entenderá melhor as implicações da IA e dos dados em um contexto empresarial.

Assistentes pessoais

Primeiramente, podemos citar a subárea do processamento de linguagem natural, especificamente na área dos assistentes pessoais.

A IA é usada para comunicação direta com os humanos, com a compreensão do que eles falam e a oferta de mensagens como resposta.

Nesse caso, é uma IA conversacional, capaz de manter uma conversa e de aprender sobre ela enquanto ocorre. Nesse sentido, os assistentes pessoais são usados tanto para objetivos pessoais quanto para profissionais, atendendo requisições e automatizando tarefas.

Monitoramento

Há aplicações de IA também no monitoramento, principalmente voltado para a segurança. Nesse caso, os algoritmos inteligentes conseguem editar padrões, emitir alertas e direcionar as empresas a entender quando algo está fora do padrão.

A IA mantém o controle estrito para garantir menos riscos e menos danos à empresa.

Atendimento ao cliente

Outra aplicação importante da IA hoje é no atendimento ao cliente. Nesse caso, pode-se aplicar uma IA conversacional para tentar entender os clientes e avançar em uma interação com eles.

Assim, funciona como uma automação da comunicação com as pessoas, disponível 24/7 para atender a solicitações com o máximo de precisão e qualidade. Isso já é uma realidade em muitos negócios.

Análise do comportamento do consumidor

Também podemos mencionar a análise de comportamento dos clientes. Com a IA, hoje o marketing otimiza ainda mais as campanhas ao entender quem é o consumidor, como ele se comporta e como é possível falar melhor com essas pessoas.

É viável entender as nuances dos comportamentos de clientes e ser capaz de personalizar as abordagens. Da mesma forma, é possível criar agrupamentos de clientes similares para um marketing direcionado e inteligente.

banner-ia

Quais os seus impactos positivos/benefícios?

Um dos pontos, sem dúvidas, é o aumento de produtividade. Quando falamos em Inteligência Artificial para negócios, estamos nos referindo à automação. Ou seja, estamos falando de transferir processos e tarefas para máquinas, em vez de solucioná-los manualmente.

Assim, as empresas usufruem de maior produtividade, com maiores recordes de produção em menos tempo, menos esforços para chegar às metas e muito mais.

Outro ponto que vale mencionar é a melhoria na experiência dos clientes. Por conta do foco em otimizar a apresentação e a comunicação, a empresa é capaz de atender melhor aos consumidores, de acordo com o que eles esperam.

Ou seja, torna-se possível segmentar as abordagens e estratégias para tornar a experiência inesquecível, marcante, diferenciada de tudo o que a concorrência oferece.

Atualmente, com a IA e com os dados disponíveis, as companhias conseguem entender tudo sobre o cliente: seu comportamento, características psicográficas, suas preferências, dores, sonhos etc. Com isso, torna-se possível criar uma presença marcante e empolgante.

Outro ponto que merece menção antes de fechar o artigo é a identificação de novas oportunidades. Com a IA (especialmente o machine learning), as organizações conseguem um alto poder de previsibilidade sobre o futuro.

É possível traçar planos para o que vem depois, com dados estatísticos acerca da possibilidade de cada ação se concretizar. Ou seja, as predições sempre carregam dados consistentes, para que a empresa entenda o percentual de risco de investir em cada ação.

Inclusive, isso pode ser usado para identificar novas oportunidades de lucro e fundamentar as escolhas de negócio, até as mais difíceis. Uma estratégia de expansão pode usar modelos de IA para entender onde é mais viável investir, onde é mais lucrativo apostar e muito mais.

Com isso, a empresa sabe exatamente onde direcionar suas estratégias, de modo a buscar sempre o máximo de sucesso e os resultados mais certeiros.

A IA ajuda a entender questões mais profundas, com insights precisos sobre o futuro, mas também sobre o presente. Em suma, isso resulta em maior retorno sobre investimento e em escolhas mais seguras e conscientes.

Como vimos, a Inteligência Artificial para negócios é uma realidade e possibilita estender a capacidade de leitura e de análise das empresas. Com isso, é possível eliminar obstáculos, aumentar a produtividade e garantir a redução de custos. Em resumo, isso gera mais lucratividade e sustenta a continuidade das empresas. Caso não invista nesse aspecto, a organização poderá perder espaço no mercado.

Gostou do conteúdo? Confira a nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações.

Compartilhe !

Posts relacionados
Deep Learning

O que é Deep Learning? Principais usos e vantagens

Publicado por Engineering do Brasil em novembro 21, 2023
Como reduzir o turnover nas empresas

Como reduzir o turnover nas empresas com o uso de IA

Publicado por Engineering do Brasil em novembro 10, 2023
Ia e IoT

IA e IoT: como gerar receita para sua empresa com essa combinação?

Publicado por Engineering do Brasil em outubro 20, 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts populares

  • Infrastructure as a code
    O que é e como funciona o Infrastructure as a Code (IaC)
  • como se preparar para a black friday
    Como se preparar para a Black Friday 2023 com estratégias de cloud
  • Como reduzir o turnover nas empresas
    Como reduzir o turnover nas empresas com o uso de IA

Suas APIs
e integrações
organizadas
e gerenciadas.
Do seu jeito.
Mockup API
Logotipo da API
Veja mais

Sobre a Engineering

Companhia global de Transformação Digital, especializada em soluções que envolvem API e Inteligência Artificial.

Categorias

Temas

Entre em Contato

  • Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 375 – 10º andar
    São Paulo-SP CEP 04571-020

  • (11) 3629-5300

Redes Sociais

Site criado por Stage.

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
Xing
Yahoo! Mail
Powered by WP Socializer

Copy short link

Copy link
Powered by WP Socializer