Quer garantir a conformidade fiscal? Então, você precisa aumentar a eficiência na análise de dados fiscais!
A partir do momento em que nasceu o Business Intelligence (BI), tomadas de decisões sem embasamento praticamente deixaram de existir. Hoje, as empresas trabalham baseadas em um grande conjunto de dados fiscais, fazendo análises e construindo insights estratégicos por meio deles.
Quanto mais rápido os dados forem analisados pela equipe, mais rápido será para a empresa identificar possíveis erros e inconsistências e atuar para manter a conformidade fiscal.
No artigo de hoje, mostramos porque obter eficiência na análise de dados fiscais é importante no cenário atual, e como as soluções data driven ajudam a alcançar este objetivo.
Confira!
Por que a empresa deve obter eficiência nas análises de dados fiscais?
Em estudo, a Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) mostrou que, em média, quase 90% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal. As principais causas estão relacionadas ao grande volume de atividades, equipes muito enxutas e complexidade para acompanhar a legislação tributária.
Com o mercado cada vez mais competitivo e acirrado, as empresas não podem se dar ao luxo de sofrer com esse tipo de problema. Elas precisam buscar formas de se diferenciar dos concorrentes e, para isso, é necessário que mantenham seu foco apenas nas atividades essenciais.
Não só isso, elas precisam garantir também a conformidade fiscal para impedir que custos, multas e penalidades prejudiquem a saúde financeira.
A análise de dados fiscais é uma prática que as ajuda a resolver todos esses entraves, uma vez que é possível antecipar problemas em potencial, identificar erros nos registros, agir proativamente para resolvê-los e se preparar melhor para possíveis auditorias.
Com todos os processos fiscais funcionando, adquire-se mais tempo, disponibilidade e tranquilidade para focar em outras áreas importantes do negócio – e, assim, entregar o que o mercado atual está exigindo: um diferencial.
LEIA TAMBÉM | Processamento de notas fiscais: é possível otimizar?
Como as soluções data driven contribuem para aumentar a eficiência
As soluções data driven desempenham um papel fundamental na ampliação da eficiência na análise de dados. Essas ferramentas automatizam, gerenciam e transformam processos fiscais com tecnologia inteligente, além de coletar, organizar e ajudar na interpretação de um volume massivo de informações.
Para você entender melhor como funciona todo o processo de otimização das análises fiscais a partir de uma solução data driven, preparamos um passo a passo. Dá uma olhada!
1. Coleta de dados: a coleta de dados é realizada a partir de várias fontes diferentes, como relatórios gerenciais, impostos, entre outros. Após coletadas, essas informações são consolidadas em um repositório específico, como data warehouses ou data lakes;
2. Tratamento de dados: depois, os dados coletados são tratados e preparados, passando por processos de limpeza e transformação, para que se tornem uniformes e adequados para as análises;
3. Análise de dados: as soluções data driven aplicam então uma variedade de técnicas analíticas, como análise preditiva e Machine Learning, por exemplo, para identificar padrões, correlações e insights significativos nos dados;
4. Visualização de dados: as ferramentas proporcionam a visualização dos dados a partir de dashboards interativos, gráficos, relatórios e outras ferramentas de BI que otimizam e simplificam a interpretação.
Riscos de não otimizar a análise de dados fiscais
Embora a empresa não seja obrigada a otimizar a análise de dados fiscais, ela tem muito a perder ao ignorar essa estratégia.
Falhas na conformidade fiscal
A ausência de uma análise de dados pode levar a erros na conformidade com regulamentações tributárias, resultando em declarações fiscais imprecisas ou atrasadas que geralmente acarretam multas e penalidades.
Tomada de decisão infundada
A não otimização da análise de dados também resulta em informações imprecisas ou incompletas, levando líderes a tomadas de decisões empresariais incorretas, afetando negativamente as estratégias financeiras, prejudicando a alocação de recursos e limitando as oportunidades de crescimento.
Perda de oportunidades de otimização tributária
A empresa também pode deixar de aproveitar melhor os benefícios fiscais, incentivos ou estratégias legais para reduzir a carga tributária, resultando em um maior pagamento de impostos (muitas vezes desnecessário) e menor rentabilidade.
Exposição a riscos fiscais
A empresa também pode enfrentar dificuldades para identificar riscos, como evasão fiscal, exposição a litígios fiscais e não conformidade com leis tributárias, aumentando assim o risco financeiro e operacional.
LEIA TAMBÉM | Como soluções fiscais ajudam na jornada de transformação digital
Smart Tax Plataform: solução para otimizar a análise de dados fiscais
A Smart Tax Platform é um software de gestão fiscal desenvolvido pela Engineering para simplificar a área fiscal e tributária e otimizar a análise de dados. Com essa ferramenta inteligente, equipes estão aptas a fazer:
- Apuração de impostos;
- Pré-processamentos dos SPEDs;
- Auditoria fiscal;
- Emissão de relatórios gerenciais;
- Conferência do calendário fiscal;
- Monitoramento de documentos fiscais;
- Automatização de atividades;
- Análises sobre os dados a partir de Inteligência Artificial;
- E muito mais!
Otimizar a análise de dados fiscais é uma estratégia importante para eliminar erros humanos, garantir a conformidade fiscal e impedir que a empresa tome decisões infundadas. Pensada para deixar o setor fiscal e contábil mais inteligente, a Smart Tax possui tudo que é necessário para aprimorar processos e elevar o potencial de ganho da sua empresa. Saiba mais sobre a solução!