Não dá para negar que a tecnologia é parte fundamental de nossas vidas, não é mesmo? Você sabia que muito disso se deve à arquitetura de software? Afinal, essa é a atividade que contempla a estruturação das soluções digitais, permitindo os vários benefícios que a TI gera para pessoas e negócios atualmente.
Sem isso, as facilidades que a transformação digital proporciona não estariam disponíveis, limitando a produtividade de todos. Em consequência, quem atua na profissão conta com uma demanda crescente no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Este post é para você. Confira!
O que é arquitetura de software?
A arquitetura de software é uma atividade da área de Tecnologia da Informação que engloba tanto o planejamento quanto a execução de ações voltadas para a constituição de um ambiente digital.
Para isso, é responsável por descrever os componentes de uma infraestrutura tecnológica — plataformas, linguagens, módulos, bancos de dados, objetos, design, padrões, atributos, conceitos e serviços —, bem como as relações e dinâmicas entre eles em prol de garantir a efetiva criação das soluções.
Quais são as principais arquiteturas de software?
Arquitetura de software é um conceito bastante amplo, por abranger uma grande variedade de possibilidades de construção. Ou seja, cada tipo pode ou não contar com um ou outro elemento. Além disso, é viável combiná-los de diversas maneiras diferentes. Para ajudar você a entender melhor essas opções, conheça as principais a seguir!
Layers
Essa arquitetura de software organiza os módulos e os componentes que integram a solução em camadas de funcionalidades, gerando diferentes serviços conforme cada estrutura é constituída. Seu principal exemplo de uso é em sistemas voltados para os e-commerces.
Client-server
Já a arquitetura de software Client-server é mais utilizada por bancos ou provedores de e-mail, devido ao seu modelo de processamento de informações que se divide em módulos e processos distintos. Enquanto um é responsável pela manutenção, o outro fica com a obtenção de dados trocados, sendo uma opção mais segura.
Microservices
Com vantagens que englobam facilidade de implementação, escalabilidade, flexibilidade e integração de diferentes linguagens, os microsserviços criam uma estrutura composta por entregas aos usuários — os serviços — tanto múltiplas quanto independentes que se comunicam, formando o produto digital.
Pipes-and-filters
Esse modelo de arquitetura de software se organiza de forma linear. Nela, filtros computacionais recebem as entradas, transformam esses elementos por meio de algoritmos e geram saídas.
Model-view-controller
Também composta por camadas, essa opção de arquitetura de software separa o projeto em:
- modelo, no qual ocorre manipulação da lógica de dados;
- visão, que cria a interface do usuário;
- controle, voltado para o fluxo de aplicação.
Qual é a realidade desse segmento de mercado atualmente?
Essa atividade corresponde a um importante segmento do mercado de desenvolvimento de softwares, que atualmente se encontra em alta graças à transformação digital. Na prática, adotar e criar soluções tecnológicas já era uma tendência, entretanto, sua aceleração gerou uma demanda ainda maior, pressionando os contratantes por mão de obra especializada.
Assim, as empresas precisam de colaboradores capacitados nessa função se querem se manter competitivas e responder às exigências dos clientes, que estão cada vez mais preferindo se relacionar comercialmente online. Nesse sentido, a arquitetura de software e seus profissionais se destacam por:
- oferecer canais que proporcionam interações com o público e plataformas que viabilizam a execução dos processos de negócio;
- responder às situações inesperadas que surgem nesses sistemas, garantindo a qualidade e a operacionalidade aos usuários;
- tornar os projetos de TI seguros, reduzindo erros e riscos que causam danos tanto aos empreendimentos quanto aos consumidores;
- otimizar o trabalho dos colaboradores dessa área, gerando os melhores resultados para a empresa;
- diminuir custos de manutenção, minimizando a necessidade de correções ou outras ações para a gestão dessas ferramentas.
Quais são as principais atividades do arquiteto de software?
Quem atua diretamente nessa função é o arquiteto de software. Esse profissional é um programador ou desenvolvedor bastante experiente, que determina quais serão os processos e os elementos utilizados nos projetos.
Além das tarefas de planejamento, ele atua em várias frentes administrativas e operacionais para a construção das soluções. Por ser uma posição direcionada a estruturação, suas principais atividades incluem:
- escolha da tecnologia ideal conforme as necessidades técnicas e empresariais;
- definição de estratégias de execução e implementação, assegurando a aderência às metas;
- seleção de ferramentas, códigos, ambientes, linguagens, entre outros aspectos técnicos em prol de atingir os objetivos corporativos;
- identificação e atendimento das prioridades da empresa;
- revisão e teste dos modelos, interfaces e outros, promovendo entregas qualificadas;
- colaboração com as outras áreas do negócio para entender expectativas e solucionar problemas;
- gestão, orientação e acompanhamento dos fluxos de trabalho da equipe de TI;
- estimativa de prazos e custos para avaliação dos tomadores de decisão;
- monitoramento de riscos e de mudanças ao longo do andamento da iniciativa;
- análise de oportunidades, ameaças e viabilidade, em busca de beneficiar o empreendimento.
Qual é o perfil ideal para esse profissional?
Como visto, quem atua na função de arquiteto de software precisa tanto de habilidades técnicas quanto interpessoais para realizar suas atividades e entregar os melhores resultados para a empresa.
Mais que isso, é um profissional que depende dessas competências para superar desafios e lidar com as situações cotidianas. Entre essas características se destacam:
- facilidade para interagir com clientes, colaboradores, colegas e líderes de todos os níveis da organização, com o propósito de alinhar prioridades;
- domínio de sistemas e amplo conhecimento para a revisão de códigos, atributos, funcionalidades, design, requisitos entre outros componentes da infraestrutura de TI, em prol de escolher o que melhor se encaixa nas especificidades do projeto;
- clareza de comunicação para promover a colaboração dentro da equipe e entre os setores, eliminando falhas que atrasam as entregas;
- liderança, proatividade e resolução de problemas, a fim de remover discrepâncias que dificultem o progresso;
- visão holística e estratégica, bem como pensamento sistêmico para tomar decisões operacionais que não gerem dificuldades futuras para a evolução das tarefas;
- compreensão de metodologias e fluxos de negócios com o objetivo de compatibilizar as soluções construídas com a realidade corporativa.
A arquitetura de software é uma atividade de TI primordial no atual momento do mercado, permitindo às empresas alcançarem novos meios de trabalhar e entregando as melhores soluções com esse objetivo.
Não à toa, é um segmento mercadológico aquecido, em que seus profissionais são amplamente procurados. Entretanto, é preciso atingir um alto nível como programador ou desenvolvedor, além de ter o perfil ideal para atuar nessa função.
Que tal acompanhar nossos posts e ficar sempre a par das novidades que publicamos? Siga nossas redes. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube para você não perder nada!