Ir para o conteúdo
Blog Engineering Brasil:
  • Home
  • Temas
    • Transformação Digital
    • Cloud computing
    • Tecnologia da informação
    • API
    • Inteligência Artificial
    • Cybersecurity
    • User Experience
    • Linguagens
    • Indústria 4.0
    • IoT
  • Materiais Ricos
  • Site
Blog Engineering Brasil:
Dados e Analytics

Como fazer análises preditivas com Machine Learning

Publicado por Engineering do Brasil em agosto 2, 2023 | Atualizado em agosto 7, 2023
6 minutos para ler

Empresas que querem garantir previsibilidade sobre os negócios precisam saber o que é e qual a importância das análises preditivas com Machine Learning!

Em estudo, a empresa de consultoria empresarial McKinsey prevê que a forma com que os dados são analisados e processados deve mudar até 2025. Ao que tudo indica, técnicas como análises preditivas, por exemplo, se tornarão ainda mais avançadas, e modelos de negócio terão um maior domínio sobre a aplicação de dados. 

Esse avanço se dará pelo uso crescente de tecnologias cada vez mais elaboradas para análise de dados, como é o caso de Machine Learning e IA generativa.

Você já aplica análises preditivas utilizando Machine Learning na sua empresa? Caso queira aprender a fazer isso em poucas etapas, continue lendo o material! 

Desmistificando a análise preditiva

A análise preditiva é uma técnica analítica que faz o uso de dados para gerar previsões. Ou seja, ela mensura a probabilidade de algo se repetir ou acontecer no futuro, com base nos dados já coletados. 

Para obter esses insights preditivos, são combinados métodos e processos estatísticos, incluindo análise descritiva, modelagem estatística, modelagem preditiva, Aprendizado de Máquina e mineração de dados.

O termo “análise preditiva” existe desde a década de 1940, mas nos últimos anos sua  relevância tem aumentado  ao redor do mundo devido ao Big Data. 

A democratização do acesso à internet favoreceu a obtenção de um grande volume de dados por parte das empresas — produzido de várias fontes e em diferentes formatos —, tornando cada vez mais necessário o uso de técnicas e ferramentas de Big Data Analytics para coletar dados, filtrá-los e prepará-los em prol do crescimento dos negócios.

LEIA TAMBÉM | Ciência de Dados e IA em corporações: tudo o que você precisa saber

Benefícios das análises preditivas com Machine Learning

As possibilidades são vastas quando unimos a análise preditiva e o Aprendizado de Máquina. Essas poderosas ferramentas permitem às empresas explorar os dados com profundidade, e esses, por sua vez, podem ser usados para direcionar estratégias, otimizar recursos e reduzir riscos.

Fora isso, a combinação dessas duas abordagens garantem outros diferenciais interessantes que também valem ser destacados:

• Maior competitividade: pode-se antecipar tendências e necessidades de mercado, oferecendo soluções antes dos concorrentes;

• Prevenção de falhas de segurança: é possível identificar ações fraudulentas e prever tendências relacionadas a ciberataques;

• Melhora na eficiência operacional: pode-se prever necessidades de inventário, gerenciar melhor os recursos, identificar gargalos e aprimorar processos internos;

• Garantia de confiabilidade de máquinas e sistemas: é possível ainda prever quando serviços de manutenção serão necessários, e assim programar reparos e consertos antes de um problema ocorrer. 

Como fazer a análise preditiva com Machine Learning

Para fazer análises preditivas com Machine Learning será necessário cumprir as seguintes etapas: definir o problema, coletar e preparar os dados, escolher o algoritmo a ser treinado, treinar e avaliar o modelo ML, implementar e aplicar os resultados. 

Abaixo explicamos mais detalhes sobre cada etapa. Confira!

1- Definição do problema

Qual o objetivo da análise? Para o que serão usados os dados?

Para realizar uma boa análise preditiva com Machine Learning é necessário primeiramente saber qual problema precisa ser solucionado. Por exemplo, o objetivo da empresa é detectar fraudes? Nesse caso, qual é o melhor tipo de análise para resolvê-lo?

Existem dois modelos de análise preditiva que podem ser aplicados: 

• Análise de regressão, que permite examinar a relação entre duas ou mais variáveis contínuas, e que identifica aquela com maior impacto na comparação;

• Análise de classificação, que coleta e organiza os dados em categorias, e agiliza o acesso às informações e permite reconhecer os dados com maior relevância (quantidade).

2- Coleta e preparação de dados

Quais dados serão coletados, preparados e analisados pelo time? 

É preciso selecionar as fontes certas, porque será através dessas fontes que sua equipe vai garantir a qualidade e a confiabilidade das informações. Também é importante preparar os dados brutos, filtrando-os e consolidando-os, para que apenas informações relevantes integrem a análise.

3- Escolha do algoritmo

A escolha do algoritmo preditivo será determinante na qualidade das previsões. É por meio dele que a empresa vai criar uma sequência lógica de estruturação de dados e instruir a máquina a fazer as previsões.

4- Treinamento e avaliação dos modelos de ML

Depois que o algoritmo for escolhido, será necessário treinar a máquina para garantir que a inteligência melhore os modelos de Machine Learning. Em seguida, deve-se fazer o monitoramento dos modelos, a fim de identificar necessidades de ajustes e melhorias. 

5- Implementação e aplicação dos resultados

Por último, deve-se implementar os modelos de ML e aplicar os resultados provenientes das análises nas estratégias de negócio. Claro que antes de fazer a aplicação, é importante avaliar se os resultados fazem realmente sentido dentro do contexto da análise.  

DHuO Data: análises preditivas com Machine Learning

O DhuO Data é uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial como Machine Learning e Analytics para transformar os dados brutos em decisões inteligentes. Por meio da solução, usuários podem: 

• Coletar dados a partir de mais 300 conectores;

• Preparar dados, criar modelos de Machine Learning e acompanhar a performance dos modelos;

• Avaliar insights em dashboards visuais e intuitivos. 

A forma com que seus dados são analisados e processados pode revolucionar suas ações estratégicas e impactar o seu modelo de negócio. Embora análises preditivas possam ser realizadas separadamente, a combinação da abordagem com Machine Learning pode potencializar ainda mais a compreensão e o uso de dados. Obtenha todo o poder dos dados com a solução inteligente DHuO Data!

Compartilhe !

Posts relacionados
discretizacao

O que é discretização e quais seus principais benefícios?

Publicado por Engineering do Brasil em novembro 27, 2023
dataops e mlops

MLOps e DataOps: quais as principais diferenças?

Publicado por Engineering do Brasil em novembro 14, 2023
Churn

Machine learning e churn: como prever o cancelamento de clientes

Publicado por Engineering do Brasil em outubro 27, 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts populares

  • Como reduzir o turnover nas empresas
    Como reduzir o turnover nas empresas com o uso de IA
  • dataops e mlops
    MLOps e DataOps: quais as principais diferenças?
  • customer experience
    Canais digitais e customer experience: Uma perspectiva de transformação

Suas APIs
e integrações
organizadas
e gerenciadas.
Do seu jeito.
Mockup API
Logotipo da API
Veja mais

Sobre a Engineering

Companhia global de Transformação Digital, especializada em soluções que envolvem API e Inteligência Artificial.

Categorias

Temas

Entre em Contato

  • Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 375 – 10º andar
    São Paulo-SP CEP 04571-020

  • (11) 3629-5300

Redes Sociais

Site criado por Stage.

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
Xing
Yahoo! Mail
Powered by WP Socializer

Copy short link

Copy link
Powered by WP Socializer