O uso da inteligência artificial (IA) pelas empresas não é algo novo, porém sua popularização tem aumentado nos últimos anos e tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, como marketing, vendas, atendimento ao cliente, produção e logística, por exemplo.
Os algoritmos têm potencial para prever a demanda de um produto, personalizar recomendações para clientes em uma loja online, otimizar a logística de entrega de mercadorias, entre outras aplicações.
Ou seja: a inteligência artificial também tem sido usada para análise de dados, identificação de padrões e detecção de anomalias em processos, o que ajuda na tomada de decisões mais precisas e embasadas em informações atualizadas, muitas vezes até em tempo real
No entanto, vale lembrar que a adoção da IA requer um planejamento cuidadoso e uma boa compreensão dos seus limites e potenciais, afinal, não estamos diante de uma solução mágica para a resolução dos problemas, podendo ter limitações se não for bem planejada e configurada.
Pensando nisso, trouxemos um artigo para falar a respeito do uso da IA na otimização do desempenho empresarial. Continue conosco e aproveite a leitura!
A importância da inteligência artificial para a eficiência operacional
A relevância do uso da inteligência artificial e as perspectivas de aumento na adoção pelas empresas nos próximos anos se dão pela capacidade que a tecnologia tem de proporcionar maior eficiência e competitividade.
Com o processamento de grandes volumes de dados de forma ágil e precisa, ela possibilita maior assertividade na tomada de decisões.
A IA ajuda na identificação de padrões e tendências, levantando possíveis oportunidades, otimizando processos e reduzindo custos. Vale destacar que o uso da tecnologia também pode ser utilizado para automatizar atividades repetitivas e manuais, permitindo que times se dediquem a demandas mais estratégicas e criativas.
Outra forma de aumento na eficiência operacional é a personalização de produtos ou serviços. Com base na análise de dados, é possível mapear preferências individuais, permitindo que as empresas consigam realizar ofertas mais relevantes e adequadas às necessidades e melhorando a experiência do consumidor.
É importante dizer que a IA não pode ser vista como ameaça à mão de obra humana, mas sim um recurso complementar ao dia a dia dos mais diferentes times e empresas.
Como o mercado tem utilizado a IA no dia a dia?
Para nos aproximarmos do conceito, vale trazer um dos exemplos práticos que tivemos aqui na Engineering de como usar a inteligência artificial:
Uma das maiores empresas de telefonia do Brasil tinha o desafio de reduzir os processos manuais e os custos operacionais relacionados ao cadastro de ofícios de agências reguladoras, como a Anatel, STF, MPF e Polícia Federal. Para melhorar isso, era preciso automatizar o recebimento de cada documento, a fim de analisar e executar as demandas de forma mais eficiente.
Para superar o desafio, uma solução baseada em Machine Learning e Inteligência Artificial, denominada como ISA – Inteligência Semântica Artificial, foi desenvolvida.
A empresa passou a otimizar o recebimento de documentos e processamento dos dados de forma automatizada nos sistemas para o atendimento das demandas.
Como resultado, em apenas 4 meses foi possível perceber a redução dos custos operacionais (OPEX) em todo o processo, melhorando o trabalho e diminuindo erros humanos no processamento dos ofícios.
Porém, como já mencionado acima, é importante pontuar que, para que qualquer implementação seja bem-sucedida neste sentido, é preciso entender os imprevistos que podem aparecer e como superá-los.
O cenário é complexo, mas não impossível
Alguns desafios precisam ser superados para garantir o sucesso da implementação e do uso da tecnologia de forma eficiente. Entre eles, podemos destacar:
Dados de qualidade: são um aspecto fundamental no sucesso da aplicação de IA, uma vez que a precisão dos resultados depende diretamente de dados de qualidade para que os modelos de aprendizado sejam treinados corretamente. Para evitar resultados imprecisos ou tendenciosos, é preciso garantir que as informações estejam limpas e bem organizadas.
Falta mão de obra: a implementação e o uso da IA exigem habilidades e conhecimentos específicos que muitas empresas ainda não possuem em seu quadro de funcionários. Para resolver, é importante investir em capacitação para garantir que a equipe tenha as habilidades necessárias para lidar com a tecnologia e extrair o máximo dela.
Custos de implementação: adotar tecnologias que nunca foram utilizadas anteriormente pela empresa exige investimentos iniciais no que diz respeito à infraestrutura adequada para suportá-las. Por isso, é importante garantir que os custos envolvidos sejam cuidadosamente avaliados e que o retorno sobre o investimento justifique esses custos.
Ética e privacidade: quando lidamos com dados sensíveis, principalmente quando estamos falando de usuários, é fundamental garantir a proteção e conformidade com legislações vigentes, como a LGPD, por exemplo. Para resolver isso, é preciso definir políticas claras em relação ao uso e à segurança dentro da empresa.
Com planejamento adequado, direcionamento assertivo e objetivos bem definidos, a aplicação prática da tecnologia se torna mais fácil.
Automatizar a análise de dados é um ótimo caminho
Automatizar a análise de dados com as soluções adequadas pode ser um caminho para aumentar a eficiência e competitividade empresarial.
Nesse sentido, a solução DHuO Data oferecida pela Engineering pode se tornar uma grande aliada.
Através da aplicação de algoritmos e técnicas avançadas de análise de dados, nossa solução permite que as empresas identifiquem padrões, tendências e insights que muitas vezes passam despercebidos.
Além disso, a solução pode ser customizada para atender às necessidades específicas de cada empresa, levando em conta suas particularidades e objetivos estratégicos.
Não há dúvida de que a inteligência artificial é uma das principais tecnologias disruptivas dos últimos anos e que seu impacto será cada vez maior.
Por isso, contar com parceiros especializados e soluções de ponta é fundamental para se manter competitivo no mercado atual.