Um equipamento inadequado ou a falta de comunicação e monitoramento são alguns dos fatores que podem comprometer a segurança no local de trabalho e desencadear uma série de problemas. Isso porque esse tipo de descuido coloca em risco a integridade física dos seus colaboradores e pode render multas e demais consequências legais para a empresa.
A segurança do trabalho consiste em um conjunto de normas e práticas que garantem um ambiente adaptado às necessidades das atividades desenvolvidas pela companhia. Ao colocá-la em prática, você proporciona um local seguro e tranquilo, que preserva a qualidade de vida da sua equipe.
Neste post, vamos apresentar as melhores dicas para a manutenção da segurança do trabalho na sua organização. Confira!
1. Garanta o treinamento da equipe
Antes de assumir uma atividade que necessite do uso de equipamentos, ferramentas e máquinas, o colaborador deve passar por um treinamento para que aprenda como utilizá-los adequadamente, sem se colocar em situações de perigo.
Em relação às máquinas pesadas, por exemplo, apenas o treinamento não é suficiente, já que o operador tem de apresentar certificações específicas para que possa comandá-las. Aqueles que não trabalham diretamente com esse tipo de máquina também devem ser treinados, pois precisam saber como transitar no espaço de forma segura quando ela está em atividade.
2. Melhore a ergonomia
Estar confortável é fundamental para a boa produtividade da sua equipe, além de isso evitar problemas de saúde. Se durante todo o expediente o funcionário ficar sentado em uma cadeira desconfortável , que não favorece o tipo de atividade realizada, ao longo do tempo ele pode sofrer com dores nas costas, por exemplo.
Por isso, o ideal é investir em móveis e equipamentos que sejam projetados ergonomicamente para o ambiente de trabalho. Preocupe-se ainda em manter o local sempre organizado e com os itens mais utilizados ao alcance dos colaboradores, com o intuito de impedir quedas e incidentes.
3. Ofereça os recursos e equipamentos necessários
Atividades que expõem o funcionário a riscos exigem recursos e equipamentos de proteção. Nesse sentido, é obrigação da empresa fornecer todos os aparatos necessários para a segurança do seu time, bem como orientá-lo sobre qual é a forma correta de utilizá-los.
Uma equipe que trabalha com produtos químicos, por exemplo, deve usar roupas, máscaras e luvas apropriadas para evitar o contato direto com as substâncias. É importante que os itens fornecidos se ajustem perfeitamente a cada colaborador e sejam renovados periodicamente.
4. Sugira a realização de intervalos regulares
A execução de tarefas que envolvem esforço repetitivo está entre as principais causas de problemas musculares e de ligamento. Para que isso não aconteça, sugira a realização de intervalos regulares no decorrer do expediente e promova atividades físicas que amenizem os impactos do trabalho.
5. Foque em oferecer uma comunicação rápida
A partir de uma comunicação otimizada e eficiente, a sua equipe pode trocar informações sobre o ambiente de trabalho em tempo real. Qualquer iminência de perigo pode ser comunicada rapidamente, o que permite que as medidas de precaução sejam colocadas em prática o quanto antes e impeçam acidentes.
Quando se fala em segurança no local de trabalho, o uso da tecnologia não pode ficar de fora. Afinal, ela oferece mecanismos, como robôs, drones, Internet das Coisas e realidade virtual, que ajudam a mapear riscos, identificar fraquezas que precisam ser corrigidas e facilitam o treinamento e proteção dos colaboradores.
Um time bem preparado e protegido trabalha com muito mais tranquilidade e tem a sua produtividade ampliada. Na hora de adquirir novas ferramentas tecnológicas, é aconselhável buscar funcionalidades que melhores as suas operações e sejam capazes de reduzir os riscos associados à rotina de trabalho da empresa.
A Inteligência Artificial é uma grande aliada para a segurança no trabalho. Veja outras aplicações da IA no mercado!