O mercado de mídia em 2025 será marcado por avanços tecnológicos e uso estratégico de dados. Empresas que dominarem a coleta e a análise de dados terão vantagem.
O relatório “Tendências de Mídia Digital” da Deloitte revelou recentemente que não estamos apenas assistindo à evolução de plataformas como streaming, redes sociais e jogos, mas à criação de um ecossistema completamente novo, no qual essas tecnologias se entrelaçam e dão origem a experiências inéditas.
Para que as empresas de mídia e entretenimento possam crescer e explorar novos horizontes, é essencial uma abordagem que cruze as barreiras tradicionais, integrando televisão, cinema, conteúdo gerado por usuários e até mundos interativos e imersivos dos games.
Mas, mais importante que essa estratégia de cruzamento, é fundamental que as gigantes entendam as novas dinâmicas desse mercado e abracem tendências e tecnologias que a ajudarão a sair na frente.
Hoje, vamos avaliar algumas das principais tendências e tecnologias para o mercado de mídia em 2025 e o poder dos dados nisso tudo. Acompanhe!
Tendências e tecnologias para o mercado de mídia e entretenimento em 2025
1- O crescimento incessante do conteúdo audiovisual
O vídeo já é uma força dominante no cenário de mídia e entretenimento, mas o seu alcance continua a se expandir para novas plataformas e públicos. Seja no YouTube, no streaming ou na TV tradicional, o conteúdo audiovisual se diversificou em temas, estilos e formatos, sendo personalizado para atender a diferentes interesses e frentes.
Uma abordagem centrada no consumidor, aliada ao crescimento da produção de vídeos, tem impulsionado cada vez mais os investimentos nessa área. Uma pesquisa da Getty Images, inclusive, revela que 71% dos profissionais esperam aumentar o orçamento para a produção desse tipo de conteúdo nos próximos meses e ano.
2- O som que conecta: conteúdos de áudio e voz em ascensão
Com a explosão dos podcasts, o mercado de conteúdos sonoros continua a se reinventar, agora com o poder da voz e da Inteligência Artificial (IA). Ferramentas como o VALL-E, da Microsoft, por exemplo, já estão revolucionando a interação por voz, imitando o tom humano com alto grau de precisão e naturalidade.
A tecnologia vai além do entretenimento, é claro! Soluções de áudio, que atendem o cliente e ajudam na resolução de suas necessidades de forma quase instantânea, estão moldando o presente e o futuro das interações.
3- IA e o futuro do atendimento: marketing conversacional
Nos últimos anos, a IA tem transformado o relacionamento com o cliente, mas o futuro reserva uma evolução ainda maior. Até o fim de 2024, haverá mais dispositivos inteligentes com suporte a assistentes de voz do que habitantes no planeta, de acordo com a Juniper Research.
Em 2025, o marketing conversacional vai estar no centro das estratégias e experiências com o público, com as ferramentas de IA oferecendo respostas rápidas e personalizadas, literalmente na palma da mão e na ponta da língua.
4- Criando experiências inesquecíveis
Com a ampla gama de opções de acesso a marcas e produtos, o que vai diferenciar uma empresa da outra será a experiência proporcionada aos usuários. E isso não apenas para o consumidor final, mas para as próprias equipes que integram as organizações.
Uma jornada surpreendente, que engaja e que gera picos de serotonina, será responsável por criar uma conexão emocional forte entre público e marca, além de aumentar o desempenho, satisfação e retenção de talentos que ajudam a empresa a escalar.
5- Estratégias guiadas por dados: o poder da informação
A coleta e a análise de dados já transformaram a maneira como as marcas trabalham, e em 2025 essa tendência só deve se intensificar.
Com insights profundos gerados a partir de análises sobre mercado, comportamento do consumidor, monitoramento de performance e mapeamento de oportunidades, os dados permitirão que as empresas tomem decisões mais precisas e, claro, antecipem tendências.
Garantir inteligência de negócio e análise de dados ajudará, inclusive, que as indústrias de mídia e entretenimento eliminem tarefas repetitivas, otimizem seus recursos e tragam mais assertividade às suas estratégias de produção e distribuição de conteúdos.
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O poder dos dados na revolução do setor de mídia e entretenimento
Estudos indicam que, até 2025, estaremos gerando dados a uma taxa impressionante de 463 exabytes por dia. Para ter uma ideia do que isso significa, em 2009, a capacidade total de armazenamento digital do mundo inteiro era de “apenas” 487 exabytes.
Ou seja, em um único dia em 2025, estaremos criando praticamente o mesmo volume de dados que o mundo inteiro armazenava há pouco mais de uma década.
A personalização é pilar e ponto central na era dos dados; é o que está e continuará revolucionando o setor de mídia de uma forma jamais vista antes.
As ferramentas de análise e governança de dados possibilitarão que as empresas entendam o comportamento e as preferências do seu público-alvo com cada vez mais precisão, permitindo a entrega de conteúdos sob medida para cada usuário.
Esse nível de customização inédito aumentará o engajamento, mas os benefícios vão muito além do que se pode imaginar. Ela também vai contribuir para a fidelização real de clientes, já que os consumidores se sentirão mais compreendidos, valorizados e conectados.
A análise de padrões de consumo, por exemplo, permitirá que as empresas ajustem suas estratégias de produção e distribuição de conteúdos de mídia com muito mais rapidez, criando ofertas alinhadas às demandas do público e às necessidades de momento.Em 2025, marcas com inteligência de negócio e análise de dados estarão à frente no mercado de mídia e entretenimento. Quer ser uma dessas gigantes? Conte com o DHuO Data, plataforma de IA e Big Data para empresas com visão!