Líderes que querem elevar o potencial da empresa precisam implementar uma governança sólida em sua cultura empresarial!
A governança corporativa vai além das questões legais – ou até mesmo de dados – e abrange a maneira como os negócios operam. Uma boa governança garante que todos os sócios e envolvidos confiem na empresa, sabendo que ela está sendo conduzida de forma ética, responsável e em conformidade com as normas e regulamentações vigentes.
Sua empresa já trabalha com governança de maneira estruturada?
Neste artigo explicamos o que é governança empresarial, quais seus benefícios e como implementá-la. Boa leitura!
O que é governança empresarial?
A palavra governança é derivativa do termo “governar”, que significa exercer o poder de administrar um setor, empresa ou estado. A governança empresarial ou governança corporativa, portanto, está relacionada à forma com que uma empresa é controlada e administrada, a partir de leis, normas e regras.
Para que esse controle seja executado com excelência e a empresa realmente obtenha os benefícios gerados pela governança, os líderes e diretores precisam dominar boas práticas da gestão, além de seguirem um conjunto de ações que os ajudam a garantir transparência, ética, responsabilidade e sustentabilidade.
Benefícios da governança empresarial
Ao se trabalhar para estabelecer um processo de governança empresarial, empresas fortalecem sua reputação no mercado e demonstram seu total compromisso em fazer negócios de maneira responsável e transparente. Mas não é só isso.
Outros benefícios obtidos com a governança envolvem:
- Maior eficiência operacional: a governança estabelece princípios, processos, objetivos claros e metas estratégicas. Essas questões ajudam no direcionamento das equipes, contribuindo para que os envolvidos operem com mais eficiência e responsabilidade;
- Ampla visibilidade de erros: como a governança promove a equidade, todos os integrantes da empresa podem se comunicar e compartilhar opiniões abertamente, gerando, assim, maior transparência e visibilidade acerca de erros e gargalos;
- Melhor adaptação dos times: com a missão, visão e os valores bem definidos, os colaboradores e as outras partes interessadas podem se alinhar mais facilmente à cultura empresarial, inclusive aos objetivos de negócio;
- Maior sustentabilidade financeira: ao implementar uma governança empresarial sólida, o conselho administrativo e consultivo pode direcionar o foco para as questões mais urgentes, evitando gastos e investimentos desnecessários;
- Resposta rápida às situações e aos ambientes externos: boas práticas de governança permitem a criação de padrões de resposta. A empresa e todos os integrantes podem, por sua vez, usar desses padrões para identificar mudanças rapidamente e adaptar suas estratégias.
- Maior segurança de dados e melhora na tomada de decisão: a governança de dados determina como os dados da empresa devem ser coletados, armazenados, utilizados e descartados. Isso reforça a segurança das informações, além de facilitar a geração de insights estratégicos que melhoram a tomada de decisão.
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O papel da liderança na promoção da governança
Desenvolver, implementar e manter um sistema sólido de governança é responsabilidade do conselho administrativo, porém, os líderes desempenham um papel fundamental na promoção da governança empresarial. São eles que vão garantir a adoção do código e dos procedimentos éticos por parte de todos os colaboradores.
Líderes de áreas como Recursos Humanos, Finanças, Compras, TI e Dados, por exemplo, precisam se comprometer com a mudança e fazer com que seus times compreendam suas reais responsabilidades. Inclusive, entendam o que é esperado deles e o que é proibido no âmbito empresarial.
Todos precisam ser capazes de fazer escolhas inteligentes quando confrontados com dilemas e situações de risco.
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Desafios na implementação da governança
Ainda que o papel da governança seja determinante para a eficiência e o sucesso empresarial, existem desafios que podem atrapalhar a implementação do projeto.
Os principais envolvem a reformulação da cultura organizacional e a instrução de todos os envolvidos.
Outros desafios na implementação da governança empresarial envolvem:
- Corrupção em diferentes setores;
- Inadequação às normas e regulamentações;
- Desalinhamento de valores;
- Falta de transparência de dados;
- Equidade nas decisões;
- Ausência de alinhamento entre os membros do conselho e executivos.
Promovendo a consciência da governança
Compreendendo os desafios da implementação da governança empresarial, cabe ao conselho e aos líderes de negócio executarem os procedimentos abaixo para promover a consciência da governança:
- O conselho administrativo, responsável por desenvolver, implementar e manter um sistema sólido de governança, deve se reunir com certa frequência (semanalmente ou mensalmente, por exemplo) para manter uma supervisão ativa e um controle efetivo sobre os negócios;
- Os executivos devem buscar entender a cultura empresarial e como a sua empresa está funcionando, a fim de identificar gargalos internos e garantir o seu funcionamento e continuidade;
- Os líderes dos setores precisam se comunicar ativamente com o conselho para que juntos, possam promover conformidades regulatórias e comportamentos éticos que precisam ser adotados por todo o grupo corporativo.
- O grupo corporativo precisa receber instrução necessária sobre governança, e ter pleno conhecimento sobre o funcionamento da empresa.
Estratégias para incorporar a governança na cultura empresarial
Agora que já vimos o que é governança empresarial, quais seus benefícios e desafios, veja as estratégias que separamos e que podem servir de inspiração para os líderes adaptarem e consolidarem a governança corporativa em sua cultura. Confira!
1. Crie um conselho consultivo
Reunir profissionais de diferentes perfis e com experiências pode trazer insights valiosos para o conselho administrativo e orientar a tomada de decisão. Esse grupo é composto, geralmente, por pessoas que entendem de diferentes áreas e sabem como aumentar a eficiência operacional, impulsionar a inovação e manter a relevância no mercado.
2. Defina pontos de liderança
Funcionários e equipes precisam saber a quem devem se reportar. Ao desempenhar múltiplos papéis e receber demandas de várias fontes, os colaboradores podem se sentir confusos e, em razão disso, perder desempenho. Portanto, é fundamental definir pontos de liderança para que os envolvidos saibam alinhar suas atividades e prioridades.
3. Promova reuniões e documente tudo
Ao promover reuniões, é importante que todos os envolvidos compartilhem novas diretrizes e estabeleçam planos de ação em relação às metas e indicadores (KPIs). Além disso, é imprescindível manter um registro organizado e arquivado dessas reuniões para facilitar o acesso às informações. Esse registro pode ser feito por meio de atas, por exemplo
4. Obtenha maior transparência sobre os dados
Deve-se ainda obter maior transparência dos dados empresariais para a correta prestação de contas aos sócios, e também para a fundamentação de ações estratégicas. Assim como no registro das reuniões, é importante selecionar um método e local adequados para organizar e manter as informações e dados disponíveis.
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