Em um mercado tão competitivo, falar sobre crescimento é praticamente uma questão de sobrevivência. E Growth Hacking é um termo diretamente relacionado com essa demanda.
Agora, o que exatamente esse conceito quer dizer e por que ele é tão importante para os negócios? Como implementar isso de forma inteligente e eficaz em uma gestão? Funciona realmente?
Enfim, se você busca essas respostas, este post é para você. A partir de agora, você terá o conhecimento necessário para essa implementação. Acompanhe!
O que é growth hacking?
Growth hacking pode ser considerado um conjunto de tecnologias voltadas para o crescimento de um negócio, ou ainda, um mindset de evolução geral por meio de experimentos baseados principalmente em dados.
A origem do conceito growth hacking vem de 2010 , quando Sean Ellis usou pela primeira vez esse termo que tem sido popular entre as startups, por causa dos orçamentos e recursos limitados. Desde então, mais pessoas se levantaram e começaram a se autodenominar:
- growth hacker;
- growth marketer;
- marketeer técnico;
- data-driven marketer ou head of growth .
Qual a importância do growth hacking na validação de hipóteses baseadas em dados?
Ter um mindset growth hacking auxilia o negócio a aprimorar processos de tomada de decisão com base em dados. Onde concentrar seu tempo e recursos para o impacto mais significativo? Qual melhoria traria mais crescimento com base nos dados de nossos experimentos? Qual tipo de usuário é mais valioso?
O growth hacking impulsiona o uso de uma série de recursos e funcionalidades, como big data e inteligência artificial, para potencializar a análise e a validação de hipóteses com o objetivo de identificar gaps e gerar insights de crescimento, testando extensas e complexas quantidades de dados.
Por que aplicar growth hacking nas empresas?
Há várias justificativas para implementar growth hacking nas empresas e alcançar crescimento. Esse processo é altamente benéfico e gera algumas respostas positivas, como melhora do ROI, redução de custos e uso de poucos recursos para efetivação. Veja agora outros porquês dessa aplicação.
Acúmulo de aprendizado
Por meio de experimentos e testes constantes de crescimento baseado em dados é possível ampliar o nível de aprendizagem da gestão do negócio. E a partir daí, gerar novos insights, ações de melhoria e correção de problemas.
Possibilidade de rodar vários experimentos simultâneos
Uma solução voltada para growth hacking deve permitir rodar diversos experimentos de forma simultânea. Isso é fundamental para escalar as análises e acelerar o processo evolutivo.
Conquista de microcrescimentos para alcance de macrocrescimento
Significa que você pode imprimir ações em conjunto para gerar evolução em pontos específicos e mais realistas para proporcionar um acúmulo e fazer com que o negócio alcance crescimento de forma geral.
Como funciona o processo de growth hacking?
A principal intenção do growth hacking é o crescimento. Que tipo de crescimento? Qualquer tipo, para qualquer objetivo. Também não importa onde e como você alcança o crescimento, desde que o consiga.
Ser growth hacking é ser criativo, engenhoso, analítico e com o objetivo único de crescimento. Além disso, o growth hacking pode funcionar como estratégia de marketing, empregando análises para descobrir a melhor maneira de atingir as metas e a situação de uma empresa para obter a tração necessária.
Finalmente, o growth hacking pode se potencializar com base em um modelo data-driven. Isso porque todas as tecnologias podem se convergir no tratamento de extensas quantidades de informações e explorá-las para obter evolução do negócio.
Como aplicar Growth Hacking?
Você já entendeu que o Growth Hacking é um processo de crescimento. Entretanto, a evolução precisa de bases bem definidas para sustentar um desenvolvimento como:
- Product / Market-Fit;
- dados confiáveis para análise; e
- execução prática com base em habilidades e conhecimentos do negócio.
A partir desses pilares consolidados, é possível implementar Growth hacking em um negócio. Não há uma fórmula mágica para crescimento. No entanto, as principais etapas de aplicação são:
- identificar os gargalos de crescimento;
- configurar o crescimento;
- analisar e implementar as estratégias;
- repetir o ciclo constantemente.
Qual a importância de uma solução Big Data nesse cenário?
Até bem pouco tempo, entender as pessoas envolvia um processo trabalhoso de pesquisa de mercado repleto de todos os tipos de possíveis vieses e erros. Hoje, temos acesso direto às pessoas por meio de uma série de ferramentas, incluindo:
- mídias sociais
- dispositivos IoT (Internet das Coisas);
- sistemas POS (ponto de venda);
- análise de sites.
Agora, com tantos dados disponíveis, a questão passa a ser gerenciar e fazer sentido, em vez de gerar dados. E é aí que entra a importância de uma solução do porte do Big Data, fundamental para a nova jornada do consumidor.
Growth Hacking e jornada de compra
Não há dúvidas de que o crescimento de um negócio está intimamente ligado à expansão e à manutenção de clientes ativos. E isso impacta, principalmente, na nova jornada do consumidor, que está muito mais digitalizada e complexa de prever, tornando necessário o uso de mecanismos inteligentes como o Big Data.
Big Data e Growth Hacking
Neste cenário, Big data e growth hacking naturalmente andam juntos. Sem a confusão e o barulho da experimentação tradicional, o big data fornece respostas para perguntas que você pode ter construído experimentos para responder.
Como a Engineering viabiliza o Growth Hacking no seu negócio?
A Engineering tem uma solução especialmente voltada para a implementação de Big Data em um negócio, permitindo aplicação de inteligência artificial, com análises avançadas e aprimorando serviços e produtos.
O Growth hacking é um conjunto de soluções voltadas para o crescimento do negócio, sendo que a base evolutiva atual está essencialmente em dados. Afinal, ser data-driven é fundamental para a transformação digital da sua empresa.
Integramos IA e análise avançada para gerenciar a implementação de transformação digital e promover um crescimento baseado em Growth Hacking. Por meio do foco total em dados, geramos vantagens competitivas ao:
- agregar inovação;
- promover automação;
- reduzir custos;
- aprimorar o processo de tomada de decisão.
Percebeu como esse mindset é essencial para a evolução do seu negócio? Mais do que isso, é necessário buscar a prática e a efetividade dessas soluções para que isso seja tangível. Neste post, você entendeu conceito, aplicação e vantagens do growth hacking.
O Growth Hacking é mais uma estratégia para que você garanta a implementação de transformação digital no seu negócio e potencialize os seus resultados. Quer fazer acontecer agora? É só entrar em contato e conhecer nossas soluções!