O progresso tecnológico é um movimento constante e que requer atenção por parte da sua empresa para que a concorrência não a ultrapasse em alta velocidade. E o primeiro passo para adaptar a mentalidade do negócio à era moderna e se manter competitivo é entender a fundo os pilares da transformação digital.
Todo dia brotam novidades tecnológicas que prometem revolucionar tanto os processos operacionais quanto os de gestão. Porém, de nada adianta implementar todas as ferramentas e metodologias que surgem no mercado se o ambiente ainda não está preparado para lidar com tecnologia.
Ainda tem dúvidas sobre o tema? Continue lendo para ficar por dentro dos pilares da transformação digital no universo corporativo.
O que é a transformação digital?
Do pequeno ao grande negócio, a tecnologia é um ativo indispensável para a execução de processos e a entrega de resultados. Ela é colocada como elemento central nos processos administrativos, estratégicos e operacionais, mas é importante deixar claro que a transformação digital não se resume ao uso de ferramentas.
Por meio desse conceito, as empresas acompanham os avanços tecnológicos e modernizam as suas atividades. Isso acontece com base na reestruturação dos processos internos, que passam a absorver a cultura digital, a fim de elevar a produtividade e a qualidade das entregas.
A transformação digital não é implementada de uma hora para a outra: demanda tempo e investimentos. De modo geral, o objetivo do conceito é otimizar tarefas, aperfeiçoar o desempenho e melhorar os resultados dos negócios.
Entre os recursos que estão modernizando o ambiente corporativo, podemos citar a inteligência artificial e a Internet das Coisas, que automatizam processos manuais, liberando os colaboradores para pensarem nas questões estratégicas das empresas.
Quais são os pilares da transformação digital?
Como dissemos, a transformação digital não ocorre do nada nem apenas pela aquisição de aparatos tecnológicos. Ela necessita de mudanças profundas, que envolvem as pessoas e o mindset da organização. Veja quais são os pilares que sustentam a migração para o digital.
1. Pessoas
Se desprenda da ideia de que a transformação digital depende única e exclusivamente da tecnologia, pois o seu êxito está ligado a pessoas bem preparadas. Muitas vezes, a companhia investe pesado em equipamentos de última geração, mas se esquece de treinar a equipe responsável por operá-los.
É fundamental que a empresa ofereça treinamentos aos times que vão interagir com a tecnologia na rotina de trabalho, além de realizar ações que os conscientize sobre os benefícios da mudança. Assim, os colaboradores entendem o contexto no qual estão inseridos e tendem a se adaptar melhor.
2. Cultura digital
Embora o universo digital não seja mais uma novidade, várias empresas ainda não têm uma cultura digital. Afinal, muitas delas estão no mercado há mais de 20 anos e enfrentam dificuldades para promover a atualização dos seus processos de acordo com as tecnologias e as demandas atuais.
Para essas situações, a reestruturação costuma ser mais demorada, mas a chave para colocá-la em prática é modificar a cultura interna. É preciso educar os times de todos os níveis, não apenas o pessoal de TI, incentivando-os a pensar a partir de uma perspectiva tecnológica desde o que se refere às atividades corriqueiras até os projetos mais complexos.
Na prática, a tecnologia deve ser vista como uma aliada, não como uma ameaça ou um transtorno. Desse modo, as pessoas compreendem a utilidade e como comandar as ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho.
3. Tecnologia
Após a preparação do ambiente, entra em cena a maior estrela da transformação digital: a tecnologia, que dita como será o seu processo de digitalização. Primeiramente, é feita a análise dos possíveis impactos que serão causados pela adoção de novas tecnologias, o que permite identificar e eliminar eventuais efeitos indesejados.
O uso da tecnologia abre inúmeras possibilidades de melhorias e conquistas para a empresa. Por isso, também é realizado um estudo para verificar o nível de adaptação tecnológica em que ela se encontra, bem como dos artifícios e das ferramentas mais apropriados para os processos e os objetivos do negócio.
Com essas respostas em mãos, é hora de investir na aquisição e implementação da tecnologia. Cada ferramenta deve cumprir a missão de automatizar a organização e garantir um crescimento escalável e sustentável.
Nesse momento, é crucial que a mudança se dê de forma estruturada. A Engineering, por exemplo, busca alinhar os seus clientes à era digital baseada em quatro pilares:
- customer centric: coloca o cliente no centro de todas as decisões do negócio, valorizando a experiência individualizada e o uso da tecnologia;
- intelligent: usa a inteligência artificial e data driven para otimizar processos;
- agile: prioriza os métodos ágeis;
- platforms oriented: busca novas formas de receitas por meio do ecossistema digital.
Esse conjunto de medidas ajuda não só a digitalizar o seu processo operacional, aumentando a sua eficiência e produtividade, além de construir um relacionamento de valor com o cliente a partir de diferentes canais, e trazer a possibilidade de expandir e escalar os seus negócios.
Quais são as vantagens da transformação digital?
Se a sua empresa ainda está engatinhando quando o assunto é transformação digital, certamente está deixando de colher os benefícios do uso bem direcionado da tecnologia. Isso porque, quando bem empregado e difundido, o conceito impacta positivamente todas as áreas da organização. Descubra quais são as suas principais vantagens.
Aumenta a eficiência das tarefas
A falta de tecnologia adequada pode fazer com que os colaboradores levem muito mais tempo para executar suas atividades, além de o resultado ficar devendo em termos de qualidade. Soluções defasadas também podem provocar gargalos no fluxo de trabalho e, consequentemente, comprometer a eficiência dos processos e os resultados da companhia.
Nesse cenário, a transformação digital atua na substituição de tarefas manuais, tornando-as muito mais ágeis e precisas, e assegura o controle das ações, de modo a reduzir consideravelmente erros e atritos na área de produção.
Melhora a satisfação do cliente
A manutenção de um bom relacionamento com o cliente é primordial para o sucesso de qualquer negócio. E é exatamente isso que a tecnologia proporciona, uma vez que oferece uma série de mecanismos que aprimoram a experiência do consumidor.
A partir de sistemas equipados com inteligência artificial, por exemplo, é possível coletar uma enorme quantidade de dados sobre os clientes e transformá-los em informações que orientam as estratégias de atendimento e comunicação com o público-alvo.
Simplifica processos
A implementação de novas tecnologias contribui para a interligação dos sistemas, fazendo com que atuem de forma colaborativa e ampliem a capacidade de automatização da empresa.
Com esse tipo de solução, você constrói um ambiente de trabalho avançado, eficaz e simplificado, onde os processos são executados em maior velocidade e de maneira natural. Isso abre espaço e tempo para a aplicação de testes, validação e melhoria contínua dos seus produtos e serviços.
Traz vantagem competitiva
Quem não investe em tecnologia não cresce. As empresas que pararam no tempo e resistem à modernização sofrem dia após dia para se manterem em pé e quase sempre acabam perdendo essa batalha para as organizações que saíram na frente e abraçaram a digitalização.
Portanto, é inegável que a inovação possibilita a companhia se diferenciar da concorrência, já que garante serviços ágeis, de excelência e que fidelizam os clientes. Isso resulta num crescimento sustentável e na exponenciação dos seus lucros.
Fica evidente que a transformação digital não é mais uma tendência, mas sim uma realidade a qual os negócios precisam se adaptar para continuarem existindo. Com as tecnologias certas, pode-se encontrar oportunidades para competir de maneira inteligente e otimizada.
Agora que você conhece os pilares da transformação digital, já dá para começar a planejar a jornada de migração. Nessa etapa, é imprescindível contar com uma consultoria especializada, como a da Engineering Brasil. Disponibilizamos mecanismos para digitalizar os processos operacionais, customizar a experiência do cliente e adotar modelos de negócios baseados em ecossistemas e plataformas digitais.
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