Como funcionará a internet 5G no Brasil?

6 minutos para ler

Os dias com conexão limitada, lenta e que só cai estão contados. É isso que promete a vinda da internet 5G para o Brasil. Aliás, não só isso, já que a expectativa é de que a novidade revolucione o mercado brasileiro, ajudando a acelerar o avanço da transformação digital no país, o que abrirá inúmeras oportunidades para o mundo dos negócios.

A quinta geração de internet deve chegar com uma velocidade muito maior do que a que temos disponível na atualidade, de modo a impulsionar a criação e o uso de produtos inovadores. Ficar a par dessa novidade é fundamental para aproveitar os seus benefícios.

Por essa razão, preparamos este post com as informações mais quentes sobre o 5G. Confira!

O que esperar da internet 5G no Brasil?

Segundo declaração do ministro das Comunicações, o 5G vai estrear nas principais capitais brasileiras até o mês de dezembro de 2021. Embora já existam algumas antenas da quinta geração da internet espalhadas pelo Brasil, ela ainda se encontra em fase de testes. Logo, a sua velocidade deve melhorar muito quando estiver funcionando a todo vapor.

A maior diferença do 4G para o 5G está na velocidade empregada na transferência de informações, tecnicamente chamada de latência. No primeiro, por vezes, a velocidade fica a desejar. No segundo, os dados são transmitidos de forma incrivelmente rápida.

Quando se utiliza o 5G, é possível manter milhares de aparelhos interconectados na mesma rede e executá-los remotamente, sem que isso comprometa a qualidade da conexão. Já em uma rede Wi-Fi, o desempenho não é o mesmo, visto que ela não consegue comportar muitas conexões. Diante disso, a novidade deve servir de estímulo para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) e o crescimento da Indústria 4.0.

Um smartphone conectado ao 4G leva cerca de 54 milissegundos para efetuar o download de um vídeo de 1GB. Com a internet 5G, esse tempo deve cair para 1 a 2 milissegundos para processar 20GB. Portanto, os usuários terão à disposição uma velocidade considerada 20 vezes maior.

Além disso, a cobertura do 5G é impressionante. Enquanto o 4G cobre em torno de 10 mil aparelhos a cada quilômetro, a próxima versão vai oferecer cobertura para até 1 milhão de aparelhos dentro de 1 quilômetro. Em se tratando de um país com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, a tendência é que a nova internet chegue com um sinal muito mais potente não só nas áreas urbanas, mas também nas industriais e rurais.

Quais os impactos da internet 5G nas empresas brasileiras?

O 5G vem para simplificar e acelerar os processos de digitalização, condição que viabiliza a automação e a integração de diferentes tipos de tecnologias. Nesse sentido, as empresas vão ter um prato cheio para inovar e expandir as suas atividades. Veja quais são os principais impactos da nova opção de internet no setor empresarial.

Impulsionar o uso de IoT e IA

Há alguns anos caminhando a passos lentos no Brasil, a Internet das Coisas vai receber um grande estímulo a partir do 5G e, assim, terá ainda mais importância nas empresas. A alta conectividade, a ampla cobertura e a baixa latência da próxima geração de internet darão suporte para o funcionamento da infraestrutura de transporte e o uso de veículos inteligentes, o que vai alavancar o setor logístico dos empreendimentos, por exemplo.

Será possível controlar equipamentos a milhares de quilômetros de distância, aproveitando ao máximo a qualidade da rede. Máquinas pesadas poderão ser controladas de longe, mantendo a segurança do trabalhador. Outra expectativa é de que os cuidados médicos via internet se tornem uma realidade nos próximos anos.

A combinação entre o 5G e a computação na nuvem ainda abre espaço para a adoção da inteligência artificial. Sabe aquele sofrimento para dar conta de analisar a enorme quantidade de dados que circula na empresa? Isso deve ficar para trás, pois o procedimento ganha praticidade e agilidade por meio do aprendizado das máquinas.

Nesse contexto, existirá também a possibilidade de identificar padrões e descobrir eventuais problemas atrelados ao tráfego, à disponibilidade e ao funcionamento dos equipamentos conectados à rede da companhia.

Trazer mais velocidade e estabilidade para as conexões

A estimativa é de que a velocidade do 5G chegue a 1Gbps — fator que coloca as empresas em outro patamar, visto que os trabalhos poderão ser executados e entregues com maior agilidade.

Com isso, a tendência BYOD (Bring Your Own Device/Traga Seu Próprio Dispositivo) será fortalecida, além de facilitar o uso dos serviços hospedados na nuvem da empresa por meio de qualquer dispositivo, independentemente da localização do colaborador.

Permitir o particionamento de rede

Basicamente, o particionamento de rede é a prática de reservar parte da banda larga para atender exclusivamente às necessidades de um serviço ou dispositivo que demanda um suporte maior. Na era do 5G, esse processo vai ser mais eficiente e estável, acrescentando estabilidade para questões que precisam de mais atenção.

Melhorar a experiência do cliente

Proporcionar uma experiência satisfatória aos clientes é uma preocupação constante nas empresas. E a implantação da quinta geração da internet também promete benefícios nesse sentido, tendo em vista que vai melhorar a performance dos canais de comunicação disponibilizados ao público, garantindo um atendimento de excelência.

O ganho de agilidade e inteligência na análise de dados contribui para a rápida identificação dos interesses do cliente e insights para a criação de estratégias de vendas personalizadas, com maiores chances de conversão e satisfação.

Não vê a hora de a internet 5G chegar em solo brasileiro? A espera está quase acabando! A estreia dessa tecnologia deve ser um marco para as empresas, visto que ela nasceu focada em criar uma rede mais rápida e inteligente, de modo a permitir serviços cada vez mais adaptáveis e escaláveis. Se você quer surpreender o seu público-alvo e sair na frente da concorrência, adapte-se o quanto antes à realidade que já está batendo à sua porta.

Quer acompanhar mais informações sobre o 5G e tudo o que rola na área da tecnologia? Siga o nosso LinkedIn agora mesmo e receba conteúdos que vão mudar o seu dia!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário