Se você acompanha tendências de tecnologia e negócios, certamente já percebeu que o metaverso é o assunto mais popular dos últimos tempos. Mas você sabe o que é metaverso e como funciona? O conceito se baseia em uma realidade virtual imersiva e interativa que oferece um universo de possibilidades a serem exploradas.
De games hiper-realistas a hotéis virtuais nos quais você pode se hospedar, essas são apenas algumas das funcionalidades dessa nova tecnologia. Neste post, vamos te mostrar outros exemplos de uso do metaverso no mundo dos negócios. Se liga!
O que é metaverso e como funciona?
O metaverso consiste em uma rede de mundos virtuais. Trata-se do futuro da internet, em que a finalidade é replicar a realidade promovendo conexões sociais. O termo foi usado pela primeira vez no livro de romance “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson, em 1992. Na obra, o autor uniu as palavras “meta” (transcendente) e “universe” (universo).
Além disso, o livro retrata personagens que usam avatares digitais para entrar no universo online, a fim de fugir de uma realidade considerada distópica. Esta segue sendo a ideia central do metaverso: permitir que as pessoas tenham experiências imersivas no meio digital.
Em vez de ficar rolando páginas e mais páginas de internet como fazemos há anos, o conceito diz que poderemos entrar e “viver” na internet. Para isso, será necessário utilizar óculos de Realidade Aumentada (AR), fones de ouvido Realidade Virtual (VR), além de aplicativos móveis.
Quais são os exemplos de metaverso?
Cada vez mais empresas estão investindo no metaverso, criando realidades paralelas nas quais as pessoas podem usar os mais variados serviços e interagir entre si. Veja, a seguir, alguns exemplos de criações que prometem a imersão total dos usuários no universo virtual.
MANA
Também chamada de Decentraland, a MANA é uma plataforma virtual de navegação de 3D voltada para a construção de um universo. Nela, os desenvolvedores têm a possibilidade de criar ambientes que permitem o desenvolvimento de novos aplicativos.
A plataforma está localizada no blockchain da Ethereum, que viabiliza a realização de contratos inteligentes e aplicações totalmente descentralizadas. Desse modo, os usuários do serviço podem construir terrenos ou até simular ataques de hackers dentro desse metaverso.
SAND
A partir do SAND, você pode dar asas à imaginação e criar espaços dentro da internet, como se fossem terrenos do mundo real. Depois de prontos, eles podem ser vendidos ou negociados de acordo com os seus termos.
De olho nessa possibilidade que só tende a se valorizar nos próximos anos, algumas empresas já estão investindo em terrenos virtuais. Um exemplo bastante popular é o do empresário Elon Musk, que já adquiriu um terreno para a Tesla nesse metaverso.
Meta Horizons
Mark Zuckerberg foi um dos grandes entusiastas do metaverso — inclusive, mudou o nome de sua empresa Facebook para Meta. Desde essa mudança, a empresa tem criado diversos projetos baseados na realidade virtual, como:
- Horizon Worlds, plataforma de mundos virtuais;
- Horizon Venues, plataforma de eventos;
- Horizon Workrooms, plataforma de escritórios virtuais.
Todas as plataformas desenvolvidas pela Meta estão interconectadas, o que significa que os usuários podem criar seus avatares para explorar todos esses espaços e, ainda, interagir com quem também está por lá.
Quais são as principais vantagens do metaverso?
As empresas que souberem aproveitar as oportunidades dessa nova realidade nos próximos anos sairão na frente dos concorrentes, pois ela traz diversos impactos positivos para os negócios. Conheça os principais.
Impulsionar a escalabilidade
Como o metaverso serve como uma espécie de ponte para conectar plataformas e usuários, torna-se possível impulsionar a escalabilidade da empresa. Em pouco tempo, você pode expandir as operações, sem que isso implique o aumento dos seus custos.
Gerar valor aos usuários
As empresas podem adotar o metaverso para gerar valor aos seus usuários, uma vez que oferece um mundo de novas experiências. Basta criar um avatar próprio para que o usuário possa construir coisas e participar de eventos exclusivos da realidade virtual, por exemplo.
Oportunidades de branding
A tecnologia também ajuda a fortalecer o branding das empresas, independentemente da área em que atuam. Isso porque gera novas possibilidades de negócios graças aos vários formatos de espaços online, linguagem e vendas de produtos que podem ser criados.
Agora que você sabe o que é metaverso e como funciona, já pode acompanhar o desenvolvimento dessa tecnologia e entender como aproveitá-la nas suas operações. Afinal, o recurso colabora para a inovação dos seus serviços, além de proporcionar experiências nunca antes imaginadas aos seus usuários.
Este conteúdo foi relevante para você? Deixe um comentário contando suas expectativas com o metaverso!