Conheça as diferenças entre realidade aumentada, mista e virtual!

4 minutos para ler

O que você pensa quando falamos de realidade aumentada, mista e virtual? Se Metaverso, Google Glass ou Pokémon Go vieram à sua mente, saiba que tais exemplos são só o começo da utilização dessas inovações no dia a dia.

Com a transformação digital, esses conceitos estão ganhando cada vez mais espaço nos negócios. Seja em produtos e serviços, seja em ambientes de atendimento e interação, eles apresentam diversas novas possibilidades para as empresas.

Quer se inteirar do assunto? Então, confira este conteúdo e entenda por que vale a pena investir nessas tecnologias o quanto antes para sair na frente da concorrência!

Realidade aumentada, mista e virtual são a mesma coisa?

A resposta pode até parecer óbvia. Porém, ainda há pessoas que confundem esses três conceitos. Não é para menos: eles têm uma proximidade muito grande. Mas relaxe, pois hoje vamos delimitar cada um. Veja!

Realidade aumentada (RA ou AR em inglês)

Trata-se da integração do mundo real com o digital por meio da sobreposição de elementos virtuais às imagens do ambiente físico captadas por câmeras. A partir disso, pode-se visualizar e acessar esses itens gráficos fictícios em contexto com a realidade nas telas de equipamentos eletrônicos.

Realidade virtual (RV ou VR em inglês)

A RV envolve a simulação completa de um ambiente fictício, disponibilizado de forma totalmente virtual. Seus sons e suas imagens são criados por dispositivos eletrônicos e não têm relação ou contato com o mundo real. Entretanto, ao entrar nessa realidade, o usuário pode interagir com os itens que a compõem como em um espaço físico.

Realidade mista (RM ou MR em inglês)

Em uma mistura das outras duas tecnologias, a realidade mista possibilita a visualização de hologramas em 3D de maneira integrada e sobreposta a ambientes reais. Assim, é possível interagir com elementos virtuais como partes do mundo real.

Como diferenciar esses conceitos?

Para diferenciar essas três tecnologias, é preciso observar aspectos práticos de sua utilização.

Por exemplo, quanto à experiência do usuário e à visualização, RV e RM são muito parecidas. Ambas oferecem situações totalmente imersivas, funcionando em 360 graus e em 3D. Já a RA é mais limitada, apenas disponibilizando imagens em 2D nas telas de dispositivos eletrônicos.

Contudo, a realidade mista está um passo adiante por causa dos meios utilizados para acessá-la. Isto é, além dos óculos especiais da realidade virtual, usa headsets capazes de reconhecer gestos, movimentos, olhares e sons.

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Quais as aplicações dessas tecnologias nas empresas?

A evolução dessas tecnologias oportunizou a sua aplicação prática nas empresas. Áreas de vendas, marketing, produção, planejamento e desenvolvimento de produtos de diversos negócios já utilizam tais inovações em atividades como:

  • experimentar virtualmente produtos;
  • enriquecer a experiência do usuário;
  • interagir e colaborar à distância;
  • disponibilizar o acesso a informações;
  • criar e testar protótipos.

Como elas impactam os resultados dos negócios?

Se você ainda não se convenceu de que vale a pena fazer esse investimento na sua empresa, saiba que tanto a realidade aumentada quanto a mista e a virtual impactam positivamente os resultados dos negócios ao:

  • guiar a interação de robôs e sistemas de automação com o ambiente físico;
  • resolver objeções de clientes em vendas online;
  • aumentar a autonomia e a praticidade da realização de tarefas à distância;
  • melhorar a experiência dos usuários e elevar seu engajamento;
  • reduzir custos de testagem;
  • atrelar inovação às características de marca percebidas pelo público;
  • ampliar o rendimento dos colaboradores em treinamentos;
  • otimizar processos e evitar falhas antes de implementá-los.

Não dá mais para abrir mão de realidade aumentada, virtual e mista. Afinal, contar com essas tecnologias na sua empresa agrega um grande diferencial competitivo, não é mesmo? Para investir nelas, o ideal é analisar as aplicações práticas de cada uma no seu segmento e os potenciais impactos nos resultados.

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