A Inteligência Artificial para negócios traz uma série de vantagens e possibilidades interessantes a serem exploradas. A IA há muito tempo deixou de ser apenas uma inovação militar ou acadêmica. Hoje, praticamente centraliza as operações nas empresas.
É importante entender os meandros desse conceito e saber como a IA representa benefícios reais para as organizações.
Entenda melhor como isso funciona!
O que é e como surgiu a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é um subcampo da ciência da computação que estuda, basicamente, como tornar as máquinas mais inteligentes e autônomas. Assim, tenta aplicar conceitos de outras áreas, como a neurociência e a linguística, para evoluir na compreensão das máquinas.
Hoje, a Inteligência Artificial engloba alguns subconceitos importantes, como o
machine learning e o deep learning. São aprendizados mais profundos, focados em identificação de padrões e em previsões inteligentes sobre o futuro.
Nesse sentido, a área é fundamentada em princípios matemáticos e em
estatística.
O funcionamento básico depende do que chamamos de treinamento. É quando fornecemos um certo caminho para que os algoritmos tentem entender e traçar meios de aprendizagem. A partir disso, os algoritmos evoluem: eles conseguem entender os padrões e tomar decisões sozinhos.
O termo Inteligência Artificial surgiu em 1956, cunhado por John McCarthy. McCarthy tinha interesse em entender como ensinar as máquinas, com base em estudos de Marvin Minsky e até em escritos de ninguém menos que Alan Turing.
Desde então, a área floresceu com o crescimento do circuito integrado e com o desenvolvimento dos computadores pessoais.
A chegada da internet e a ascensão da
era dos dados ofereceu outro boom para esse campo. Com os dados, é possível ter uma massa ainda maior e mais ampla de informações para treinamentos desses algoritmos inteligentes.
Com tudo isso, a Inteligência Artificial se tornou um amparo para os negócios, como veremos a seguir.
Como a IA pode ser aplicada nos negócios?
Vamos às aplicações. Com elas, você entenderá melhor as implicações da IA e dos dados em um contexto empresarial.
Assistentes pessoais
Primeiramente, podemos citar a subárea do
processamento de linguagem natural, especificamente na área dos assistentes pessoais.
A IA é usada para comunicação direta com os humanos, com a compreensão do que eles falam e a oferta de mensagens como resposta.
Nesse caso, é uma IA conversacional, capaz de manter uma conversa e de aprender sobre ela enquanto ocorre. Nesse sentido, os assistentes pessoais são usados tanto para objetivos pessoais quanto para profissionais, atendendo requisições e automatizando tarefas.
Monitoramento
Há aplicações de IA também no monitoramento, principalmente voltado para a
segurança. Nesse caso, os algoritmos inteligentes conseguem editar padrões, emitir alertas e direcionar as empresas a entender quando algo está fora do padrão.
A IA mantém o controle estrito para garantir menos riscos e menos danos à empresa.
Atendimento ao cliente
Outra aplicação importante da IA hoje é no atendimento ao cliente. Nesse caso, pode-se aplicar uma IA conversacional para tentar entender os clientes e avançar em uma interação com eles.
Assim, funciona como uma automação da comunicação com as pessoas, disponível 24/7 para atender a solicitações com o máximo de precisão e qualidade. Isso já é uma realidade em muitos negócios.
Análise do comportamento do consumidor
Também podemos mencionar a análise de comportamento dos clientes. Com a IA, hoje o marketing otimiza ainda mais as campanhas ao entender quem é o consumidor, como ele se comporta e como é possível falar melhor com essas pessoas.
É viável entender as nuances dos comportamentos de clientes e ser capaz de personalizar as abordagens. Da mesma forma, é possível criar agrupamentos de clientes similares para um marketing direcionado e inteligente.
Quais os seus impactos positivos/benefícios?
Um dos pontos, sem dúvidas, é o aumento de produtividade. Quando falamos em Inteligência Artificial para negócios, estamos nos referindo à automação. Ou seja, estamos falando de transferir processos e tarefas para máquinas, em vez de solucioná-los manualmente.
Assim, as empresas usufruem de maior produtividade, com maiores recordes de produção em menos tempo, menos esforços para chegar às metas e muito mais.
Outro ponto que vale mencionar é a melhoria na
experiência dos clientes. Por conta do foco em otimizar a apresentação e a comunicação, a empresa é capaz de atender melhor aos consumidores, de acordo com o que eles esperam.
Ou seja, torna-se possível segmentar as abordagens e estratégias para tornar a experiência inesquecível, marcante, diferenciada de tudo o que a concorrência oferece.
Atualmente, com a IA e com os dados disponíveis, as companhias conseguem entender tudo sobre o cliente: seu comportamento, características psicográficas, suas preferências, dores, sonhos etc. Com isso, torna-se possível criar uma presença marcante e empolgante.
Outro ponto que merece menção antes de fechar o artigo é a identificação de novas oportunidades. Com a IA (especialmente o machine learning), as organizações conseguem um alto poder de previsibilidade sobre o futuro.
É possível traçar planos para o que vem depois, com dados estatísticos acerca da possibilidade de cada ação se concretizar. Ou seja, as predições sempre carregam dados consistentes, para que a empresa entenda o percentual de risco de investir em cada ação.
Inclusive, isso pode ser usado para identificar novas oportunidades de lucro e fundamentar as escolhas de negócio, até as mais difíceis. Uma estratégia de expansão pode usar modelos de IA para entender onde é mais viável investir, onde é mais lucrativo apostar e muito mais.
Com isso, a empresa sabe exatamente onde direcionar suas estratégias, de modo a buscar sempre o máximo de sucesso e os resultados mais certeiros.
A IA ajuda a entender questões mais profundas, com insights precisos sobre o futuro, mas também sobre o presente. Em suma, isso resulta em maior retorno sobre investimento e em escolhas mais seguras e conscientes.
Como vimos, a Inteligência Artificial para negócios é uma realidade e possibilita estender a capacidade de leitura e de análise das empresas. Com isso, é possível eliminar obstáculos, aumentar a produtividade e garantir a redução de custos. Em resumo, isso gera mais lucratividade e sustenta a continuidade das empresas. Caso não invista nesse aspecto, a organização poderá perder espaço no mercado.
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