IA no agronegócio: veja como suas soluções têm revolucionado o setor

8 minutos para ler

Se há alguns anos a relação entre a tecnologia e as atividades desenvolvidas no campo ainda estava engatinhando, hoje já está mais do que consolidada. E a prova disso é o uso da IA no agronegócio, que promete potencializar os resultados das empresas que atuam nessa área, agregando muito mais eficiência e qualidade para as suas rotinas operacionais.

Se você imaginou robôs trabalhando no campo, calma. Ainda não estamos falando disso, pelo menos por enquanto. Porém, o conceito da Inteligência Artificial no agronegócio é semelhante, já que utiliza máquinas que “raciocinam” de forma parecida com o ser humano, com o intuito de tornar os processos mais ágeis e precisos.

Neste post, vamos mostrar como a IA está promovendo a inovação da agricultura e da pecuária. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

Se você visita o nosso blog com frequência, sabe que já falamos sobre IA em outros posts, mas não nos custa nada relembrar a definição desse conceito. Pois bem, trata-se de uma solução que reúne diferentes tipos de tecnologia, como algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas de aprendizado que, juntas, simulam determinadas capacidades humanas, como percepção de ambiente, raciocínio e análise de fatores para tomada de decisão.

A combinação entre otimização dos processos e sustentabilidade é uma busca constante no mundo dos negócios. Na área do agronegócio, em especial, existe a necessidade de operar de modo sustentável e com escalabilidade, para que seja possível dar conta da grande demanda característica das atividades do campo.

Com o uso da Inteligência Artificial nesse setor, pode-se obter resultados expressivos e eficientes. Tarefas que antes exigiam o monitoramento de um funcionário, por exemplo, atualmente podem ser executadas por máquinas previamente programadas para tal. Uma vez que os empresários agilizam os processos operacionais e têm acesso a dados importantes sobre o seu agronegócio, eles podem pensar e agir de forma mais estratégica.

Como a IA está revolucionando o agronegócio?

Assim como em todas as áreas da indústria e da economia, a transformação digital chegou para o universo do agronegócio. De acordo com um levantamento da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades rurais que trabalham com agricultura no Brasil já adotaram algum tipo de tecnologia em seus processos.

Uma dessas inovações é a Inteligência Artificial, que conecta e agiliza processos. Afinal, ela pode desde trazer previsões sobre o clima até automatizar atividades realizadas manualmente. Veja quais são as principais aplicações da IA no agronegócio.

Sensores

A instalação de sensores em empresas do agrobusiness é uma alternativa viável e eficiente para coletar informações sobre as operações executadas no dia a dia, como acionamento dos equipamentos, pressão hidráulica, velocidade das máquinas e nível de combustível.

Graças à Inteligência Artificial, os sensores coletam dados e os enviam para um sistema capaz de projetar cenários e traz recomendações em tempo real, o que permite que o gestor aja com antecedência e gerencie situações desfavoráveis antes mesmo que elas aconteçam, eliminando ou reduzindo consequências negativas para a sua atividade.

Os sensores podem apontar quando um equipamento necessita de manutenção, evitando acidentes, e até mesmo rotas otimizadas para transportar a sua produção, a fim de impedir o desperdício de combustível e de tempo.

Visão computacional

Considerado um dos modelos mais aplicados da IA, a visão computacional tem diversas utilidades no meio agro, como rastreamento de rebanho e administração de rações. Ela se baseia em máquinas que “enxergam”, que processam imagens do mundo real a partir da inteligência empregada em um computador. Portanto, atua na identificação e interpretação de informações que nem sempre estão visíveis aos olhos humanos.

Um exemplo comum é o uso de sistemas computacionais para classificar o conforto térmico em bovinos leiteiros. Por meio de imagens que indicam a temperatura de partes específicas do corpo do animal, como fronte, costela, região ocular e flanco, pode-se elaborar um histograma de temperaturas, com a máxima, a média e a mínima de cada área das vacas. Com isso, você pode mantê-las sempre confortáveis, saudáveis e produtivas.

Identificação de fenômenos climáticos

Os fenômenos climáticos interferem diretamente nas atividades da agricultura e da agropecuária. Por isso, é imprescindível que os produtores acompanhem a previsão do tempo, pré-medições de temperatura, velocidade e direção dos ventos e demais fatores naturais que influenciam positiva ou negativamente os resultados do seu negócio.

As ferramentas com IA possibilitam a análise dos dados referentes ao clima local e geram informações seguras para você tomar decisões estratégicas sobre cultivo, períodos de irrigação e a necessidade de uso de fertilizantes e herbicidas. Embora não seja possível controlar os fenômenos naturais, com a tecnologia existe a chance de amenizar seus impactos.

Drones

O uso de drones para tarefas que envolvem inspeções e monitoramento já não é uma novidade para o mercado, visto que muitas empresas apostam nessa ferramenta para controlar as suas operações, como acontece frequentemente no setor logístico. Agora, essas máquinas voadoras também estão sendo empregadas no campo para transmitir imagens de todos os pontos da propriedade.

Nesse sentido, os drones podem ser usados para monitorar a plantação por zoneamento e reduzir a aplicação de substâncias defensivas em larga escala. Caso uma praga seja identificada em uma área da lavoura, basta aplicar o agroquímico apenas na região que necessita de tratamento, o que impede que o risco se alastre para o restante da plantação.

Veículos autônomos

Apesar de ainda estarem em testes, os protótipos de tratores autônomos e paramentados com IA já são vistos como uma solução altamente inovadora para o agronegócio. Isso porque o veículo é desenvolvido para traçar rotas de trabalho em uma área onde está chovendo e se deslocar para outra que esteja seca, podendo ser acompanhado remotamente pelos colaboradores, por exemplo.

Outra novidade são as colheitadeiras inteligentes que podem ser programadas conforme a necessidade de colheita de determinada matéria-prima. Além disso, não podemos deixar de citar os veículos que mapeiam a propriedade e contribuem para localizar áreas de desmatamento ou com aplicação excessiva de agrotóxico e que devem ser reparadas.

Melhoramento genético

Na hora de definir o que vai cultivar, o produtor pode escolher entre uma grande variedade de sementes que podem ser mais ou menos produtivas diante de secas, chuvas ou pragas. O auxílio do Big Data oferece relatórios preciosos sobre os índices dos grãos plantados na safra anterior e, assim, contribui para que o gestor selecione as sementes mais adequadas para as condições da propriedade.

Sem falar que a combinação da IA com o imageamento submilimétrico detecta possíveis anomalias na cultura por meio de mapas temáticos, que orientam a equipe sobre a deficiência nutricional das sementes e a presença de infestantes, fazendo com que ela tenha insights para prevenir e tratar a plantação ainda em nível granular — prática que elimina o risco de safras perdidas por infestação de doenças.

O que esperar da IA no agronegócio?

Quando se fala na adoção da Inteligência Artificial nas atividades do campo, as expectativas são de que as ferramentas e os equipamentos embutidos com essa tecnologia acelerem processos e entreguem resultados cada vez mais eficientes. Contudo, será necessário quebrar algumas barreiras e imprevistos, como a baixa qualidade da conexão na área rural do Brasil e as mudanças climáticas que afetam o meio ambiente.

Quem não se adaptar às novas tecnologias vai perder a oportunidade de inovar e alavancar a sua produção, pois a IA no agronegócio favorece o diagnóstico e a previsibilidade, tornando o trabalho no campo mais organizado, planejado e preciso. Sendo assim, é possível inovar e, ao mesmo tempo, praticar a sustentabilidade, aproveitando os recursos do planeta sem provocar desequilíbrios na natureza.

Viu só quantas possibilidades a IA traz para o agronegócio? Já adotou alguma das soluções que apresentamos aqui? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conecte-se conosco. Estamos aqui para ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Preencha o formulário ao lado para saber mais.


    * Todos os campos são obrigatórios


    Termos e condições de privacidade