Toda solução digital parte do princípio de trazer praticidade para o seu usuário final. Esse é o caso desde um aplicativo de e-commerce até uma plataforma de gestão financeira. Com o crescimento da API First, estratégia que prevê o desenvolvimento de soluções voltadas para a integração com demais ferramentas, torna-se possível ampliar a otimização das soluções digitais.
A adoção do conceito de API First traz agilidade para o desenvolvimento de soluções digitais, já que possibilita a integração com outras aplicações capazes de adicionar e aprimorar as suas funcionalidades. Neste post, vamos abordar quais são os benefícios de utilizar esse recurso. Confira!
O que é API First?
A API First consiste em uma estratégia que a coloca como primeira e, provavelmente, a única interface utilizada em uma aplicação. A partir dela, a plataforma expõe as suas funcionalidades e possibilidades utilizando endpoints (pontos de extremidade) que compõem o seu serviço de API.
A proposta da API First é ir além da interface gráfica, direcionando os primeiros esforços para o modo como os dados vão ser consumidos. Quando bem planejada, a API facilita integrações e possibilita a criação de novos serviços.
Para que serve?
De modo geral, a finalidade da API First é otimizar a rotina das empresas por meio da integração de diferentes plataformas, melhorando os seus resultados operacionais.
Um negócio dependente de vários sistemas para funcionar, que também necessita interagir com outras aplicações para cumprir o seu fluxo de trabalho. Portanto, a API First facilita a integração e comunicação entre soluções digitais.
Qual o cenário da API First?
O uso de API First já passou a fazer parte do dia a dia dos desenvolvedores, o que deve ao fato de facilitar a inovação e poupar tempo no desenvolvimento de soluções digitais completas.
Porém, o seu crescimento supera a área de TI, já que beneficia outros segmentos. O recurso também tem sido adotado no setor de marketing, por exemplo, em que permite a construção de plataformas e estratégias omnichannel, ou seja, com múltiplos canais de atendimento, graças à possibilidade de integração de ferramentas.

Quais são os benefícios da API First?
A implementação da API First impacta a performance de qualquer empresa, uma vez que permite o desenvolvimento de soluções digitais mais eficientes. Veja quais são os benefícios dessa estratégia.
1. Ganhos de escalabilidade
Como a API First prevê a conexão entre os mais variados tipos de aplicações, facilita a adição de novas funcionalidades, bem como a expansão de uma plataforma. É possível ter acesso a outros recursos sem ter que desenvolvê-los do zero, o que significa otimização de tempo e ganho de escalabilidade.
2. Mais flexibilidade
Em ambientes de desenvolvimento que colocam a API em primeiro lugar, existe a possibilidade de integrar desde aplicativos próprios até aplicações de terceiros, como gateways de pagamentos e provedores de serviço. Na prática, isso quer dizer que você tem flexibilidade para personalizar uma plataforma de acordo com a sua demanda.
3. Aumento de performance
Esqueça os processos complexos no desenvolvimento de aplicativos. Isso porque a API First simplifica tudo, o que otimiza o fluxo de trabalho dos desenvolvedores. O aumento da performance também ocorre por parte do usuário final das soluções que seguem essa estratégia, pois podem explorar todo o potencial da ferramenta.
4. Melhora na experiência do cliente
As integrações e conexão possibilitadas pela API First criam novos serviços, melhorando a experiência do cliente. Inclusive, as soluções digitais podem ser ajustadas de acordo com as necessidades que forem surgindo, gerando ainda mais valor para o usuário final.
Como você pôde ver, a API First ajuda a aperfeiçoar o desenvolvimento de soluções digitais, tornando os seus processos mais ágeis e eficientes. Para usar essa estratégia, é fundamental elaborar um contrato de API com os padrões a serem obedecidos para a sua implementação, além de gerenciar o seu portfólio de APIs para evitar a integração de códigos redundantes.
Quer implementar a API First na sua empresa? Entre em contato com a Engineering e descubra como ajudamos você nessa jornada!