O Digital Twin está intimamente ligado a ideias fantásticas ainda não desenvolvidas. A grande pergunta é: como simular resultados próximos da realidade sobre algo que não existe?
Pois é, o Digital Twin serve não só para isso, como também para simular situações reais com produtos existentes. Mas, afinal, como isso funciona? Que vantagens traz para os negócios? Confira!
O que é Digital Twin?
Digital Twin é, na verdade, a simulação de um objeto físico, processo ou serviço que pode ser uma réplica de qualquer objeto no mundo real, como motores, prédios e até cidades. Para que isso seja possível, diversas tecnologias são aplicadas como:
Quais são os principais tipos de Digital Twin?
Diversos motivos podem influenciar o uso de tecnologias Digital Twin. No entanto, dá para classificarmos, basicamente, em três tipos as principais aplicações dessa tecnologia. Confira!
Desempenho
Bem, quando um Digital Twin é desenvolvido com o propósito de simular desempenho, a ideia é otimizar processos a partir de algo muito semelhante ao real. Para gerar insights, aprimorar tomadas de decisão e otimizar a performance, são usadas tecnologias como:
- AI (Artificial Intelligence);
- ML (Machine Learning);
- DL (Deep Learning).
Produto
A ideia do Digital Twin para o produto é levantar estatísticas e dados operacionais úteis para avaliar a performance sobre diversos aspectos e condições.
Produção
Já quando o propósito é um produto, o Digital Twin explora todo o sistema produtivo para aprimorar questões-chave como manutenção preditiva, capacidade, fluxo operacional e detecção de ociosidade.
Quais são as principais aplicações de Digital Twin?
Há diversas possibilidades de aplicação de Digital Twin para indústrias e setores variados. Veja agora alguns dos principais exemplos de utilidade da tecnologia.
Setor de Saúde
Os gêmeos digitais podem ajudar os provedores de assistência médica a virtualizar a experiência de assistência para otimizar o atendimento, o custo e o desempenho do paciente.
Fabricação
A fabricação é uma das principais beneficiadas pelas tecnologias de Digital Twin. É possível gerar grandes volumes de dados, economizar o uso de equipamentos e otimizar todo o processo de:
- desenvolvimento de produtos;
- personalização de projetos;
- aprimoramento de desempenho;
- manutenção preditiva;
- entre outras possibilidades;
Setor automotivo
O desenvolvimento de novos carros ocorre, principalmente, em um ambiente virtual. Nesse cenário, as tecnologias de Digital Twin são usadas na indústria automobilística para desenvolver um modelo ideal e simular seu uso e funcionalidade.
Assim, é possível usar a tecnologia para projetar o produto automotivo ideal antes mesmo do início da produção. Eles simulam e analisam a fase de produção e os problemas que podem ocorrer quando o veículo chega às estradas.
Quais são os maiores benefícios do Digital Twin para as empresas?
Grandes projetos, empreendimentos e ideias são, na maioria das vezes, difíceis de vislumbrar antes da sua criação. Nesse ponto, o Digital Twin é fundamental para simular situações reais a partir de grandes dimensões e complexidades.
É possível prototipar antes da fabricação, o que permite detectar possíveis defeitos. Todos esses recursos combinados, na verdade, tornam-se essenciais para validar uma inovação de forma acelerada e segura para o mercado.
Agora sim, você já sabe o que é Twin Digital e como ele pode ser fantástico para o desenvolvimento de novos projetos e empreendimentos de grande escala.
E aí, o que você achou do Digital Twin? Comente com a gente!