Conheça 5 dicas para evitar falhas no desenvolvimento de apps

5 minutos para ler

É um tanto difícil passar um dia sem usar ao menos um aplicativo, né? Afinal, você tem esse recurso para comprar online, mandar mensagens, chamar um transporte para se deslocar pela cidade, e por aí vai. O desenvolvimento de apps já é o principal negócio de muitas empresas, cujo objetivo é oferecer um produto de qualidade e que engaje o usuário final.

Desenvolver um app consiste em elaborar um programa específico para dispositivos móveis. Para tanto, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, projetar o design e as características do produto, definir linguagens e tecnologias que devem ser empregadas, realizar testes e lançar o app.

Não cometer erros na criação do seu aplicativo é fundamental para garantir uma boa usabilidade, impactar positivamente a experiência do usuário e engajá-lo. Então, neste post, vamos mostrar cinco dicas para evitar falhas na hora de desenvolver seu app. Confira!

1. Defina uma persona

Muitas empresas focam o nicho e o público-alvo do aplicativo, mas não criam uma persona. Essa negligência pode levar a um programa que não atende às demandas reais do usuário final.

Para criar a persona do app, é necessário construir um personagem fictício, levando em consideração dados e informações precisas sobre o comportamento e os desejos dos potenciais clientes. Com isso, o desenvolvimento do app é direcionado para as peculiaridades do usuário, facilitando a adesão da sua proposta e de suas funções.

2. Garanta o foco do produto

Um pensamento equivocado na hora de construir aplicações é de que quanto maior o número de recursos, mais pessoas vão utilizá-las. No entanto, deve-se ter em mente que um aplicativo não se torna popular por oferecer diversas funções, mas sim por solucionar um problema de forma eficiente.

A integração de todas as features presentes no seu site ao seu app, por exemplo, pode torná-lo confuso. O ideal é optar por um conjunto de recursos focado e minimalista, que otimize a navegação entre as telas e, consequentemente, a experiência do usuário.

3. Crie protótipos

A criação de um protótipo — modelo inicial do app — é indispensável para prevenir erros, além de ser crucial para validar as ideias e os conceitos do seu projeto. Desse modo, a empresa não corre o risco de investir tempo e dinheiro em um projeto que não se mostra viável.

Além disso, o protótipo traz agilidade para o desenvolvimento do app. O motivo é que, ao testá-lo na prática, a equipe de programação passa a responder rapidamente e de maneira mais efetiva às necessidades detectadas.

4. Faça testes

Aplicar testes apenas na finalização do aplicativo pode gerar uma grande dor de cabeça para o seu time de programadores. Isso porque a correção de eventuais falhas e bugs se torna mais difícil, o que aumenta as chances de o app não entregar a usabilidade prometida ao seu público.

Sendo assim, é altamente recomendado testar a aplicação em todas as suas etapas de desenvolvimento, a cada nova função integrada — iniciativa que contribui para a rápida identificação e correção de problemas. Alguns dos testes que devem ser realizados são:

  • compatibilidade: verifica se o aplicativo apresenta algum problema de computação com o sistema operacional em que será executado;
  • mobilidade: checa a comunicação do app com outras aplicações;
  • usabilidade: analisa a otimização da solução para a experiência do usuário final;
  • desempenho: aponta gargalos no sistema, prevê o tempo de resposta para os comandos acionados pelos usuários e levanta informações para melhorar o funcionamento do aplicativo;
  • sincronismo: mensura a eficiência do compartilhamento de dados entre o app e outros sistemas;
  • segurança: mostra se os dados pessoais e sensíveis utilizados na plataforma estão seguros;
  • funcional: avalia se as funções definidas como requisitos no projeto inicial foram implementadas com sucesso.

5. Foque a evolução do produto, e não a correção de bugs

O desenvolvimento de um aplicativo não termina quando o produto é concluído e lançado no mercado. Se for assim, a solução pode se tornar desatualizada e deixar de corresponder às demandas dos seus usuários, fazendo com que migrem para outros apps.

É preciso se preocupar com designs, bem como com os fluxos de usuários do app. Nesse sentido, é indicado aplicar testes A/B, que comparam as versões da solução com o intuito de aprimorar o seu desempenho continuamente.

As dicas citadas aqui eliminam riscos e falhas no desenvolvimento de apps. Outro ponto vital para o bom desempenho e a produtividade da sua equipe de programação é investir em testes automatizados, que padronizam a avaliação do aplicativo, registram todos os testes aplicados e os resultados obtidos, melhorando o controle de qualidade do processo.

Gostou deste post? Siga a nossa página no LinkedIn e fique por dentro do mundo da tecnologia!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conecte-se conosco. Estamos aqui para ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Preencha o formulário ao lado para saber mais.


    * Todos os campos são obrigatórios


    Termos e condições de privacidade