A computação em nuvem tem superado as aplicações embarcadas nas máquinas em diversos aspectos — velocidade, escalabilidade, estabilidade etc. — e se tornado a base da transformação digital. A partir da evolução do conceito para a cloud native, há uma tendência de aperfeiçoamento ainda maior dessas capacidades.
Que tal descobrir como utilizar essa tecnologia na sua empresa? Neste post, vamos te contar as principais informações sobre esse assunto. Bora conferir?
Afinal, o que é cloud native?
Trata-se de uma evolução da estratégia de TI cuja infraestrutura permite que os recursos usados estejam na nuvem. Nessa nova abordagem, os programas não são apenas adaptados para rodar nesse formato, mas desde seu desenvolvimento, sistemas, plataformas ou serviços são planejados e criados 100% em cloud.
Isso significa que a maneira como funcionam nesse modelo de computação é seu padrão de excelência, sem perdas de desempenho. Para tanto, são adotadas tecnologias e metodologias que permitem realizar todos os processos de programação — construção, provisionamentos, execução e gerenciamento — já desse modo.
Dessa forma, a cloud native apresenta características únicas como:
- aplicativos orientados para microsserviços, em que cada ação pressupõe uma entrega de valor;
- armazenamento em contêineres, compartimentalizando e dinamizando os fluxos;
- estruturas e linguagens específicas para cada funcionalidade, obtendo o melhor resultado;
- foco em dispositivos móveis, para alcançar a máxima otimização;
- design planejado para aprimorar a experiência do usuário, viabilizando uma performance satisfatória;
- entrega contínua de melhorias, garantindo aperfeiçoamento, flexibilidade, atualização, renovação e escalabilidade.
Como adotar a cloud native na sua empresa?
Se a cloud native é um modelo em que o desenvolvimento de recursos e soluções deve acontecer desde o início em nuvem, usá-la em prol do negócio significa mudar a forma como a aquisição de novas tecnologias acontece na empresa. Veja, a seguir, os principais passos para começar essa transformação.
Entenda as necessidades da empresa
A computação em nuvem apresenta diversas aplicações no ambiente de negócios. Desde a hospedagem e o gerenciamento do e-commerce, passando por oferecer um ambiente de trabalho virtual, até rodar todos os sistemas da empresa nesse formato.
Essas possibilidades contribuem para o crescimento corporativo, e a tendência a longo prazo é que mais empreendimentos operem seus recursos totalmente nesse modelo. Mesmo assim, nem toda organização precisa fazer essa transição completa agora.
Priorizar é o melhor caminho para que migrações e adaptações ocorram sem dificuldades ou danos. Assim, é fundamental saber quais são as reais e urgentes necessidades da sua corporação.
Faça um planejamento
A partir da análise das necessidades do empreendimento, já é viável elaborar um plano de ação — a começar pelos objetivos e pelas prioridades de adotar a cloud native, seguido pelo planejamento operacional dessa transição. Para isso, defina etapas, responsabilidades, padrões e regras a fim de minimizar problemas.
A falta de um guia para esse projeto reduz os efeitos positivos desse modelo de computação, dificulta a adaptação dos colaboradores e desvia o foco do que realmente agrega para a sua empresa.
Invista no modelo DevOps
O modelo DevOps incentiva a colaboração entre desenvolvedores e equipe de suporte ao consumidor, possibilitando mais agilidade tanto nas respostas a dificuldades dos usuários quanto nos processos de melhoria contínua da aplicação, da plataforma ou do serviço.
Por meio de uma constante troca de informações, baseadas nos feedbacks recebidos pelo time de apoio às operações, quem cria e atualiza os recursos se torna capaz de focar o que é um problema, fornecendo entregas frequentes de aprimoramentos.
Pense em soluções independentes que podem trabalhar juntas
Como visto, contêineres e microsserviços são duas das principais características do desenvolvimento cloud native. Mas para aplicá-los com maestria, é fundamental que os programadores pensem em soluções, recursos e funcionalidades como serviços independentes sem deixar em segundo plano sua capacidade de funcionarem em conjunto.
Ou seja, não se trata de construir sistemas cujos módulos se conectam para cobrir todos os processos empresariais. A ideia é pensar em cada elemento como uma entrega completa e plenamente funcional sozinha, porém capaz de ser implementada em um contexto mais amplo.
Quais são os benefícios da cloud native?
Adotar o modelo cloud native está ganhando destaque não somente por ser o próximo passo lógico na transformação digital pela qual o mercado está passando. Mais que ser parte do encontro entre tecnologia e negócios, esse formato traz diversos benefícios para as empresas que o utilizam. Tais como:
- rapidez de resposta às mudanças mercadológicas e evoluções constantes da TI, gerando vantagem competitiva para a corporação;
- melhor direcionamento, compatibilização e uso dos recursos disponíveis a fim de obter o máximo desempenho somado à experiência ideal;
- redução de ações ineficazes ou desnecessárias realizadas pelos desenvolvedores, oportunizando o foco no que é importante para o usuário;
- aumento da velocidade com que o empreendimento adota ou cria inovações;
- mais escalabilidade e versatilidade para atender a necessidades específicas com agilidade;
- facilidade de construção, monitoramento, atualização e gerenciamento com custo menor;
- aumento de produtividade, performance, eficiência, colaboração e engajamento entre os envolvidos;
- crescimento da automação de processos, eliminando perdas em tarefas repetitivas e pouco úteis;
- maior confiabilidade, acarretando uma ampla percepção da qualidade e da satisfação por parte dos clientes.
Como uma empresa especializada pode auxiliar?
Alcançar todos os benefícios da cloud native depende de processos de implementação e uso bem estruturados. Assim, contar com uma empresa especializada para auxiliar vai otimizar o caminho. Afinal, elas têm a experiência que permite conhecer os gargalos mais comuns, preveni-los, minimizá-los ou evitá-los com eficiência.
Nós, da Engineering, atuamos com foco na transformação digital. Os mais de 40 anos de mercado e 12 mil colaboradores na Europa e na América são os principais indicativos do nosso know how. No segmento de computação em nuvem, oferecemos infraestrutura e serviços para embasar todo o projeto de migração de um empreendimento para esse novo modelo de negócio.
Se a computação em nuvem é um elemento primordial para a transformação digital, a cloud native é sua versão mais moderna e que ainda conta com diversos benefícios. Portanto, quem quiser sair na frente precisa investir nesse formato. Com as nossas dicas, fica fácil saber por onde começar.
Quer se aprofundar no assunto? Então, confira também como realizar uma transferência de dados segura com a cloud solution da Engineering.