O tempo em que as decisões eram baseadas no “instinto” deixou de existir, e atualmente vivemos uma era em que a informação é dominante!
Aqueles que sabem como usar ciência de dados e big data analytics são capazes de orientar as estratégias empresariais, desenvolver melhores produtos e serviços, reduzir custos e entregar diferenciais inovadores.
O mundo dos dados e das análises vive em constante aprimoramento, assim como qualquer outro setor. Novas tendências surgem conforme a tecnologia avança, tendo como premissa melhorar o uso de dados e a geração de insights.
Em 2023, tivemos muitas tendências de análise de dados e big data sendo aplicadas no ambiente corporativo. Atente-se a cada uma delas, pois poderão tornar sua empresa ainda mais inteligente e orientada a dados em 2024.
Boa leitura!
Conteúdo
ToggleTendências de ciência de dados e big data
Na era da informação, a capacidade de transformar dados em insights valiosos é fundamental para o sucesso empresarial. Abaixo, exploramos algumas das tendências mais relevantes no cenário da ciência de dados e big data.
Banco de dados em nuvem
Reunir, rotular, limpar, organizar, formatar e analisar dados são tarefas complexas e desafiadoras.
Para conseguir simplificar esses procedimentos e melhorar o gerenciamento de dados, plataformas baseadas em nuvem vêm sendo usadas cada vez mais e por mais empresas, para concentrar todos os dados, facilitar o acesso a eles e ampliar a proteção sobre data.
O Gartner estima que 85% das empresas estarão na nuvem até 2025, impulsionadas pelo desejo de aumentar a receita, acompanhar e participar da evolução tecnológica.
FinOps em alta
FinOps, sigla para Cloud Financial Operations, é uma abordagem que combina diferentes práticas e metodologias para facilitar o gerenciamento financeiro da nuvem.
O objetivo do FinOps é aumentar o valor comercial da nuvem, reduzir os custos e os recursos desnecessários da jornada para a cloud,além de ajudar os times de dados a identificar elementos e métricas de sucesso para aumentar o valor dos negócios.
O FinOps se tornou uma forte tendência porque muitas empresas têm apresentado dificuldades em controlar gastos com a nuvem. Para se ter ideia, no estudo Cloud Radar 2023, da Infosys, metade dos executivos alegou que monitorar os custos e prever gastos futuros são desafios complexos.
Segurança cibernética
Um estudo divulgado recentemente pela Fortinet, o Global Threat Landscape, mostra que a América Latina sofreu 63 bilhões de ações hackers nos seis primeiros meses do ano em 2023. Só no Brasil, esse número representou a impressionante marca de 23 bilhões de ameaças.
Por causa disso e do aumento da quantidade de dados coletados e tratados digitalmente, promover a segurança cibernética está se tornando cada dia mais importante.
Empresas terão que reforçar a proteção de dados e minimizar ao máximo os riscos provenientes de criminosos, a partir de tecnologias inteligentes e especializadas para reconhecer padrões perigosos nos dados e realizar a detecção de ameaças quase que instantaneamente.
LEIA TAMBÉM | 6 ameaças à segurança da informação e como proteger sua empresa
Análise preditiva
A análise preditiva é uma técnica que utiliza modelos estatísticos e algoritmos para extrair informações de grandes conjuntos de dados históricos e identificar padrões.
Aplicar essa técnica abre um leque de oportunidades para as empresas, desde reduzir riscos de operação até melhorar a eficiência operacional do time, personalizar ofertas e serviços e aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes.
Deep Learning
Deep learning é o termo usado para designar aprendizado profundo com redes neurais. Trata-se de uma forma específica de Machine Learning que usa mais dados e visa gerar resultados mais precisos a partir da simulação da maneira como o cérebro humano processa informações.
As aplicações de Deep Learning alcançam diversos setores e nichos e proporcionam alta capacidade de predição e insights ricos.
Relatório da Market Research Engine aponta que o mercado de Deep Learning será de cerca de US$ 25,50 bilhões até 2025.
Democratização de dados
A expectativa é que as empresas abracem cada vez mais a cultura data driven, capacitando todas as forças de trabalho para compreenderem a real importância dos dados e fazer bom uso deles.
Em pesquisa, a McKinsey descobriu que os modelos de negócio que tornam os dados acessíveis a todos os talentos têm até quarenta vezes mais probabilidade de dizer que a análise impacta positivamente a receita.
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial é outra tendência de ciência de dados e big data analytics, e talvez aquela que vem gerando maior impacto. É a partir dela que as empresas estão conseguindo analisar grande volume de dados e extrair insights rapidamente, muito mais do que seria possível no formato manual.
Usando princípios de Machine Learning, com algoritmos que ficam cada vez mais inteligentes à medida que são alimentados com dados, hoje é possível:
- Fazer previsões;
- Reduzir o tempo de trabalhos repetitivos;
- Orientar as equipes a atuar por meio de dados, independentemente de sua função e nível de conhecimento.
O presente e o futuro são dados. Saiba agora como se preparar!
Em uma era na qual a informação é dominante, as empresas que tiverem o controle sobre seus dados — e conseguirem extrair o máximo valor deles —, ganharão destaque no seu nicho de atuação e serão tratadas como referência por outras grandes marcas.
Para aqueles que ainda não investem em análise de dados e big data, ou não acompanham as fortes tendências tecnológicas, o futuro é incerto.
Afinal, à medida que o tempo corre, cada vez mais modelos de negócio se preparam digitalmente para usar os dados a seu próprio favor e orientar as estratégias empresariais.
Se você quer preparar a sua empresa para competir com outras orientadas a dados, você não pode perder tempo. Precisa contar com expertise e as soluções adequadas para acompanhar as tendências.
O DHuO Data é uma solução desenvolvida pela Engineering, empresa especializada em tecnologia e transformação digital. A partir da ferramenta você é capaz de escalar o poder de dados com Inteligência Artificial e ajudar seu negócio a obter o total controle sobre os dados.
Use dados para fundamentar suas decisões e melhorar a performance do seu time. Conheça o DHuO Data!