O que é FinOps e sua importância na gestão financeira

6 minutos para ler

Você sabe o que é FinOps? Essa abordagem pode ajudar a sua empresa a maximizar o uso de recursos na nuvem e, em contrapartida, reduzir os custos dessa utilização. Segundo o Gartner, mais da metade dos gastos com TI corporativa vão para a nuvem até 2025, chegando a quase US$ 1,8 trilhão. 

Para impulsionar a transformação digital, a inovação e a eficiência operacional, as empresas realmente precisam digitalizar processos e recorrer a serviços e mecanismos baseados na nuvem. Mas será que isso significa investir em cloud sem avaliar os custos e o consumo no ambiente em nuvem?

Para a jornada fazer sentido e a empresa ver seus investimentos gerando retorno, é necessário que ela maximize o valor do ecossistema cloud e pague apenas pelo que consome. Do contrário, os gastos podem sair do controle.

O FinOps é uma abordagem que utiliza práticas e metodologias para simplificar o gerenciamento e a governança financeira no uso da nuvem. Você já ouviu falar nessa estratégia?

No artigo explicamos o que é FinOps, seus desafios e vantagens, e qual a importância de implementar um programa cloud FinOps para a gestão financeira. 

Esperamos que goste! 

O que é FinOps?

FinOps, sigla para Cloud Financial Operations, é uma abordagem que combina diferentes práticas e metodologias para facilitar o gerenciamento financeiro da nuvem. O objetivo é aumentar o valor comercial da nuvem, reduzindo os custos e os recursos desnecessários da jornada para cloud.

Para obter sucesso em um programa de cloud FinOps, gestores financeiros e equipes de TI precisam seguir três fundamentos importantes:

1. Informar: envolve coletar, monitorar e visualizar os dados para conhecer e compreender a situação de uso da nuvem;

2. Otimizar: trata de potencializar o ambiente cloud, mantendo os serviços que são indispensáveis e desativando todos os recursos desnecessários; 

3. Operar: desenvolver uma cultura empresarial independente e econômica, a fim de promover a responsabilidade financeira e individual de cada usuário.

Benefícios da abordagem cloud FinOps

O grande benefício da abordagem cloud FinOps é o aumento do potencial da nuvem, com a empresa maximizando os recursos e as funcionalidades usadas no ambiente. 

Fora isso, outros benefícios que merecem ser destacados incluem:

Maior eficiência operacional: ao aumentar o potencial do ecossistema em nuvem, os usuários conseguem desempenhar suas atividades com muito mais agilidade e eficiência;

Redução de tempo nas entregas: com a maior eficiência operacional, a empresa passa a entregar produtos e serviços em menos tempo e com mais qualidade;

Maior colaboração e comprometimento: os usuários passam a compreender que são responsáveis pelo consumo na nuvem, e que todos devem contribuir para o melhor uso dos recursos;  

Geração de economia e contenção de gastos: a empresa passa a pagar apenas pelo que consome, impedindo que novos custos ou gastos desnecessários integrem o seu orçamento;

Maior visibilidade e transparência: ao facilitar o controle da nuvem, gestores financeiros conseguem entender melhor onde estão sendo alocados os investimentos e quais serviços estão gerando desperdícios.

LEIA TAMBÉM | Veja como aumentar a escalabilidade com Cloud Computing

Práticas e metodologias

A abordagem FinOps utiliza diferentes práticas e metodologias para facilitar o gerenciamento financeiro do uso da nuvem. Abaixo, selecionamos aquelas que consideramos mais importantes para obter sucesso em um programa cloud FinOps. Confira!

1- Definir políticas, processos e controles para o gerenciamento dos recursos

É por meio dessas diretrizes que a equipe vai compreender quais recursos devem ser utilizados, provisionados e qual é o limite de uso desses recursos. Essa prática também contribui para que a empresa distribua os gastos na nuvem de forma estratégica. 

2- Planejar e orçar os custos para diferentes cenários e níveis de consumo

Essa prática impede gastos excessivos, limitando os custos apenas ao que faz sentido no momento. Aqui, gestores financeiros e equipes de TI precisam avaliar quais são as metas e os objetivos de negócio e, em cima dessa análise, estimar os custos para diferentes cenários e níveis de consumo.  

3- Acompanhar os custos e analisá-los continuamente

Metas, projetos e objetivos são cíclicos, então é importante acompanhar os custos para identificar oportunidades de economia e otimização. Nesse caso, deve-se recorrer aos dados e indicadores de desempenho (KPIs), pois os números ajudarão a identificar padrões de consumo e áreas de desperdício.   

LEIA TAMBÉM | Anonimização: Como o cloud ajuda no cumprimento da LGPD

Desafios e soluções em FinOps

Quando falamos em nuvem, é importante reconhecer que o ecossistema é complexo e possui desafios. No caso do programa FinOps, os obstáculos estão concentrados em conseguir:

• Enraizar uma cultura voltada para a otimização dos custos na computação em nuvem;

• Estreitar a colaboração com as equipes de TI e engenharia para avaliar as necessidades reais sobre os recursos;

• Coletar dados precisos acerca dos gastos na nuvem;

• Fazer análises detalhadas para identificar melhores oportunidades de otimização;

Otimizar o gerenciamento de infraestrutura cloud;

• Acompanhar continuamente todos os custos.

Existem, no entanto, medidas que podem ser adotadas pelas empresas para superação desses desafios. São elas:

Tornar todos os custos da nuvem visíveis: para mostrar aos usuários o quanto suas decisões impactam financeiramente a empresa e qual o grau de importância ao melhorarem o uso de serviços em nuvem; 

Estimular a responsabilidade individual: para que cada usuário tome decisões de custos sensatas e adequadas para sua própria carga de trabalho;

Manter foco nos objetivos e metas: para que os investimentos não extrapolem o planejado e a empresa consiga cumprir suas metas e objetivos sem arcar com custos novos ou desnecessários em nuvem;

Promover uma cultura de aprendizado e crescimento: para que todos os usuários continuem progredindo na utilização da nuvem, ao mesmo tempo que se mantêm conscientes e responsáveis por suas decisões. 

Utilizar ferramentas inteligentes: para otimizar e automatizar os procedimentos relacionados ao gerenciamento de infraestrutura cloud.

Iniciar uma jornada em nuvem pode ajudar a empresa a sair na frente, mas cuidado! É importante construir uma estratégia que considere seus objetivos de negócio, bem como todos os custos envolvidos na migração e o consumo em nuvem. Conte com profissionais que amam e possuem expertise comprovada em cloud. Conheça as melhores soluções em nuvem com a Engineering!

5/5 - (1 avaliações)

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conecte-se conosco. Estamos aqui para ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Preencha o formulário ao lado para saber mais.


    * Todos os campos são obrigatórios


    Termos e condições de privacidade