Bastante difundido mundo afora, o Scrum é uma metodologia ágil utilizada no desenvolvimento de softwares. Nele, as etapas do projeto são separadas em Sprints a serem executados em ordem, e as funções estão centralizadas no Scrum Master (líder da equipe), no Product Owner (dono do produto) e no Team (equipe). Para o sucesso do início ao fim da jornada, investir em certificações Scrum é fundamental.
À primeira vista, o uso do Scrum pode encontrar algumas barreiras na empresa, principalmente em relação à falta de conhecimento sobre a condução adequada da metodologia. Quando isso acontece, as chances de o projeto desandar no meio do caminho são altíssimas. Nesse sentido, as certificações na área são indispensáveis para a implementação e a solidificação da ferramenta no ambiente de trabalho.
Pensando nisso, vamos apresentar neste post as certificações Scrum mais importantes do mercado e como obtê-las. Confira!
Quais são as certificações Scrum que você precisa conhecer?
Cada vez mais comum no universo de TI, o Scrum virou um dos pilares para o desenvolvimento de softwares, devido à sua eficiência para o gerenciamento de projetos. Diante disso, o domínio da ferramenta se tornou obrigatório para profissionais que almejam se destacar na área. Veja, a seguir, algumas das principais certificações Scrum e como obtê-las.
Professional Scrum Master (PSM I) – Scrum.org
Sem dúvidas, essa é uma das certificações mais famosas quando falamos de Scrum. Além disso, trata-se do primeiro nível de certificações disponibilizado pela Scrum.org — instituição que recebe o apoio de Jeff Sutherland e Ken Schwaber, os criadores do framework, e que mantém o guia oficial do Scrum atualizado.
Tendo em vista que é uma formação básica, o participante tem acesso aos conhecimentos considerados fundamentais para trabalhar com a metodologia. Porém, não é por isso que o material é fácil de ser estudado — inclusive, existe a possibilidade de reprovação por não atingir a performance estipulada.
Para tirar a certificação, é altamente recomendado fazer um curso preparatório. Em seguida, você deve se inscrever no Scrum.org, pagar a taxa de U$ 150 e realizar a prova. Vale dizer que o conteúdo só é disponibilizado em inglês, então é necessário ter familiaridade com o idioma.
Certified Scrum Master – Scrum Alliance
Assim como a instituição anterior, a Scrum Alliance é renomada na área, o que significa que a sua certificação é bem-aceita no mercado de trabalho. O Certified Scrum Master é a certificação mais comum, mas há testes de vários níveis.
As vantagens da CSM são a sua popularidade no mercado nacional, a sua oferta em português e o seu nível de complexidade mais simples. No entanto, o profissional só pode solicitar o teste depois de receber um treinamento oficial, que custa em torno de R$ 2 mil. Além disso, quando o certificado vence, é preciso arcar com uma taxa de renovação.
Agile Scrum Foundation – Exin
Classificada como independente, a Exin oferece certificações em Scrum há pouco tempo. Todavia, a Agile Scrum Foundation já ganhou espaço no mercado de desenvolvimento de soluções e é vista com bons olhos pelas empresas.
O teste da ASF pode ser realizado em português, por um preço acessível. Portanto, vale bastante a pena, uma vez que demanda um investimento relativamente baixo e apresenta um nível satisfatório quanto à avaliação do conhecimento.
PMI Agile Certified Practitioner – PMI
Em se tratando da gestão de projetos, o Project Management Institute (PMI) é um dos nomes mais respeitados na área. O PMBOK, guia desenvolvido pela instituição, é uma das maiores referências no assunto.
Nesse caso, a PMI Agile Certified Practitioner não está centrada apenas no Scrum. O seu foco é trabalhar metodologias ágeis. Por isso, além do Scrum, aborda Lean, Kanban, entre outras ferramentas de gestão de projetos.
Sendo assim, trata-se de uma certificação completa, que permite ao profissional expandir os seus conhecimentos. O conteúdo do teste verifica a compreensão da pessoa sobre os princípios e conceitos de gerenciamento ágil de projetos. Essa certificação custa, em média, R$ 2.984,66.
Quais são os benefícios da certificação Scrum?
Ao tirar uma certificação Scrum, você adquire conhecimentos e habilidades que potencializam não só os seus resultados pessoais, mas também a performance dos profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto. Descubra quais são os benefícios desse investimento.
Aumenta a produtividade da equipe
O certificado para Scrum Master permite que você conquiste competências indispensáveis para liderar projetos dentro dessa metodologia ágil. Na prática, isso significa mais facilidade para orientar o seu time, fazendo com que cada figura colabore de forma eficaz e motivada.
Melhora a compreensão do cronograma do projeto
A falta de entendimento sobre o funcionamento do Scrum pode colocar tudo a perder em um projeto alicerçado nessa metodologia. Fazer o treinamento de uma certificação específica prepara todo o time para compreender melhor o cronograma do projeto e assegura a fidelidade ao framework.
Possibilita produtos entregáveis e com qualidade
Quanto maior for o conhecimento em Scrum, mais facilidade o gestor e a sua equipe terão para desenvolver produtos entregáveis e com alta qualidade, fugindo de processos engessados ou desorganizados, que comprometem os seus resultados. Isso favorece a satisfação de clientes e stakeholders do projeto.
Quem deve obter uma certificação Scrum?
De modo geral, as certificações Scrum podem ser tiradas por qualquer pessoa que tenha interesse em trabalhar com a metodologia. O certificado de Scrum Master, por exemplo, pode ser solicitado por analistas de negócios, engenheiros de software, gerentes de projetos e qualquer outro participante de um time pautado pelo método.
Embora seja mais aplicado no ambiente de tecnologia, o Scrum pode ser reproduzido em diferentes setores, como marketing e recursos humanos. Logo, nada impede que profissionais desses segmentos busquem uma certificação.
O processo de obtenção da maioria das certificações é semelhante: basta se cadastrar na plataforma da instituição escolhida e pagar a taxa de participação. A partir daí, a pessoa faz o treinamento e posteriormente o teste, que tem cerca de 50 perguntas a respeito da metodologia. Se aprovada, ela deve aceitar o contrato de licença e preencher o formulário do seu perfil para ser considerada um membro da certificação obtida.
Agora que você conhece as certificações Scrum, já pode escolher a que mais se adéqua aos seus objetivos e investir na sua formação. O conhecimento na metodologia melhora o seu desempenho na condução ou participação em projetos conduzidos pela metodologia ágil, além de impulsionar a sua carreira.
Achou este post interessante? Siga o nosso perfil no LinkedIn e acompanhe mais conteúdos relevantes para a sua vida profissional!