O atendimento digital não é alternativa, é uma obrigação hoje em dia. A transformação digital já impactou o mercado há um bom tempo, mas a pandemia de COVID-19 apareceu como um alerta.
A principal pergunta para refletir é: por onde o seu cliente te procura? Ele ainda está disposto a sair de casa e bater de porta em porta para pesquisar sobre serviços e produtos? Entenda!
O que é atendimento digital?
O atendimento digital é um aprimoramento de comunicação com o cliente, em que a principal ferramenta é a internet. Há outras ferramentas, porém, essa é considerada a principal.
Hoje, fala-se em um novo normal. Significa que o cliente prioriza suas pesquisas, interações e compras por meio virtual. Assim, para sobreviver, o negócio precisa de mecanismos inteligentes de atendimento por esse canal.
Quais as principais soluções de API para atendimento Digital?
Há diversas soluções de API que são extremamente úteis para as empresas implementarem ou aprimorarem os seus serviços de atendimento digital. Veja a partir de agora, algumas das principais.
DHuO
A solução DHuO API conta com uma gestão multi-gateway que acelera o crescimento em ambiente distribuído e heterogêneo, fazendo com que o desenvolvimento seja rápido, seguro e eficiente. Entre as principais vantagens dessa tecnologia, destacamos:
- design e governança para o ciclo de vida de APIs;
- gateway runtime entre as aplicações de clientes e sistemas de back-end;
- externalização de APIs para desenvolvedores e parceiros por meio de portais customizáveis; dentre ourtas
CX / UX
As APIs também são fundamentais para desenvolvimentos de CX e UX. Proporcionar uma experiência customizada e on demand é uma estratégia que gera alto valor para clientes.
IA
O uso de APIs para desenvolvimento de negócios também é perfeito para implementação e aceleração do uso de inteligência artificial por meio de ferramentas como chatbot, machine learning, dentre outras.
Quais as principais vantagens?
Há diversas vantagens na implementação de um atendimento totalmente digital. A partir de agora, veremos como é possível obter benefícios com essa prioridade para os negócios. Acompanhe!
Aumento da satisfação dos clientes
A satisfação é um dos pontos cruciais para os clientes. Muitas pessoas simplesmente abandonam uma compra por conta do mal atendimento digital. Hoje, isso significa, necessariamente, encontrar canais virtuais organizados, práticos, rápidos e eficientes. O telefone perdeu um pouco de espaço para outros canais como:
- blogs;
- sites;
- redes sociais;
- aplicativos de mensagens instantâneas.
Concluindo, o que os clientes querem hoje são respostas rápidas no WhatsApp, informações relevantes em sites e blogs, acesso responsivo para smartphones, entre outras possibilidades, para gerar uma interatividade altamente satisfatória.
Redução dos custos operacionais
Os custos de infraestrutura física certamente impactam uma porcentagem significativa do budget empresarial. Um atendimento presencial conta não só com funcionário, mas sala, mobília, climatização, entre outros custos altos para o negócio.
Em um atendimento digital, toda essa infraestrutura é transferida para o meio virtual, proporcionando mais qualidade, rapidez e disponibilidade. Um bom exemplo de uma redução expressiva de custos é a comparação da alocação de um atendente para trabalhar no final de semana e um chatbot que fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Você ainda tem dúvidas que o último seria mais barato?
Crescimento das vendas
Vamos continuar com o exemplo anterior. Que tal um desejo de compra 1h45min da madrugada de sábado para domingo? Seria mais fácil manter um funcionário 24 horas ou um robô para atender esse cliente?
Ainda mais do que isso. Por meio de um atendimento digital é possível vender por qualquer canal online. Marketplaces, sites, chatbots, e-commerces, live commerces, só para citar alguns. Dá para vender em quantidade e qualidade.
Por que o atendimento digital se transformou em tendência?
Se você ainda não conhece o conceito de jornada digital, essa é a principal resposta a essa pergunta. O cliente agora segue um caminho especialmente virtual até a decisão de compra. Nesse cenário, os dados são fundamentais para entender os seus passos e promover uma boa experiência até a compra.
Significa que se o gestor não tiver os melhores mecanismos e um bom desenvolvimento de ferramentas para proporcionar o melhor atendimento ao usuário por canais virtuais, simplesmente perderá uma boa parcela de vendas.
Neste post, você entendeu o conceito e a importância do atendimento digital para os negócios. Além disso, descobriu suas vantagens e por que ele se tornou uma tendência inevitável para a gestão de clientes.
E você, o que acha do atendimento digital? Ele realmente atende as expectativas do cliente moderno? Comente!