O dia de trabalho está perfeito até que de repente o seu mouse pifa. Não há nenhum reserva e, neste momento, vem à tona um fator fundamental para facilitar a vida de pessoas com algumas dificuldades: a acessibilidade digital.
É lógico que a transformação digital afetou demais a humanidade e que todas as estratégias empresariais têm se concentrado nesse universo. Por isso, abdicar de boas práticas de acessibilidade pode até limitar o potencial do seu público.
E vale a pena mesmo? Por que fazer isso? Será que é muito complexo? Quanto de tecnologia é necessário para ter uma estrutura digital de verdade? Confira agora neste post!
O que é acessibilidade digital?
Bem, chamamos de acessibilidade digital um conjunto de boas práticas que auxiliam usuários com alguma dificuldade físico-motora a navegarem online. Essa estratégia é fundamental para alcançar essas pessoas e trazer uma série de benefícios para a sua organização.
Talvez alguém possa cometer o equívoco de achar que apenas pessoas com esses problemas têm dificuldades de acesso. Porém, o exemplo acima de um mouse pifado seria bem interessante para mostrar como a acessibilidade pode ser importante. Tente navegar apenas com o teclado agora. Parece bem difícil, concorda?
Agora vamos imaginar que um potencial cliente se interessou bastante pelo seu negócio, mas sua conexão está com problemas técnicos e muito lenta. Então, será que um site pesado vai ajudar esse lead? Neste momento, talvez você esteja coçando a cabeça e pensando: é preciso pensar em acessibilidade digital.
Como esse conceito funciona?
Basicamente, tornar o seu site acessível é considerar todas as pessoas na hora de planejar sua página. Questões simples, porém fundamentais, são aplicadas para tornar a navegação mais fácil. Alguns exemplos são:
- descrições em imagens;
- textos disponíveis em áudio;
- contraste de cores adequado;
- tipografia legível;
- layout bem-feito.
Não é necessário inserir grandes programações para que isso aconteça. Basta criar um bom checklist e considerar o máximo possível de recursos para tornar o site mais acessível a qualquer usuário. Veja agora algumas das melhores práticas.
Crie experiências positivas
Uma das melhores formas de aprimorar a acessibilidade do seu portal é usar a criatividade para oferecer experiências agradáveis ao seu perfil de usuário. Conjuntos de cores apropriadas, conteúdos divertidos, beleza no design e rapidez de acesso são alguns dos pontos que colaboram para que essa experiência seja ótima.
Demonstre empatia
Vá além e pense como seria se você estivesse do outro lado. Imagine todas as dificuldades enfrentadas e procure desenvolver recursos facilitadores. Demonstre que você se importa com qualquer tipo de usuário e procure atender a todos com o máximo de carinho e atenção.
Destaque-se
Observe não só o que o seu público busca, mas também o que a concorrência está fazendo e, a partir daí, estabeleça diferenciais competitivos. Faça com que sua home chame a atenção positivamente.
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Como aplicar a acessibilidade digital?
Até aqui, mostramos algumas teorias fundamentais na aplicação de acessibilidade digital. Nos tópicos abaixo, você vai conferir as principais ações para uma implementação bem-sucedida.
Saiba mais sobre as tecnologias assistidas
Já há vários sistemas que consideram o comando por voz. O próprio Google é um deles. Esse é apenas um dos mecanismos que facilita a navegação pelos usuários em situações de correria e dificuldade para digitar.
Pessoas com deficiência podem operar em softwares com leitores de tela, compreensão de conteúdo em libras e vários outros aplicativos úteis. Essas são as tecnologias assistidas que precisam ser implementadas no seu ambiente online.
Crie conteúdos multiplataforma
Cada um tem sua particularidade. Enquanto alguns amam ler, outros só conseguem compreender conteúdos em vídeo. Há ainda aqueles que não podem se concentrar em uma tela e precisam ouvir o conteúdo.
A ideia de multiplataforma é justamente diversificar e combinar esses ambientes para proporcionar o máximo potencial de exibição para os usuários online. Um fator importantíssimo disso é o fato de que essa multiplicidade não só amplia a possibilidade de acesso, mas impacta também diretamente o ranqueamento SEO.
Evite figuras de linguagem
Uma leitura simples, objetiva, direta e descontraída é tudo o que o leitor espera. Ao usar uma figura de linguagem, você pode quebrar facilmente essa harmonia e prejudicar a compreensão.
Seguir uma linha de comunicação é fundamental, e considerar o entendimento para todos é o ideal. Outro ponto desfavorável a figuras de linguagem é a dificuldade de compreensão por parte de surdos, que geralmente enfrentam bloqueios com a língua portuguesa.
Use um vocabulário simples
Termos rebuscados, palavras muito complexas e linguagem muito formal podem aumentar a dificuldade das pessoas, e isso não vale só para usuários com deficiência. Uma palavra muito difícil pode até afastar o visitante e prejudicar a audiência do site.
Coloque legenda nos vídeos
Uma fala pode passar despercebida e prejudicar a compreensão de uma mensagem. Nesse caso, quando aplicamos legenda em vídeos, tanto melhoramos o entendimento como reforçamos a qualidade do conteúdo.
Usuários considerados surdos alfabetizados podem focar muito as legendas para terem a compreensão perfeita do vídeo. Outro fator interessante está na possibilidade de estudo do idioma. Enfim, são diversos benefícios alcançados.
Use descrições nas imagens
As descrições de imagens são úteis não apenas para identificar o que se deseja passar. Parece simples, mas representa mais um fator de ranqueamento e ajuda a elevar a credibilidade do seu site.
Além disso, as descrições facilitam a busca de usuários, ou seja, um conteúdo altamente importante pode ser encontrado por meio de uma descrição de imagem.
Por que pensar em acessibilidade digital?
Bem, se você estava pensando só em aprimoramentos e melhor visibilidade, pode se surpreender com o artigo 63 da Lei de Inclusão. Nele, é possível encontrar diretrizes para garantir o acesso ao seu site a pessoas com deficiência.
Como falado antes, o ranqueamento SEO também é um fator essencial para a competitividade digital. Dessa forma, pensar em acessibilidade digital é ampliar o potencial online da empresa.
Ok, não deixa de ser mais uma estratégia para aumentar o número de visitas, ser bem-visto e tudo mais. Agora vamos combinar uma coisa: a consideração com quem apresenta limitações traz significação, identidade e respeito com a marca. Por isso, pensar em pessoas deve ser sempre o foco de qualquer negócio.
A acessibilidade digital pode ser apenas a ponta de um iceberg. Que tal ter uma visão completa e entender de verdade o que é a experiência do usuário? Veja tudo o que você precisa saber sobre UX Design!