Cada vez mais popular nas áreas industrial e operacional, a Inteligência Artificial no setor financeiro também se tornou realidade nos últimos anos. Por meio dessa tecnologia, que se caracteriza por simular o raciocínio humano, é possível reformular processos, otimizá-los e torná-los mais eficientes e seguros.
Os sistemas que funcionam de forma inteligente coletam e analisam dados, aprendem sozinhos, geram respostas rápidas e tomam decisões mais acertadas. Quanto às atividades financeiras, a IA pode ser aplicada desde a detecção de fraudes até na automatização de pagamentos, além de permitir que a empresa proporcione uma experiência diferenciada aos seus clientes.
Neste post, vamos mostrar como a IA está impactando o setor financeiro, quais são as suas aplicações e os seus benefícios. Confira!
Qual a importância da Inteligência Artificial para o setor financeiro?
Segundo um estudo realizado pela PwC, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, a sociedade está chegando ao final da primeira onda de transformação digital, que se baseia na automação de processos e análise de dados. A tendência é que a próxima onda esteja alicerçada no uso de máquinas inteligentes, com sistemas que funcionam por meio de IA e facilitam as operações organizacionais.
Inicialmente, a Inteligência Artificial surgiu no setor financeiro como uma facilitadora de processos manuais, automatizando-os para que sejam replicados de maneira rápida e livre de erros.
Em seguida, com a capacidade de aprendizado das máquinas mais os algoritmos adotados pela Inteligência Artificial, essa tecnologia possibilitou a geração e a análise de dados em larga escala, melhorando a tomada de decisão e, consequentemente, a gestão dos negócios. Portanto, ela contribui para a redução de erros, falhas, fraudes e impulsiona os seus resultados.
Quais são as aplicações da Inteligência Artificial no setor financeiro?
Uma das principais características da Inteligência Artificial é a sua versatilidade, o que permite que seja aplicada de diferentes formas no setor financeiro. Pode-se desde reconhecer padrões e eventuais irregularidades até estabelecer uma relação mais próxima com o seu público-alvo. Veja exemplos de aplicações de IA na área financeira.
Análise de grandes volumes de dados
Os sistemas que trabalham por meio da Inteligência Artificial registram e analisam grandes volumes de dados instantaneamente, de maneira organizada e ordenada. Com isso, as empresas têm a oportunidade de estabelecer negociações mais eficientes e em menor tempo.
Uma vez que as companhias conseguem analisar dados com maior facilidade, torna-se mais prático fazer negociações quantitativas, que são aquelas que utilizam uma variedade de informações para checar padrões e apontar quais são as melhores conclusões do ponto de vista estratégico.
De modo direto, as ferramentas com IA podem avaliar os movimentos do mercado financeiro e, assim, apontar quais são as principais tendências da área.
Detecção de fraudes
Como você viu, as ferramentas compostas de Inteligência Artificial são capazes de analisar um grande volume de dados digitais. O resultado disso é uma identificação muito mais ágil de ações que estejam fora dos padrões operacionais da instituição financeira e, portanto, podem ser classificadas como fraude e neutralizadas rapidamente.
Isso é possível graças ao Machine Learning, um dos pilares da IA. Ele se caracteriza como um mecanismo que correlaciona quantidades enormes de informações, extrai conhecimentos para, a partir daí, tomar decisões.
Esse processo evolui gradativamente devido ao aprendizado profundo das máquinas e sistemas inteligentes, que possibilita a adaptação dos modelos operacionais, a fim de eliminar falhas e acrescentar segurança às transações financeiras.
Gestão de riscos
Em se tratando de uma empresa do setor financeiro, como bancos e demais instituições, embora seja impossível evitar todos os riscos, existe a possibilidade de restringi-los — fator indispensável para a sua segurança e o bom funcionamento. E é exatamente isso que você pode ter ao utilizar a IA, já que a tecnologia faz previsões que permitem à empresa se antecipar a possíveis problemas, sejam eles de ordem operacional ou estratégica.
Com a Inteligência Artificial, também é possível reduzir os esforços humanos, pois as máquinas avaliam e indicam riscos de modo automático, o que demandaria muito tempo por parte dos colaboradores se tivessem que analisar todas as variáveis do mercado financeiro de forma manual.
Atendimento aos clientes
Agilidade é um quesito crucial no atendimento prestado aos clientes. Afinal, se uma pessoa não consegue contato rápido com o seu banco, por exemplo, as chances de ela expor esse problema na internet e impactar negativamente a imagem da instituição são grandes.
Para se aproximar de seus clientes, as organizações financeiras podem oferecer a opção de autoatendimento dentro dos seus aplicativos digitais, como chatbots. Esse recurso simula o atendimento prestado por um colaborador, permitindo uma interação humanizada e eficiente.
Transações financeiras
Se encaminhar até uma agência física do seu banco é uma ação que acontece cada vez menos. A IA disponibilizada nos aplicativos das instituições financeiras possibilitam a realização de transações financeiras por meio do celular, em poucos segundos e o mais importante: com segurança. Dessa forma, os clientes não precisam mais se deslocar até uma agência bancária e encarar filas para fazer um simples depósito, efetuar pagamentos, entre outras atividades.
Quais são os benefícios da IA na área de finanças?
As organizações financeiras que adotam a Inteligência Artificial podem automatizar as suas operações, sem que isso implique perda de humanização do contato com o cliente. Mas não é só isso! A tecnologia inteligente potencializa a sua capacidade operacional, além de melhorar o direcionamento estratégico do negócio. Entenda quais são os principais impactos de implementar a IA no setor financeiro.
Proporciona conveniência
A implementação da Inteligência Artificial nas organizações financeiras não só otimizam as transações e operações, como também contribuem para a humanização do atendimento e, consequentemente, do relacionamento com os clientes. Na prática, isso significa que a tecnologia proporciona conveniência dos serviços para o seu público consumidor, já que a maioria dos processos podem ser realizados via digital, evitando que a pessoa tenha que comparecer a uma unidade física da instituição.
Melhora a tomada de decisão
Os sistemas com Inteligência Artificial que fazem análise e estruturação de dados favorecem a tomada de decisão baseada em informações variadas e seguras. Isso quer dizer que a empresa terá muito mais clareza e organização no momento de criar medidas e definir os caminhos a serem seguidos.
A capacidade da IA de interpretar um grande volume de dados estimula o desenvolvimento de produtos personalizados. Ao analisar as informações dos usuários das suas plataformas digitais, a instituição pode estabelecer melhorias para os serviços que já são oferecidos ou ainda criar alternativas de serviços sob medida para o perfil dos seus clientes. A análise dos produtos financeiros mais utilizados pelo consumidor, por exemplo, viabiliza a criação de ofertas com maiores chances de adesão.
Agrega segurança
Diariamente, hackers e agentes maliciosos tentam encontrar brechas para fraudar as transações digitais que acontecem nos sites e aplicativos das organizações financeiras. Sabendo disso, a IA utiliza sistemas que identificam e diferenciam os usuários robóticos dos usuários reais, checam credenciais, verificam eventuais logins alterados e corrompidos, além de emitir alertas instantâneos para a instituição e o cliente.
A aplicação da IA auxilia na identificação de ações suspeitas na conta ou perfil do cliente nas plataformas digitais. A tecnologia une Big Data e Analytics, que juntos reconhecem qualquer transação incompatível e ampliam a segurança das soluções disponibilizadas pela instituição.
Otimiza a experiência dos clientes
A automatização e a otimização das operações da companhia beneficiam diretamente o seu público consumidor, tendo em vista que a IA torna o atendimento bem mais ágil e eficiente. Um problema que seria resolvido apenas ao conversar com um colaborador em uma unidade física do banco, por exemplo, pode ser resolvido a qualquer hora com o atendimento automático.
A Inteligência Artificial no setor financeiro vem para desburocratizar processos e potencializar resultados. Ao somarmos a isso a sua capacidade de reduzir riscos, podemos dizer que a IA é indispensável para o desenvolvimento contínuo e a manutenção da competitividade das instituições financeiras. Para aderir às ferramentas de IA, é essencial buscar parcerias confiáveis. A Engineering oferece diversas soluções que se ajustam às suas necessidades.
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