Viver em um mundo real que se mistura com o digital não é mais coisa de ficção científica. A partir da realidade aumentada é possível integrar objetos e locais reais com itens que só existem virtualmente. Um exemplo disso são os famigerados Pokémons que todo mundo saiu caçando em 2016 por meio de um simples aplicativo.
Apesar de muito utilizada na área de games e entretenimento, a inovação também pode ser vista como uma ferramenta capaz de impulsionar os resultados de empresas de diferentes segmentos.
Então, quer tornar o seu negócio mais interativo? Fique aqui com a gente para entender o que é a realidade aumentada e quais são as suas aplicações!
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada (RA) pode ser definida como a tecnologia que promove a interação entre o mundo real e o virtual. Na prática, o conceito se dá a partir da sobreposição de objetos digitais às imagens físicas, permitindo que o usuário tenha uma experiência híbrida.
Para tanto, a RA é formada por um conjunto de tecnologias que viabilizam a mistura das informações disponíveis no local com os elementos virtuais. Isso só é possível graças ao uso de uma câmera responsável por escanear o ambiente de forma detalhada e posteriormente transferir os dados captados para o aplicativo que integra as duas dimensões.
Além disso, o recurso requer o uso de softwares robustos e GPS, que são essenciais para a interpretação dos dados coletados e, assim, dar origem ao objeto tridimensional. Em se tratando do game Pokémon Go, a realidade aumentada foi empregada com o intuito de construir um ambiente em que o jogador caça monstros virtuais dentro de espaços físicos.
Vale ressaltar que a RA não é a mesma coisa que a realidade virtual. A primeira faz com que o usuário interaja com elementos virtuais, enquanto a segunda tem como finalidade inserir a pessoa em um cenário todo projetado por um software, o que ocorre em espaços fechados e com o auxílio de óculos RV.
Como as empresas podem usar essa tecnologia?
O surgimento da realidade aumentada está relacionado aos códigos de barras em 2D, ou seja, ao QR Code. A novidade foi desenvolvida a partir do momento em que se notou que os códigos de barras tradicionais eram limitados e não atendiam mais à necessidade de inserir informações sobre o produto ou serviço.
Não demorou muito para que a tecnologia fosse aprimorada e migrasse para outros segmentos. Veja, a seguir, algumas das principais aplicações da RA no mercado.
Atendimento aos clientes
Que tal experimentar uma roupa sem sair de casa nem ter que trocar a vestimenta que você está usando? Essa comodidade já é garantida por meio da realidade aumentada, que possibilita ao cliente testar modelos de roupas diretamente no aplicativo da loja.
Antes de pintar o cabelo, por exemplo, também é possível checar como você vai ficar com a cor escolhida. A iniciativa contribui para que as marcas e os empreendimentos ampliem o alcance ao cliente, oferecendo novidades atrativas e que facilitam os processos de decisão de compra.
Treinamentos de equipe
Os treinamentos nas empresas não precisam ser monótonos. Pelo contrário: quanto mais interativos são, maior tende a ser o engajamento dos colaboradores. Com a RA, a área de recursos humanos pode estabelecer um novo patamar, com treinamentos totalmente interativos.
Afinal, existe a opção de trabalhar com conteúdos tridimensionais, que vão além do ambiente real. A equipe pode realizar ações mais próximas da realidade em relação a processos, produtos e serviços que fazem parte da sua rotina de trabalho.
Aplicação real do produto
O setor de vendas é um dos mais impactados pela RA, tendo em vista que o conceito cria aplicativos que garantem experiências diferenciadas ao público consumidor. Um app de uma loja de móveis é um exemplo: o cliente pode fotografar os cômodos da casa e visualizar como os produtos que pretende comprar ficam, se combinam ou não.
Diferentemente das roupas, que o consumidor tem a opção de experimentar no corpo, os móveis só podem ser testados depois de comprados, entregues e montados. Caso não combinem com o ambiente, nem sempre será possível trocá-los.
Sendo assim, a realidade aumentada é uma ferramenta poderosa para que o cliente veja os detalhes do produto, saiba como ele ficaria e se decida pela compra com o máximo de segurança. Quando o consumidor fica satisfeito, é mais provável que volte a comprar no futuro.
Aprimoramento da experiência
Um dos objetivos da RA é trazer um conhecimento imediato da realidade que está ao nosso redor. Para que isso aconteça, a tecnologia acrescenta elementos e informações relevantes no ambiente, gerando interação, além de criar oportunidades de realização das tarefas.
Basicamente, o usuário mergulha no universo digital para que consiga se comunicar com itens virtuais — fator que propicia uma experiência avançada e enriquecedora, já que dá para explorar melhor o item aumentado.
Adoção de novos modelos de trabalho
Assim como as demais tecnologias, a realidade aumentada também transforma o modo de trabalho, pois contribui para a modernização de processos e cria possibilidades de serviços e produtos. No campo médico, a RA tem modificado a forma de fazer diagnósticos e tratar doenças, por exemplo.
Por que investir em realidade aumentada?
Se você ainda não se rendeu à realidade aumentada, está na hora de começar a considerar a adoção dessa tecnologia, visto que abre portas para que o seu negócio possa inovar. Descubra bons motivos para implementar o recurso.
Oferece versatilidade
A tecnologia é considerada uma grande aliada para ações de marketing digital. Com a aplicação da RA, o cliente pode interagir com mercadorias, conhecê-las detalhadamente, sem necessitar do auxílio de um vendedor. Isso facilita o desenvolvimento de ações promocionais interativas e que engajam o público-alvo.
Outro ponto positivo é que se trata de uma ferramenta acessível, já que pode ser aplicada de variadas formas, tanto por empresas de médio porte quanto por organizações grandes, de todos os segmentos.
Possibilita a personalização de conteúdo
Um conteúdo personalizado é muito mais interessante e atrativo do que uma mera fotografia com a qual o usuário não pode interagir. Dessa maneira, a RA é uma das melhores ferramentas para promover a empresa, pois favorece um atendimento e uma comunicação adaptados ao cliente.
Estimula o pensamento tridimensional
Antes, os anúncios eram criados e exibidos a partir de uma interface bidimensional. Com a chegada da RA, tornou-se possível pensar em anúncios no formato 3D, o que aguça os sentidos dos clientes que passam a ter um contato experimental e realista dos produtos — aspecto que alimenta o desejo de comprar.
O crescimento do mercado que envolve a realidade aumentada está em disparada, tendo como alicerce a capacidade dessa tecnologia de transformar e impactar o modo como as pessoas interagem com o universo físico e digital e, assim, acessam experiências cada vez mais valiosas. Investir em soluções de RA significa inovar com baixa necessidade de programação e engajar mais usuários.
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