Investir na tecnologia em saneamento ambiental é sinônimo de saúde e bem-estar para a população, já que essa iniciativa amplia o acesso a serviços de qualidade e colabora para a preservação da natureza.
Bastante popular no universo das indústrias, a Inteligência Artificial (IA) também está sendo empregada na área de saneamento, ajudando a solucionar problemas antigos.
Com o crescimento acelerado das cidades, é necessário utilizar ferramentas que permitam às empresas de saneamento atender aos seus consumidores com o máximo de eficiência, garantindo a distribuição de recursos naturais de forma responsável.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar como a IA beneficia o saneamento ambiental. Confira!
Quais são os desafios do saneamento ambiental?
Quando se fala em saneamento ambiental, há três desafios que se destacam. O primeiro deles é a dimensão do Brasil, que tem população concentrada não só nos grandes centros urbanos, mas também em áreas remotas e de difícil acesso para serviços essenciais, como água e esgoto.
O segundo ponto que requer atenção é a falta de investimento na área pela iniciativa pública, o que faz com que muitas regiões enfrentem dificuldades para implantar um sistema de saneamento básico e aplicar melhorias contínuas nesse segmento.
O terceiro aspecto diz respeito à educação da população brasileira, que precisa ser conscientizada sobre o descarte de lixo nos lugares adequados, redução de desperdícios de água e a realização de ligações clandestinas, que acabam prejudicando a efetividade dos serviços de saneamento ambiental.
Como a IA tem sido utilizada no saneamento ambiental?
A Inteligência Artificial otimiza os processos das empresas, ajudando-as a ter mais controle sobre as suas operações e a oferecer mais praticidade para os seus clientes. Conheça, a seguir, algumas das formas que a IA já está sendo aplicada no setor de saneamento no Brasil.
Gestão de perdas
A ineficiência na rede de distribuição aumenta as taxas de desperdício de água, o que se deve às falhas que geram vazamentos e ausência de manutenção adequada. Pelo fato de as tubulações estarem localizadas embaixo da terra, as empresas têm dificuldade para identificar com rapidez as áreas de perda de água.
Nesse sentido, a Inteligência Artificial vem sendo empregada por meio de sistemas acústicos, sensores de pressão e imagens via satélite, além da análise de algoritmos, a fim de reconhecer e solucionar possíveis anormalidades na rede de saneamento ambiental e evitar desperdícios.
Autoleitura de consumo de água
As leituras de consumo de água demandam um profissional específico para esta atividade, chamado de leiturista. Como toda a atividade é realizada de forma manual, esse processo também está sujeito a erros que acarretam na insatisfação do consumidor em decorrência de cobranças indevidas.
Diante disso, já é possível contar com aplicativos com IA que fazem a autoleitura do consumo de água. A ferramenta reduz os erros de leitura, além de otimizar a experiência do cliente, dando a ele mais autonomia, já que pode verificar o seu histórico de consumo, checar anomalias e ficar por dentro de avisos sobre eventuais interrupções de fornecimento em sua região.
Rastreamento e coleta de dados
No geral, as empresas de saneamento lidam com uma enorme quantidade de dados que são provenientes de diferentes sintomas, fator que dificulta o acompanhamento de perdas e do desempenho dos serviços.
Com o auxílio da Inteligência Artificial é possível integrar e monitorar todas as fontes de dados da rede de saneamento, estabelecendo uma gestão mais eficiente dos processos de abastecimento. A alta disponibilidade de informações também possibilita a geração de insights em tempo real, bem como uma tomada de decisão mais estratégica.
Quais são os benefícios da IA para esse setor?
A adoção da IA no saneamento ambiental contribui para uma melhora do gerenciamento das atividades da área, o que inclui desde as operações de campo até os processos administrativos.
Isso porque as ferramentas inteligentes são capazes de modernizar a forma como as empresas atuam, garantindo que os recursos naturais sejam distribuídos com responsabilidade e cheguem até a residência do consumidor com qualidade.
Elas também otimizam a prestação de serviços, já que um vazamento pode ser facilmente identificado e solucionado, evitando longas horas de desperdício e desabastecimento para consertos, por exemplo.
A tecnologia em saneamento ambiental, em especial a IA, é uma poderosa aliada para assegurar à população brasileira o direito do acesso à água tratada e de qualidade, além de ajudar as organizações desse segmento a operarem de forma mais estratégica. Na prática, isso resulta em ações mais eficientes, preservação do meio ambiente e satisfação do consumidor final.
Achou este post interessante? Então chega mais e siga a nossa página no LinkedIn para conferir mais conteúdos valiosos sobre o universo da tecnologia!