Da forma como percebemos, o setor de telecomunicação é um dos mais tecnológicos e complexos do mundo, sobretudo se pensarmos no ponto de vista da infraestrutura das empresas desse segmento. Por isso, aproveitamos o momento para elaborar este material exclusivo sobre o tema, listando as aplicações de Big Data na telecom.
O objetivo é oferecer um panorama completo do uso dessa tecnologia. Caso não saiba, o Big Data surgiu a partir da sofisticação da ciência e da análise de dados, em que, hoje, é possível manusear, tratar e interpretar um grande volume de informações e, a partir disso, gerar insights diferenciais para otimizar a operação. Então, não perca tempo e acompanhe!
Quais as aplicações de Big Data em telecom?
Apesar de ser implementada em uma série de cenários e aplicações diferentes, a funcionalidade de Big Data é muito semelhante na maioria dos casos, em que a empresa, geralmente motivada por uma abordagem Data Driven, decide apostar na riqueza informacional dos dados para tornar sua operação ainda mais competitiva no mercado — entenda!
Previsão da performance
Boa parte das operações de telecom são 100% digitais e informatizadas e, portanto, podem ser quantificadas e monitoradas em tempo real. Com boas soluções de Big Data, é possível coletar, supervisionar e interpretar esses dados de desempenho operacional e, a partir disso, derivar a performance futura com um altíssimo nível de fidelidade.
Decisões mais estratégicas
O principal chamariz de uma operação Data Driven é que, como sugere o nome, tudo passa a ser orientado pelos dados. Com riqueza informacional, estratégia e estatística por trás de todas as decisões, as gestões percebem um aumento na precisão de seus investimentos e abordagens, minimizando perdas, reduzindo custos e eliminando ociosidades.
Melhora no atendimento
Assim como os dados podem analisar informações sobre a ineficiência operacional do negócio, modelos também podem ser utilizados para quantificar a satisfação do consumidor em todas as esferas de atendimento. A partir disso, é possível investir em UX (Experiência do Usuário) para qualificar a jornada, reduzir atritos e elevar a satisfação do consumidor.
Obtenção de insights
Além de observar a performance registrada, outra aplicação de Big Data, quando combinada a tecnologias como Inteligência Artificial, é derivar insights a respeito das práticas e métodos da operação, sugerindo alternativas e conclusões que só são possíveis de alcançar a partir de uma análise massiva de uma grande quantidade de dados.
Conhecimento do consumidor
Essa aplicação é um gancho da anterior, em que falamos sobre a melhora no atendimento. Atualmente, já existem muitas soluções que combinam UX e Big Data, utilizando o poder de observação e análise da ciência de dados para compreender os gatilhos do consumidor e introduzir essas noções nas suas interfaces de uso e interações com o cliente.
Segurança dos dados
Por último, mas também importante, a cibersegurança. Da forma como percebemos, essa é uma das áreas mais promissoras quando consideramos a importância da segurança digital e o potencial da ciência de dados. Em telecom, o Big Data é frequentemente utilizado como um instrumento de monitoramento, proteção e defesa.
Como você pôde ver, o uso de Big Data na telecom é um diferencial gigantesco. No fim das contas, o que realmente importa na hora de implementar essas tecnologias na sua operação é saber que você está contando com uma referência nesse mercado, recebendo uma consultoria especializada nessas tecnologias e suas aplicações.
Agora que você conhece as principais aplicações de Big Data na telecom, aproveite para enriquecer ainda mais a discussão sobre o tema. Você se lembrou de outro uso importante da tecnologia no setor? Então, aprimore o nosso bate-papo sobre o assunto, deixando o seu comentário abaixo deste post!