Imagine a seguinte situação: você se encanta pela estética e proposta de uma solução, mas na hora de utilizá-la acaba descobrindo que ela não contempla as suas necessidades. Essa frustração poderia ter sido evitada se o desenvolvedor do produto tivesse usado uma estratégia de User Experience (UX) eficiente, que garantisse experiências memoráveis ao usuário final do serviço.
Contar com as ferramentas certas, no momento certo, faz toda a diferença para a criação de soluções inovadoras e que realmente resolvam os problemas dos seus clientes. A partir de uma UX Suite, você passa a enxergar pela perspectiva do usuário e se torna capaz de entregar não apenas um produto, mas uma experiência diferenciada.
Do design à funcionalidade, cada detalhe de um produto em desenvolvimento é relevante. E é isso que a UX Suite da Engineering leva em consideração, pois oferece soluções completas para a criação de inovações em todos os setores de uma empresa, seja na área de vendas, seja no planejamento estratégico.
Neste post, fomos conversar com Samuel Carvalho, UX Manager, e Caroline Carmona, UX Coordinator da Engineering, que nos contam sobre a importância de definir uma estratégia matadora de User Experience. Confira!
O que é UX Suite?
Criada com o objetivo de otimizar o desenvolvimento de soluções, a UX Suite pode ser definida como um processo estruturado de 5 etapas de Design, cuja finalidade é entender as reais necessidades das pessoas e gerar propostas de valor, criar mecanismos atrativos para o usuário em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço.
‘’Seguindo as etapas da Suite é possível ter um olhar de ponta a ponta, além de testar e validar hipóteses antes mesmo de desenvolver uma linha de código’’, afirma Samuel Carvalho. Para tanto, a estratégia é dividida em 5 momentos:
- a descoberta de um problema e de como o abordar;
- a definição do desafio e qual o foco do projeto;
- a ideação para pensar fora da caixa e explorar soluções criativas;
- a prototipação da solução, construída e baseada em dados;
- os testes e validação com os usuários.
Além disso, a UX Design se caracteriza por ter uma abordagem ativa e interativa, conjuntos de artefatos flexíveis e relativamente simples. A sua dinâmica de execução também merece destaque, já que a estratégia pode ser aplicada de maneira subsequente ou isolada, podendo ser combinada ou adaptada de acordo com as particularidades do projeto.
Como o UX é aplicado na prática?
O usuário da futura solução é colocado como parte central do início ao fim do projeto. ‘’Na etapa de Descoberta temos um primeiro momento de entendimento, nessa fase mergulhamos de cabeça no tema, fazendo uma imersão profunda do problema que está relacionado ao objetivo do projeto. Essa é uma fase de conhecimento sobre necessidades, desejos e expectativas envolvidas’’, destaca Carolina Carmona.
Em um segundo momento, na etapa de Definição, é feita a escolha e definição de quais necessidades o time de desenvolvimento deve trabalhar — fator primordial para manter o foco e não produzir soluções que não tenham um objetivo claro.
Na sequência, vem a etapa da Ideação, em que os desenvolvedores devem criar ideias, propor e apresentar soluções inovadoras para o problema. Aqui, é a hora de arregaçar as mangas e explorar toda a sua criatividade, tendo em mente que não existe certo ou errado, desde que a visão de todos os integrantes da equipe seja verificada.
Com um conceito bem definido em mãos, partimos para a Prototipação, que é a etapa da construção inicial do produto. Segundo o UX Manager da Engineering, os protótipos ajudam a tangibilizar as soluções, trazendo-as do campo conceitual à realidade.
Por último, ocorre uma das etapas mais importes: o Teste de Usabilidade. Com a aplicação de testes pode-se promover experimentos breves com as prototipações, a fim de testar de forma rápida e barata possíveis soluções para determinado problema. Assim, conseguimos validar a solução por meio do resultado do teste aplicado. Após esse processo, o protótipo pode evoluir para um piloto e, por fim, para a implementação de novas ofertas ou serviços.
Qual a importância de adotar uma boa estratégia de User Experience?
Quando aplicado à estratégia da empresa, o UX possibilita a identificação de falhas no processo, oferece principalmente a descoberta de novas oportunidades e receitas, além de reduzir custos com a otimização de processos e aumento do faturamento.
‘’Sessões de workshops colaborativos acontecem durante as principais etapas da Suite, as dinâmicas carregam um forte viés interativo e isso contribui para a construção de uma base de conhecimentos solida, tornando a tomada de decisão uma ação de menor risco’’, aponta a UX Coordinator da Engineering. Veja outas razões indispensáveis para adotar a estratégia User Experience.
Aumenta a taxa de aquisição de clientes
Com a grande oferta de produtos existente atualmente, dificilmente uma pessoa insiste em continuar utilizando uma solução que não corresponde às suas necessidades. Certamente, você mesmo já abandonou o uso de um aplicativo, por exemplo, porque não entregou aquilo que prometeu, não é mesmo?
Por outro lado, se o produto proporciona uma boa experiência, a taxa de aquisição de clientes aumenta. Isso porque uma interação positiva com a ferramenta ou serviço desde o primeiro contato favorece a tomada de decisão do usuário e o estimula a continuar fazendo uso da marca do início ao fim.
Otimiza os recursos
As finanças da sua empresa também são diretamente beneficiadas pelo suporte de uma estratégia de UX. Inclusive, a ferramenta ajuda na eliminação de gargalos que estejam afetando o seu índice de lucratividade. Esse resultado é viável graças a uma pesquisa abrangente sobre o usuário, aplicação de um design de arquitetura da informação impecável e testes eficientes.
Dessa forma, a empresa entende detalhadamente o que o usuário necessita e faz entregas que se ajustam aos anseios do seu público. Na prática, isso evita o desperdício de recursos e de tempo em serviços que não agreguem valor ao consumidor final da solução.
Amplia as oportunidades
Uma das principais vantagens do UX Suite é, sem dúvidas, a ampliação de oportunidades para o negócio, o que envolve desde a criação de novos produtos até a análise e proposta de modelos de serviços ou a potencialização do valor criado pela empresa.
‘’O UX é capaz de aumentar as oportunidades de assertividade de um projeto pois alinha diferentes perspectivas e times em torno de uma mesma solução, facilita a compreensão do desafio por toda a equipe e ganha agilidade no desenvolvimento do produto, sistema ou serviço’’, pontua Samuel Carvalho.
Para Carolina Carmona, a estratégia também traz oportunidades de melhorias, uma vez que garante que o produto seja construído a partir da visão do usuário. Aprimora a performance do usuário e aumenta a exposição e alcance do produto. Sem falar que ainda abre espaço para as oportunidades de receita e de redução de custos, além de proporcionar meios de mensurar resultados das oportunidades.
Coleta informações
O processo de coleta de informações acontece de maneira planejada durante as atividades e dinâmicas previstas nos planejamentos de UX. Seja em sessões com o time, seja em sessões pontuais com algum stakeholder, essa via de comunicação acompanha praticamente todas as etapas da Suite.
A partir da necessidade do usuário, o time de UX tem o desafio de investigar e questionar os cenários utilizando diversos métodos de pesquisa, em sua maioria qualitativos e, assim, explorar o “como” e o “por que” que valida a oportunidade mapeada. A coleta e organização das informações permite que os profissionais com diferentes responsabilidades trabalhem de modo colaborativo, produtivo e harmônico.
Contribui para fidelizar clientes
A retenção de usuários é um requisito básico para qualquer empresa que almeja crescer. Para isso, é necessário analisar e levantar todos os gargalos, mapear tratativas para conter qualquer vazão a longo prazo.
A fidelidade dos clientes está relacionada à sustentabilidade do negócio, afetando sua capacidade de gerar receita. ‘’De acordo com um estudo publicado pela Forrester Research, contar com uma ótima interface do usuário pode aumentar a conversão de um site em até 200%. No entanto, quando falamos de um boa UX, essa taxa pode chegar a incríveis 400%. A pesquisa ainda diz que a usabilidade também interfere na satisfação dos clientes, podendo aumentar a intenção do usuário a pagar mais pelo serviço em 14,4%, diminui a resistência em substituir uma marca em 15,8% e eleva as chances de recomendar o produto em até 16,6%, acrescenta o UX Manager da Engineering.
Melhora a credibilidade da empresa
Quando utilizamos um serviço que satisfaz todas as nossas necessidades, ficamos com a sensação de ‘’nossa, esse investimento valeu muito a pena’’. Ao superar as expectativas no cliente, a empresa não sai ganhando apenas em termos monetários, já que isso agrega valor à sua marca.
A estratégia UX estreita a conexão entre a organização e o cliente — aspecto fundamental para o desenvolvimento de soluções que contemplem os anseios dos usuários de maneira consistente. Esse ponto de equilíbrio constrói um laço de confiança duradouro entre o cliente e a marca.
Quais são os diferenciais da UX Suite da Engineering?
O maior desafio de todo o time de desenvolvimento de projetos é focar na solução do problema certo. ‘’Com o apoio de UX, o desafio é detalhado e suas oportunidades são mapeadas de forma específica. Entender as necessidades do usuário/cliente, em vez de ir direto para a solução, é o que viabiliza as oportunidades de inovação. A abordagem do UX Design contempla a experiência dos diversos stakeholders, analisa as oportunidades de ponta a ponta da jornada e considera a viabilidade tanto do ponto de vista de negócio quanto da tecnologia’’, ressalta Carolina Carmona.
Partindo desse princípio, a UX Suite da Engineering é considerada completa, tendo em vista que atende todos os requisitos para uma entrega inovadora e completa. Ela pode ser aplicada em qualquer setor do negócio em que haja a necessidade de solucionar um problema ou criar uma proposta inovadora.
‘’O mercado digital é extremamente competitivo, os mesmos produtos são oferecidos em dezenas de sites ao redor do mundo. A concorrência deixa de ser local e passa a ser bem mais ampla. O Time de especialistas em UX Design da Engineering possui um vasto repertório com atuação em diferentes desafios e cenários’’, afirma Samuel Carvalho.
Portanto, o nosso User Experience ajuda você a analisar a experiência do usuário nos diferentes estágios da sua jornada, direcionando o negócio sobre as alternativas mais pertinentes quando o assunto é promover a satisfação do consumidor final.
Que tal conhecer melhor os benefícios da UX Suite da Engineering na prática? Solicite um contato agora mesmo!