Talvez você esteja pensando em UI design e UX design, sobre qual seria a melhor área para desenvolver seu produto. Será que eu posso usar as duas? Qual a mais apropriada para a experiência do cliente?
É fato que o foco no cliente deve desenvolver qualquer plano de negócios hoje em dia. Não dá para pensar em um produto ou serviço de excelência se ele não atinge os desejos do público-alvo.
Mas e se disséssemos que essas duas áreas são valiosíssimas para o usuário, podendo ser usadas isoladamente, em conjunto ou até se complementarem? Entenda!
O que é UI design?
UI design significa User Interface Design, ou design de interface do usuário. O objetivo dessa área é desenvolver uma interface fácil e agradável para o cliente. O profissional cria os elementos gráficos da interface de um produto ou serviço, o qual pode ser um portal online, um painel automotivo, um controle remoto, uma interface de aplicativo etc.
Também chamado de visual designer, esse profissional é especialista em criar elementos gráficos com artes simples, mas envolventes para o usuário, trazendo conforto, usabilidade, eficiência e facilidade ao mesmo tempo. Ao desenvolver interfaces, o UI designer se baseia em quatro pilares fundamentais:
- os botões, que devem ser ergonômicos e estar posicionados de forma acessível ao usuário;
- a tipografia, que se refere ao estilo da letra;
- a representação gráfica, por meio dos ícones;
- o uso de cores, que devem ser equilibradas.
O que é UX design?
Já UX design significa User Experience Design, ou design de experiência do usuário. Refere-se às sensações que o cliente vivencia ao ter contato com determinado produto ou serviço.
Um profissional de UX design deve ser responsável pela estética de uma plataforma digital, por exemplo, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Para isso, baseia-se em seu comportamento, por meio da usabilidade, da utilidade ou da conveniência oferecidas na interação com o produto.
Repare que as duas áreas têm a função de proporcionar algo positivo para o cliente. Porém, não atuam exatamente nas mesmas funções. Entenda a partir de agora como elas se diferem.
Quais as principais diferenças entre UI design e UX design?
Até agora deu para entender que as duas áreas impactam diretamente a experiência do usuário, mas isso não significa que elas trabalham nas mesmas coisas, certo? Há diferenças, apesar de sutis, que são preponderantes para você desenvolver o melhor trabalho para o seu cliente. Veja.
Abrangência
Repare que UI design se refere somente à interface do usuário, ou seja, ao primeiro contato. Essa primeira impressão deve ser muito boa e agradável, permitindo que o cliente encontre facilmente as funcionalidades das quais precisa.
Por outro lado, não adianta nada encontrar rapidamente um botão se ele não funcionar corretamente, concorda? E é aí que entra o UX design, que deve abranger não só a experiência inicial, mas toda a interação até o final, entendeu?
Por exemplo: enquanto o foco principal do UI é a interface de determinado aplicativo ou site, o UX observa esse e outros fatores, que vão desde o caminho feito pelo usuário para chegar ao seu objetivo final até as experiências anteriores de uma pessoa com aquele produto ou serviço.
Razão x emoção
Essa é uma das formas mais interessantes de diferenciar as duas áreas. O UI design precisa se preocupar essencialmente com a eficácia da interface, ou seja, ela precisa ser acessível, fácil e funcionar.
Já o UX design está ligado às sensações que o usuário deve sentir ao ter a experiência com o produto ou serviço. Ele deve essencialmente gerar uma emoção positiva no cliente e proporcionar algo realmente satisfatório.
Como essas duas áreas se completam?
Vamos analisar três situações hipotéticas. Imagine um teste em três veículos diferentes no qual são observadas a experiência e a usabilidade. Perceba como a experiência pode variar em cada caso e como UI design e UX design se complementam para levar a melhor experiência ao usuário.
Situação 1 (apenas UI funciona)
Você entra em um carro antigo e nota que todos os controles estão bem fáceis de achar. A dirigibilidade é muito simples, não exigindo muitos conhecimentos da sua parte. Porém, ao começar a dirigir, você percebe uma série de problemas.
O banco é desconfortável, a marcha é dura e o volante não é hidráulico. Além disso, o motor é barulhento, os retrovisores não oferecem boa visibilidade e o veículo não conta com tecnologias como Wi-Fi, touch, comandos por voz e outras.
Enfim, toda aquela facilidade inicial que foi proporcionada por um painel simples e eficiente perdeu valor por causa da péssima experiência de dirigibilidade do veículo. O UI design funcionou, mas o UX não!
Situação 2 (apenas UX funciona)
O próximo veículo é absolutamente lindo por fora, tem um banco superconfortável, reclinável e ajustável à altura, além de contar com tecnologias top de linha. O sistema de ar-condicionado é perfeito, e o sistema de segurança é muito eficaz.
Porém, você simplesmente não consegue achar o botão de “ligar o veículo”. O painel tem dezenas de controles sem descrição, e as figuras não estão compreensíveis. Bem, pelo menos o primeiro carro você conseguiu dirigir, concorda?
O fato é que todo o esforço do UX designer em proporcionar uma experiência fantástica para o usuário se esvaiu com o péssimo trabalho do UI designer.
Situação 3 (UI design e UX design funcionam)
Agora, vamos imaginar a melhor situação. Você entra em um veículo superluxuoso e com todas as características que mencionamos de melhor no painel. Além disso, o carro aceita comandos por voz!
Todos os controles são simples, fáceis de acessar e funcionam perfeitamente. Quando você começa a dirigir, sente a maciez do veículo, que se desenvolve de forma precisa e eficaz. Outros acessórios como teto panorâmico e som de alta tecnologia tornam a viagem maravilhosa.
Pronto, encontramos o cenário perfeito de trabalho. Enquanto que o UI design cuidou para que tudo fosse acessado de forma fácil e rápida, o UX design trouxe conforto, emoção e satisfação. As duas áreas se complementaram e funcionaram como deve ser!
Neste artigo, você pôde conferir os conceitos de UI design e UX design, entendeu como eles são aplicáveis e descobriu que podem até se complementar. Ao usar a expertise de conciliar essas duas inteligências, o produto ganha um trunfo poderoso para proporcionar uma experiência excelente para o cliente.
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