Eficiência, segurança e velocidade. Da forma como percebemos, o futuro será repleto de tecnologias voltadas para esses fatores cada vez mais importantes, tanto para a economia quanto para a sociedade. Por isso, elaboramos este post especial sobre o tema, listando as 5 principais tendências emergentes.
Em essência, uma tecnologia emergente é aquela que não apenas é promissora, como também está se popularizando rapidamente — ou seja, superando o ambiente acadêmico e de pesquisa, e passando a integrar uma série de aplicações no mercado. Então, não fique de fora e acompanhe!
Quais as 5 principais tendências emergentes para o futuro?
Infraestrutura líquida, arquiteturas compostas, IA formativa, DataOps e Edge Computing. Em nossa visão, essas são as tecnologias mais promissoras dos próximos anos, e que podem desbloquear um potencial gigantesco, sobretudo em questão de eficiência, automação e produtividade. Abaixo, explicamos cada uma dessas tecnologias em detalhes — confira!
1. Infraestrutura líquida
Por conta de tudo o que aconteceu nos últimos anos, as empresas perceberam a importância de adotar uma estrutura mais ágil, tanto para tomar decisões quanto para reformular as suas rotinas de trabalho, adaptando-se aos clientes, ao tempo e ao cenário. É disso que se trata a infraestrutura líquida, uma metodologia que estimula a agilidade e a adaptabilidade gerencial.
2. Arquiteturas compostas
Nos últimos anos, vários tipos de arquitetura ganharam popularidade e atenção no mercado, tal como a abordagem serverless, a arquitetura de microsserviços e até mesmo a de sistemas monolíticos. As arquiteturas compostas incentivam ainda mais essa integração, resultando em um desenvolvimento muito mais ágil, econômico e alinhado com o mercado.
3. IA formativa
O foco de uma inteligência artificial formativa é a resolução de problemas específicos, nas mais variadas áreas, demandas e atividades do mercado. Nos próximos anos, as soluções de IA serão ainda mais sofisticadas, sobretudo por conta do potencial de aprimoramento desses sistemas, que é possível por conta de tecnologias como o aprendizado de máquina.
4. DataOps
Assim como DevOps ganhou o mercado oferecendo um conjunto de boas práticas para o desenvolvimento de sistemas, DataOps traz esse conceito para as áreas de dados, tal como ciência, engenharia e análise, estimulando boas práticas, abordagens e metodologias para a realização desses trabalhos com velocidade, segurança, precisão, responsabilidade e compliance.
5. Edge Computing
Por último, mas também importante, temos Edge Computing, um conceito que tem o objetivo de aproximar a computação, distribuição e armazenamento de dados das fontes dessas informações. A expectativa é que isso reduza drasticamente os tempos de resposta, promovendo uma grande economia na largura de banda e na qualidade das conexões.
Como pôde ver, nem todas essas tecnologias estão intimamente relacionadas, mas é um fato que todas são tendências emergentes, promovendo soluções e avanços substanciais em suas áreas, tal como a infraestrutura de redes, a arquitetura de desenvolvimento dos sistemas, composição física e digital das empresas, além de todo o leque de soluções de inteligência artificial aplicada.
Agora que você conhece as principais tendências emergentes do futuro, aproveite para contribuir ainda mais para essa discussão, comentando a sua opinião neste post!