Se a sua empresa está em busca de praticidade, eficiência e precisão, a tecnologia cognitiva pode ser a solução que falta na rotina de trabalho. Afinal, representa uma evolução no campo da computação que apresenta um grande potencial quando alinhada aos negócios.
Essa descrição atiçou sua curiosidade? Neste conteúdo, vamos explicar em detalhes o que é a tecnologia cognitiva, quais são seus impactos e como implementá-la em benefício do seu empreendimento. Confira e aproveite!
O que é tecnologia cognitiva?
Trata-se de um conjunto de tecnologias avançadas e aplicadas de forma convergente, representando o aperfeiçoamento das capacidades de processamento da computação a tal ponto que se assemelha ao funcionamento do cérebro humano.
Abrangendo desde hardwares potentes até softwares de alta complexidade, ela vai muito além da mera execução de ações pré-programadas, sendo capaz de:
- absorver e compreender um grande volume de informações;
- estabelecer um modelo analítico e relações aplicáveis aos dados;
- aprender, obter respostas e resolver problemas;
- raciocinar e criar lógicas.
Como a tecnologia cognitiva impacta o mercado?
Pelo visto, essa tecnologia é um passo evolutivo no campo da computação à medida que aproxima as máquinas do potencial humano. Por meio de aplicações diversas, ela impacta o mercado e gera benefícios para as empresas. Veja quais são as principais!
Aperfeiçoamento da experiência do cliente
Quando aplicada à comunicação ou ao atendimento, a tecnologia cognitiva tende a otimizar esses processos por meio da automação de interações entre máquina e cliente, deixando-as tanto naturais quanto personalizadas. Assim, a experiência do consumidor com a marca é aperfeiçoada, aumentando sua satisfação e produzindo bons resultados nas taxas de recompra.
Otimização dos fluxos de trabalho
Outros processos de negócio também têm muito a ganhar com o uso dessa tecnologia. Por conseguir realizar análises complexas e gerar insights de modo semelhante à mente humana, a computação cognitiva otimiza os fluxos de trabalho ao:
- simplificar etapas;
- aumentar a produtividade e a eficiência das operações;
- eliminar falhas, gargalos e desperdícios;
- digitalizar e automatizar atividades;
- identificar oportunidades e ameaças;
- acompanhar o progresso das ações em tempo real;
- encontrar os melhores modelos e metodologias;
- evitar riscos;
- adaptar tarefas às novas situações que surgem.
Precisão na análise de dados
Quando se trata de análise de dados de negócio, a precisão dos cenários e das considerações decorrentes disso tem o poder de levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso em apenas uma decisão. A computação cognitiva contribui nesse sentido conforme aumenta a capacidade, a abrangência e a eficácia desde a coleta até o processamento dessas informações.
Como implementar a tecnologia cognitiva na empresa?
Diante de impactos tão positivos, é hora de pensar em como implementar a tecnologia cognitiva na empresa, certo? As soluções de Inteligência Artificial da Engineering são ideais para obter as melhores aplicações desse modelo computacional em seu negócio, já que elas misturam IA, PNL e Análise Avançada em uma proposta de valor que envolve:
- enriquecer e explorar dados;
- automatizar as atividades;
- interagir com clientes;
- direcionar recursos;
- compreender padrões de comportamento.
Em resumo, adotar a tecnologia cognitiva em seu empreendimento é dar o próximo passo na transformação digital, indo em direção a uma solução com diversos e profundos impactos positivos no ambiente de negócios.
Para isso, conte com a Engineering. Entre em contato conosco e coloque o que há de melhor a serviço da sua empresa!