Em um cenário em que os dados se tornaram ativos vitais para as empresas, acessá-los de forma íntegra e ágil são condições imprescindíveis para que, de fato, contribuam com o desenvolvimento e valorização do negócio. Nesse sentido, os serviços de dados ocupam um importante papel, já que ajudam no gerenciamento desses ativos.
Nunca se produziu tantos dados como na atualidade, mas não são todas as empresas que conseguem aproveitá-los de forma estratégica, porque não são tratados, organizados e disponibilizados adequadamente. Os serviços de dados visam, justamente, combater esse problema.
Ficou interessado no assunto? Neste post, vamos abordar o que é esse conceito e como aplicá-lo corretamente. Confira!
O que são serviços de dados?
Os serviços de dados, que também são chamados de dados como serviço, são definidos como conjuntos de pequenas funções que atuam de forma independente e ligeiramente integradas de softwares, sendo responsáveis por organizar, aperfeiçoar, compartilhar ou processar todas as informações coletadas e mantidas em volumes de armazenamento em nuvem.
Na prática, esse conceito incorpora novas características aos dados. Dessa maneira, aumentam a sua disponibilidade no ambiente da empresa, a sua capacidade de resiliência e abrangência — fatores que ampliam a sua relevância e utilidade para as empresas e suas organizações.
Quais são os principais serviços de dados?
No ambiente de TI, é papel do Diretor de Tecnologia da Informação (CIO) disponibilizar os serviços de dados apropriados para dar suporte à exploração de dados, ao desenvolvimento de projetos de machine learning (aprendizado de máquina) e de aplicações no geral.
Partindo desse princípio, há cinco tipos de serviços de dados imprescindíveis para o acesso das aplicações. É necessário que cada um deles entregue um canal de dados que possa ser acessado a um clique, permitindo que os usuários se concentrem no desenvolvimento das aplicações e não tenham de se preocupar com o gerenciamento da infraestrutura. Veja quais são eles:
- banco de dados como serviço — entrega repositórios de dados escaláveis disponibilizados para equipes e aplicações;
- pesquisa dedos dados como serviço — faz consulta em banco de dados com uma finalidade específica, promover melhorias em produtos;
- análise de dados como serviço — é voltada para Business Intelligence (BI) e pode utilizar ferramentas como o Excel;
- transmissão de dados e mensagens como serviço — dá suporte para as aplicações, em tempo real, garantindo o fornecimento de informações para máquinas ou consumidores;
- Inteligência Artificial (IA) e machine learning como serviço — fornecem serviços customizados e inteligentes, além de compreenderem os padrões de uso baseados em grandes volumes de dados. Para isso, usam ferramentas diversificadas, como plataformas que trabalham com código aberto para machine learning.
Como gerenciar e armazenar dados de maneira eficaz?
O grande volume de dados gerado pelas empresas pede um gerenciamento mais organizado e eficaz, que preserva a integridade deles para quando forem requisitados para análises. Confira como aplicar isso na prática.
Realize backup
O backup dos dados deve ser feito periodicamente para mantê-los a salvo em caso de impactos em suas máquinas e plataformas. Além disso, é um importante aliado para manter o ambiente de dados protegido de ataques de malwares e hackers.
Instale sistemas de segurança
Qualquer falha na segurança dos dados pode levar a perdas ou roubo de informações valiosas. Nesse sentido, é recomendado instalar sistemas de segurança que protejam as suas máquinas, servidores e dispositivos conectados e utilizados na empresa.
Elimine dados que não podem ser protegidos
Existem dados que oferecem mais risco às empresas e que, não necessariamente, são utilizados para análises estratégicas, como é o caso de documentos de terceiros. Diante disso, o ideal é que a empresa processe os registros que precisa fazer, mas os destrua posteriormente.
Use senhas e criptografia
Por último, é fundamental criar uma política de segurança da informação personalizada para as necessidades de suas operações, que seja transmitida à sua equipe e que envolva o uso de senha à criptografia de acesso, o que permite que sejam visualizados apenas pelos usuários credenciados.
Os serviços de dados são essenciais para que as empresas gerenciem os seus dados de forma otimizada e inteligente. Dessa maneira, poderão acessar os recursos valiosos sempre que for necessário fazer consultas ou análises, além de mantê-los em segurança, o que evita penalidades legais para o seu negócio.
Achou este post interessante? Que tal seguir as nossas redes sociais e acompanhar tudo sobre tecnologia? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.