Você sabe o que são endpoints de API? Eles são os canais que realizam a comunicação entre diferentes produtos de software, por isso, DevOps precisam garantir sua segurança por meio de boas práticas!
Cada endpoint de API é uma URL que fornece a localização de um recurso. Sempre que os DevOps desenvolvem uma API, eles precisam implementar medidas de autenticação e autorização da API para evitar o uso indevido e abusivo de seus serviços.
Além da autenticação e da autorização da API, o profissional também precisa adotar algumas boas ações para garantir a segurança de endpoints. No artigo apresentamos quais são essas medidas práticas e como soluções como o DHuO API podem ajudar no controle de acesso e autorização de suas aplicações. Confira!
O que são endpoints de APIs e qual a importância de garantir sua segurança?
Endpoints nada mais são do que pontos de conexão de acesso entre duas ou mais extremidades. Geralmente esses pontos de conexão estão relacionados a dispositivos móveis que ficam fisicamente conectados a uma rede, como é o caso de computadores, laptops, smartphones, tablets, servidores, entre outros.
No entanto, profissionais que trabalham com o desenvolvimento de APIs também precisam lidar com os endpoints de API , canais digitais que realizam a troca de informações com diferentes produtos de softwares.
Garantir a segurança de endpoints, seja em relação aos dispositivos móveis ou às APIs, é uma das estratégias mais necessárias para os DevOps evitarem riscos de cibercriminosos, malwares e pessoas mal-intencionadas invadirem infraestruturas, aplicações e recursos.
Melhores práticas para garantir a segurança de endpoints de API
Para garantir a segurança da rede, equipes de TI precisam aplicar uma série de boas práticas. Ter uma senha forte de acesso, realizar configurações de criptografia de rede, manter firewalls ativos e atualizados e desativar acessos remotos são apenas alguns exemplos.
No caso da segurança de endpoint de API, a situação não é muito diferente. Os profissionais também precisam cumprir algumas instruções básicas para impedir que ameaças externas alcancem dados importantes e coloquem em risco o funcionamento e a credibilidade das APIs.
Abaixo, veja sete boas práticas que selecionamos para garantir a segurança de endpoints de API:
- Restrinja o acesso pela infraestrutura de rede: monitore todos os dispositivos que se conectam à sua rede, certificando-se que todos estão realmente seguros. Caso reconheça alguma inseguridade, restrinja o acesso imediatamente;
- Priorize comunicações HTTPS: esse tipo de comunicação possui menos brechas de segurança, pois exige a autenticação entre dois ou mais servidores, além da autenticação entre usuários finais e servidores;
- Adote o padrão aberto OAuth: esse método aberto de delegação de autorização impede o acesso de terceiros aos recursos de um determinado servidor se eles não informarem suas credenciais;
- Crie protocolos customizados de autenticação e autorização: estabeleça um conjunto de regras e critérios que indiquem quais usuários podem ou não acessar os recursos;
- Use tokens de autenticação e autorização: baseado em blockchain, esse gerador de senha garante que somente os usuários autorizados acessem os dados e recursos das APIs;
- Realize atualizações e patches: quando uma vulnerabilidade é identificada em uma API, esse procedimento pode corrigir o problema e garantir que a segurança seja preservada;
- Controle o acesso e autorização em APIs: faça uma avaliação detalhada de todos os acessos realizados até o momento, e só conceda permissão após verificar a natureza da identidade e do dispositivo.
Assim como na segurança de rede, garantir a segurança de endpoints de API é uma operação que requer monitoramento contínuo.
Sempre que os DevOps identificarem atividades indesejadas ou vulnerabilidades em suas APIs, precisam reaver as práticas acima para implementar melhorias e reduzir todas as brechas de segurança.
RELACIONADO | API First: descubra 6 benefícios ao adotar esta abordagem
Papel da tecnologia no controle de acesso e autorização em APIs
Realizar uma gestão eficiente é o primeiro requisito para os DevOps garantirem a segurança, confiabilidade e escalabilidade do sistema de APIs. É com esse controle que vão conseguir estruturar uma documentação completa sobre suas aplicações, controlar acessos e monitorar as autorizações.
A gestão de API pode ser feita manualmente? Até pode, mas uma coisa é certa: equipes que querem reduzir a incidência de erros e falhas e alcançar um padrão elevado de gerenciamento precisam inovar e fazer o uso de tecnologia.
Atualmente, há algumas plataformas inteligentes que auxiliam na gestão de todas as etapas do ciclo de vida de APIs e integrações. Por meio dessas ferramentas, não só é possível facilitar o controle sobre as APIs, mas também reforçar a segurança sobre os endpoints e as próprias APIs.
LEIA TAMBÉM | API Manager: 7 dicas para acertar na hora de escolher
Benefícios e vantagens do DHuO API
O DHuO API é uma plataforma desenvolvida pela Engineering que garante uma visão holística sobre todas as APIs e integrações de maneira flexível. Por meio da ferramenta, você pode:
• Autenticar os clientes e endpoints da API, ajudando-os a se proteger contra ataques;
• Criar, usar e localizar diferentes endpoints de API;
• Implementar patches de rotina para seus serviços de endpoint,
• Configurar testes automatizados para seus endpoints de API;
• Monitorar com segurança cada endpoint interno ou externo;
• E muito mais!
Quer saber mais sobre a solução? Fale com os nossos especialistas!