Por mais cuidados que a empresa tome, sempre vai haver uma ameaça à espreita só esperando uma brecha para invadir os seus sistemas. Portanto, não dê bobeira! Investir em segurança de dados na nuvem é fundamental para preservar as suas operações, já que uma invasão bem-sucedida pode colocar todo o seu negócio em risco.
A cloud security, ou simplesmente segurança na nuvem, consiste na proteção dos dados, dos arquivos, das aplicações e de toda a infraestrutura que compõe a cloud computing de uma empresa. Assim como acontece com todos os ambientes de computação, a nuvem também requer manutenção para afastar qualquer tipo de ataque.
Neste post, vamos apresentar as melhores práticas para aumentar a segurança de dados na nuvem. Confira!
1. Estabeleça o controle de acesso à informação
O controle de acesso permite que somente as pessoas autorizadas acessem determinados dados do negócio e que sejam pertinentes para a realização das suas atividades. Com isso, você evita que pessoas mal-intencionadas roubem ou vazem dados, ou ainda a perda de informações importantes.
2. Use criptografia
Indispensável para a segurança na cloud computing, a criptografia é um mecanismo que protege os dados de usuários não autorizados a acessá-los. Caso um agente externo roube um arquivo criptografado, não conseguirá abri-lo, uma vez que não tem a chave secreta.
Dessa forma, o arquivo se torna inútil para o invasor, que não terá o que fazer com ele. O recurso também blinda os seus dados contra os administradores do ambiente e os próprios provedores do serviço.
3. Mantenha o antivírus atualizado
Os vírus capazes de infectar sua rede e suas máquinas estão cada vez mais sofisticados e têm diversas origens, como dispositivos móveis, e-mails e pendrives. Para fugir de programas maliciosos, a empresa deve manter o antivírus atualizado para que possa lidar com as tentativas de invasão de maneira ágil e eficaz.
4. Conte com um provedor de nuvem
A adoção de um provedor de nuvem é uma estratégia inteligente e que facilita o monitoramento da segurança nesse ambiente. Por meio dele, a sua equipe de TI terá à disposição profissionais e tecnologias voltados para a prevenção e resolução de incidentes, o que reduz os impactos negativos e assegura a disponibilidade das suas aplicações.
5. Cumpra os requisitos de conformidade
Dependendo da atividade da empresa e do uso que ela faz dos dados que circulam pela sua rede, é necessário obter certificações específicas e se adequar às regulamentações obrigatórias da área. O cumprimento desses requisitos de conformidade é indispensável para que a sua equipe trabalhe de acordo com os parâmetros exigidos e o ambiente de computação permaneça seguro.
Com tantas ameaças transitando pela internet, prestar atenção à segurança de dados na nuvem é imprescindível para evitar roubos e vazamentos de dados, além do comprometimento ou da exclusão de informações essenciais para o funcionamento do negócio. As práticas citadas aqui, aliadas ao treinamento e à conscientização da sua equipe de trabalho, vão manter as ameaças virtuais bem longe da sua empresa.
Gostou de saber mais sobre segurança na nuvem? Siga o nosso perfil no LinkedIn e acompanhe todas as novidades do universo da tecnologia!
Um comentário em “5 melhores práticas para garantir a segurança de dados na nuvem”