Por que a inteligência fiscal é essencial nas empresas?

8 minutos para ler

Neste mercado competitivo, cada dia mais as empresas precisam de ferramentas tecnológicas que reflitam de forma condizente e segura suas operações fiscais e tributárias. Logo, a utilização da inteligência fiscal auxiliará a empresa na gestão empresarial, financeira e na tomada de decisão tributária evitando assim exposição fiscal, sonegações e descumprimento de obrigações. 

Como a legislação tributária fiscal brasileira é complexa, acaba provocando inúmeros erros e penalidades as organizações. Dessa forma, empregar a tecnologia nesse sentido trará mais segurança nas informações e equidade nos impostos, devido ao mapeamento das operações. 

Sendo assim, sugerimos que leia a entrevista da Janessa Fernandes do Carmo, head of tax da Engineering do Brasil, que apresentaremos no post a seguir para compreender melhor o tema. Boa leitura! 

O que é inteligência fiscal? 

A inteligência fiscal é composta por ações automatizadas que visam o gerenciamento de dados com segurança, mediante uma boa infraestrutura na tecnologia da informação. Dessa maneira, o responsável obtém, analisa, divulga e assegura estrategicamente as informações fiscais da empresa com o mínimo de interferência dos humanos.  

Diante disso, há benefícios como a geração de valor dos empreendimentos, agilidade e precisão nos dados. Com ela, evita-se a prescrição de créditos tributários e autuação dos órgãos de fiscalização. Consequentemente, mantém as finanças sob controle e reduz problemas relacionados ao Fisco. Entretanto, as corporações necessitam de softwares especializados em gestão fiscal qualificada para cumprir as determinações das leis.  

Por que o cumprimento das obrigações fiscais é importante? 

Cumprir com as obrigações fiscais não são apenas um dever e sim uma questão de responsabilidade social. Além de manter a empresa em conformidade com a complexa legislação brasileira, facilita sua tomada de decisão tributária prevenindo possíveis autuações com multas, perda de benefícios fiscais e até mesmo bloqueio de suas operações. 

Como esse conjunto de ações é colocado em prática na empresa? 

Em relação à inteligência fiscal, as ações são diversas, pensando em evolução e compliance com o Fisco, as empresas necessitam contratar profissionais qualificados na área tributária. Além disso, deve adotar uma ferramenta capaz de prover os dados de forma inteligente e rápida para gerar valor agregado ao negócio.  

De que forma a inteligência fiscal pode evitar custos desnecessários no negócio? 

A inteligência fiscal com tomada de decisão estratégia, pode reduzir custos com pessoas nos setores operacionais, pois promoverá informações rápidas, seguras e com otimização de tempo no trabalho. Além disso, reduz erros humanos que podem causar pagamentos de impostos indevidos ou a maior ao governo.  

Como a inteligência fiscal possibilita o aumento da competitividade? 

Com os recursos para tomada de decisão tributária proporcionados pela IF, as empresas encontrarão formas de minimizar os pagamentos dos tributos e até pleitear novos benefícios fiscais. Com isso, se tornam mais competitivas no preço, além de buscarem expansão com novas filiais no mercado. 

Por que a inteligência fiscal permite a melhora dos processos internos da empresa? 

A inteligência fiscal é o que há de mais moderno nas empresas. Com esse tipo de aplicação, as organizações podem, inclusive, eliminar processos internos manuais e ineficientes, tornando-os seguros, automatizados e facilitando o trabalho do dia a dia.  

O que a Engineering propõe com a solução Smart Tax Platform? 

Smart Tax Platform surgiu para automatizar, gerenciar e transformar processos fiscais com tecnologia inteligente. Desse modo, oferece recursos seguros e escaláveis para seu negócio operar com a máxima confiabilidade.   

Essa plataforma é nativamente desenvolvida e certificada para processos fiscais nos ambientes SAP (ECC, S4, TDF E ACR) e adaptada às diferentes arquiteturas. Sobretudo, nas empresas com grande volume, complexidade e capilaridade fiscal.   

Logo, oferece ganho de performance, compliance, governança, entrega das obrigações tributárias e redução dos riscos de exposição fiscal. Com a Smart Tax Platform você obtém modularidade, podendo optar pela contratação completa do sistema ou apenas das soluções que mais se encaixam ao seu negócio.   

Ainda, pode contar com o “robô fiscal” Boltz, uma inteligência artificial que traz maior robustez e automação para as soluções como:  

  • o Smart NF-e que realiza a automação do processo de envio e entrada dos documentos eletrônicos (NF-e);   
  • o Smart Tax Compliance que faz a gestão fiscal, acompanhando e validando as entregas das obrigações;  
  • o Smart Tax Solution para atendimento à legislação fiscal, incluindo todos os processos desde a apuração dos 
  • impostos até a entrega das obrigações municipais, estaduais e federais.   

Visto que, o Boltz automatiza o processo fiscal de forma inteligente. A partir de tecnologias como Robotic Process Automation (RPA), machine learning e inteligência artificial (IA.  

Quais são as funcionalidades que diferenciam o Smart Tax Platform? 

Nessa plataforma, estão implementadas em mais de 100 empresas de diferentes setores e ramos de atividades, tais como laboratorial, cosmético, farmacêutico, food and beverage, entre outros. Dentre algumas de suas funcionalidades estão o: 

  • calendário fiscal; 
  • monitor de período contábil; 
  • central unificada de nota fiscal; 
  • apuração de impostos diretos e indiretos; 
  • apuração de benefícios fiscais; 
  • obrigações acessórias federais, estaduais e municipais; 
  • cockpit de ICMS; 
  • controle de débitos e créditos fiscais; 
  • cockpit de obrigações municipais; 
  • Siscoserv; 
  • FCI; 
  • transfer price; 
  • portaria CAT(42/44/66); 
  • instruções normativas (in47 e 86); 
  • perdcomp; 
  • monitor do REINF; 
  • e demais, nas quais estão interligadas a uma base única, buscando dados em tempo real na mesma origem. 

Como a automatização do Smart Tax Platform beneficia a gestão do negócio? 

Na verdade, no atendimento à legislação fiscal estão acrescidos todos os processos desde a apuração dos impostos até a entrega das obrigações municipais, estaduais e federais. Além disso, ela automatiza o processo fiscal de forma inteligente, a partir de tecnologias como RPA, machine learning e IA, como já citado. Logo, o usuário obtém a informação em tempo real, bem como:  

  • apuração automática e integrada com o Enterprise Resource Planning (ERP);  
  • análise suportada por relatórios de manutenção evolutiva (legal e tecnológica);  
  • manutenção corretiva (informativos);  
  • suporte no Atendimento Dúvidas e Análises Funcionais (AMS);  
  • ambiente atualizado em compliance com o Fisco.  

Como o sistema da Engineering promove a segurança nas empresas? 

Com a Smart Tax Platform, você obtém modularidade, podendo optar pela contratação completa da plataforma ou apenas das soluções que mais se encaixam ao seu negócio. Também, pode contar com o “robô fiscal” Boltz, uma inteligência artificial que traz maior robustez e automação para as soluções, já explicado acima.  

Além disso, suas funcionalidades compliance realizam a gestão fiscal, acompanhando e validando as entregas das obrigações. Toda plataforma é desenvolvida com o sistema SAP sendo nativa e homologada extraindo as informações da base original sem alterações, ou seja, gerando maior confiabilidade e segurança dos dados.  

Portanto, a inteligência fiscal visa o lucro para que as empresas possam receber os retornos dos impostos pagos. Ademais, ela proporciona mais que estrutura e tecnologia em prol de resultados. E sim, acesso a diversas informações relevantes aos negócios.  

Se deseja conhecer de perto esse sistema e esclarecer alguma dúvida entre em contato pelo telefone (11) 98631-0824 e fale com Janessa F do Carmo. 

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário