A necessidade de inovar é uma demanda que só cresce no ambiente empresarial. Com isso, a integração via API se torna uma importante aliada, uma vez que permite unir dados e tecnologias para melhorar a produtividade e a precisão dos colaboradores quando o assunto é desenvolvimento de novas soluções.
A Application Programming Interface se caracteriza como um software que intermedeia a comunicação entre plataformas diferentes, oferecendo mais segurança e praticidade para a obtenção e o armazenamento de informações. Os padrões mantidos na API contribuem para a criação de aplicativos e demais plataformas de uma maneira mais ágil e simples.
Neste post, você vai entender a importância de integrar APIs para aprimorar a gestão de aplicações da empresa. Confira!
Como funciona a integração de API?
Em primeiro lugar, é necessário deixar claro que a integração de API consiste em um processo que conecta dois ou mais aplicativos, a fim de permitir que eles interajam entre si. Para tanto, pode-se utilizar aplicativos que executem uma função em conjunto ou que somente troquem informações para proteger a integridade dos dados da empresa.
Feita a integração via API, o programador passa a ter acesso a todas as instruções de execução, o que faz com que tenha mais assertividade na hora de realizar determinada ação em um sistema e, assim, seja mais fácil alcançar o resultado esperado no projeto que está em desenvolvimento.
Além disso, a conexão entre plataformas possibilita a coleta, o tratamento e o compartilhamento de informações com qualquer outro sistema utilizado na TI, de um modo padronizado e extremamente eficiente.
A solução de integração também acrescenta uma camada de automação entre as plataformas, que geram atualizações automáticas sempre que um novo dado é inserido ou alterado em um aplicativo.
Como fazer a integração via API?
Para fazer a integração via API, é necessário seguir uma série de orientações que garantem o êxito da iniciativa. Nos tópicos abaixo, trazemos o passo a passo do processo para sincronizar os sistemas da sua companhia sem erros.
Faça o login no sistema
Primeiramente, o responsável pela operação precisa estar logado no sistema da empresa que receberá a integração, o que permite que tenha acesso a toda a documentação da API. Somente assim será possível iniciar o processo de forma segura, evitando que pessoas não autorizadas façam alterações na plataforma.
Instale o aplicativo via API
O próximo passo é fazer a instalação do aplicativo via API. Geralmente, usa-se plataformas de integração de terceiros, o que elimina limitações existentes quando é preciso escrever o código linha por linha. Após escolher a ferramenta que será utilizada, basta instalá-la via API.
Finalize a integração
Na sequência, na tela da sua máquina deve aparecer o token de segurança, que é um código único e criado de forma automática. Logo em seguida, as documentações dos aplicativos integrados estarão disponíveis e prontas para serem acessadas.
Quais são as vantagens da integração via API?
A integração de plataformas em um mesmo ambiente beneficia amplamente as atividades e a produtividade do colaborador, visto que, em vez de lidar com diversos sistemas, cada um com parâmetros específicos, será possível controlá-los e acessá-los em um único lugar. Descubra quais são os benefícios da integração via API!
Facilita o gerenciamento de aplicações
Com a API, torna-se muito mais fácil realizar a gestão de equipes e de dados que transitam pela empresa. Afinal, as incompatibilidades entre aplicações são reduzidas consideravelmente, o que agiliza a correção de eventuais falhas identificadas nas plataformas.
Nesse contexto, a sua equipe terá maior disponibilidade para se dedicar às questões estratégicas do negócio, já que tudo o que envolve troca de dados se torna responsabilidade da API.
Aumenta a segurança de dados
Os padrões e a estrutura presentes nas APIs possibilitam uma troca de informações com o máximo de segurança, o que acontece porque somente um conjunto de dados pode ser transmitido a partir da conexão estabelecida entre as plataformas, sendo que ela é protegida por criptografia.
Mais do que blindar o banco de dados da organização, pode-se aumentar o controle de grupo de informações que poderão ser visualizadas pelos membros da equipe, levando em consideração a autorização do gestor da área.
Contribui para uma gestão otimizada
Uma vez que os sistemas estão integrados, a empresa otimiza os processos de adaptar, identificar e corrigir problemas apresentados por alguma plataforma, pois essas tarefas são realizadas automaticamente todos os dias, com um elevado grau de precisão.
Na prática, isso resulta num melhor aproveitamento das habilidades dos líderes e dos colaboradores, que poderão trabalhar tranquilamente em projetos mais complexos, enquanto as atividades repetitivas são executadas pelas máquinas.
Proporciona uma comunicação clara entre os sistemas
A ideia principal da API é receber dados oriundos de diferentes serviços e posteriormente convertê-los em informações legíveis, organizadas de forma padronizada, e fornecê-las para os demais setores da companhia. Essa padronização permite que os sistemas internos se comuniquem de maneira integrada e clara.
Vale ressaltar que os sistemas que recebem os dados de APIs também costumam ser mais enxutos e ricos em qualidade de informação, haja vista que coletam dados em várias formas, porém só colhem aqueles realmente pertinentes para insights relacionados ao negócio.
Reduz custos
Por fim, a integração das plataformas não decepciona quando o assunto é redução de custos. O principal fator que gera essa economia é a eliminação da necessidade de desenvolver todas as aplicações do zero e criar todas as funcionalidades pertinentes à proposta do projeto e integrá-las.
Portanto, a empresa não vai mais despender tempo e dinheiro com uma equipe específica para pensar em uma solução que atenda às suas demandas, efetuar ajustes e melhorias periódicas no sistema, pois tudo isso será feito pelo fornecedor da API.
O mercado atual requer plataformas robustas e com funcionalidades variadas para suprir as exigências dos consumidores. Nesse sentido, a integração via API é uma prática inteligente, que permite a ampliação dos serviços do seu negócio, sem que isso signifique projetar cada nova plataforma requisitada para as suas atividades, com gastos enxutos e maior eficiência. A Engineering é reconhecida no mercado por ser uma API Expert, veja no nosso canal no YouTube como ela garante as melhores experiências para o seu cliente.
Quer aperfeiçoar o desenvolvimento de aplicativos na sua empresa? Saiba como a API ajuda nessa missão!
Um comentário em “Como funciona a integração via API nas empresas?”