A integração de APIs melhora a experiência do usuário e garante a alta performance de aplicativos, mas é possível também reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Saiba como!
APIs são Interfaces de Programação de Aplicativo que facilitam a troca de informação entre diferentes produtos de software.
A integração de APIs permite que as empresas conectem e configurem diferentes tipos de aplicações em seus produtos, proporcionando benefícios que incluem, principalmente: melhora na experiência dos usuários e alta performance de aplicativos.
Mas os ganhos não se limitam a isso. Internamente, a empresa também obtém resultados interessantes quanto à redução de custos e eficiência operacional.
No artigo, mostramos como a integração de APIs proporciona esses ganhos e como ajuda a melhorar, ainda, na tomada de decisão. Também apresentamos a tecnologia que pode simplificar a gestão das APIs.
Boa leitura!
O poder e a importância da integração de APIs
Em um mundo tecnológico e competitivo, sobressaem empresas que atuam rapidamente para solucionar problemas e proporcionar uma boa experiência aos clientes. Essa atuação, no entanto, requer investimentos.
A empresa precisa dispor de recursos financeiros, mão de obra e tempo disponível para aprimorar os seus projetos e superar os desafios da área de TI.
A integração de APIs é uma solução que pode ajudar na superação desses obstáculos. Essa ação é capaz de proporcionar mais eficiência operacional às empresas e contribuir, também, para a redução de custos.
Essa redução e aumento de eficiência ocorrem pelos seguintes motivos:
Redução de custos
• A integração de APIs faz com que a empresa economize tempo com escritas de códigos, aproveitando melhor o período de trabalho de desenvolvedores e agilizando a entrega de produtos e funcionalidades;
• A integração também influencia na redução de custos com treinamentos porque existe um padrão de publicação da APIs. Caso o desenvolvedor resolva sair da empresa e outro profissional assuma o seu lugar, ele vai poder ser treinado de maneira mais eficiente e continuar desempenhando o trabalho;
• O gerenciamento das APIs também pode ajudar a empresa no controle de uso de seus serviços, evitando que ela sofra rombos orçamentários por causa da extrapolação de uso da infraestrutura de nuvem, por exemplo;
• Além disso, a integração de APIs também reduz os custos envolvendo suporte e resolução de problemas, uma vez que boas APIs ajudam na rastreabilidade de erros e fornecem mensagens claras acerca dos gargalos.
Aumento da eficiência operacional
• A integração de APIs permite que desenvolvedores acessem funcionalidades de um site ou aplicativo, viabilizando a criação de soluções adaptadas às necessidades específicas de seus clientes, parceiros e usuários internos;
• As APIs também podem aumentar a eficiência operacional da empresa, automatizando tarefas ou integrando sistemas já existentes;
• A automatização de tarefas reduz a necessidade de entrada e processamento manuais, e a integração com sistemas existentes ainda ajuda as equipes de desenvolvimento a agilizarem os processos de entregas.
LEIA TAMBÉM | Integração via API: descubra neste post como funciona!
Exemplos de como APIs melhoram a tomada de decisões
Além de permitir o compartilhamento de funcionalidades, vale dizer que a integração de APIs possibilita a troca e o enriquecimento de dados entre diferentes aplicações e softwares.
Essa troca de dados é útil para orientar as estratégias e a tomada de decisão, permitindo que os líderes melhorem o desenvolvimento e a entrega de produtos e serviços.
Abaixo, veja alguns exemplos que indicam como APIs melhoram a tomada de decisão estratégica:
• Por meio da coleta e análise de dados com APIs é possível identificar padrões de uso e criar experiências personalizadas aos clientes, parceiros e usuários;
• As informações obtidas pela troca e o enriquecimento de dados também podem ser empregadas para impulsionar o desenvolvimento de novos projetos;
• Pode-se ainda utilizar as informações e o uso de APIs para ampliar oportunidades de negócio, criando parcerias estratégicas de negócio.
Agora, um exemplo prático:
Uma empresa de consultoria deseja fornecer às empresas clientes informações úteis, como:
• Onde sua marca está posicionada no mercado, de acordo com seus concorrentes?
• Se está abaixo de outras empresas, em quanto tempo é possível levar a empresa ao topo?
Para dar esse tipo de resposta para as empresas clientes, será preciso fazer uma análise dos dados das empresas, como renda, fluxo de caixa, custo do produto, dentre vários outros indicadores de performance.
Uma API, nesse contexto da consultoria, atua como um mecanismo auxiliar para fazer download e/ou acesso em massa aos indicadores (KPIs).
Usando uma API para ter acesso a esse tipo de dado, torna-se possível desenvolver uma ferramenta de análise para comparar várias empresas e repassar ao cliente, informações como: “Sua empresa está posicionada aqui, enquanto que a concorrente está posicionada lá.”
Uma experiência personalizada nesse cenário seria, com base nos dados da API, poder dizer para o cliente: “Para uma empresa do seu porte, vocês poderiam estar muito melhor posicionados. Vamos fazer um projeto voltado para os indicadores que vocês PRECISAM melhorar?”
Outro exemplo:
Digamos agora que essa empresa de consultoria tem um sistema próprio onde eles armazenam dados de todos os clientes que eles possuem na base.
Se eles puderem integrar uma API ao sistema deles e adquirir dados sobre empresas externas, eles podem identificar potenciais clientes com base em um conjunto de características, como, por exemplo, região, número de dependentes, setor de atividade, entre outros.
A comunicação entre soluções, sistemas e aplicativos implica o trânsito de dados. Veja como certificar a segurança das APIs, no artigo: Confira o que é segurança de APIs e saiba quais as melhores práticas
DHuO: A solução completa para gestão de aplicações
Empresas que querem obter sucesso com seus sistemas, precisam fazer a gestão correta de todas as aplicações que compõem o seu produto.
É por meio desse controle que serão capazes de garantir o funcionamento das APIs e impedir que erros ou falhas prejudiquem o desempenho do software e a experiência de seus usuários.
Fazer a gestão de aplicações pode ser desafiador, ainda mais se a empresa contar com uma grande variedade de APIs e integrações. No entanto, é possível simplificar a prática com uma ferramenta de gestão de APIs, que proporciona uma visão holística sobre todas as aplicações. .
O DHuO, tecnologia desenvolvida pela Engineering, por exemplo, é uma dessas ferramentas. Através da solução, usuários podem:
Com a solução, a empresa pode:
• Controlar todas as APIs, em qualquer ambiente;
• Gerenciar múltiplos gateways de mercado;
• Administrar múltiplas instâncias de API gateways em um único manager;
• Monitorar a saúde e o ciclo de vida das APIs, por meio de relatórios predefinidos e/ou customizados;
• Fazer deploy das APIs de forma intuitiva e com poucos cliques;
• Automatizar a instalação de gateways (IaC);
• Gerenciar ambientes multi-clouds e certificados das APIs.
Reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional da empresa não precisa ser complicado. Crie integrações e automatize múltiplos sistemas com o DhuO!