Você certamente já ouviu falar em IA e IoT, mas será que sabe combinar essas tecnologias e gerar receita para a sua empresa?
Por causa da Inteligência Artificial (IA), estamos testemunhando uma interconexão de dispositivos que tem transformado a nossa rotina e simplificado a maneira como executamos tarefas.
Uma das vertentes que utilizam a Inteligência Artificial e têm contribuído para essa transformação é a IoT, também conhecida como Internet of Things (Internet das Coisas), que trata de objetos capazes de gerar dados e facilitar tarefas por estarem conectados à rede.
Segundo a TGT Consult e a ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas), estima-se que até 2025, o mundo terá cerca de 27 bilhões de dispositivos IoT conectados. Para pesquisadores, a tendência é que a IoT e IA, juntamente à ciência de dados, trabalhem cada vez mais em conjunto para otimizar a compreensão sobre padrões e comportamentos dos usuários.
Embora muitos empresários já invistam em Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, existe uma parcela que ainda está receosa em fazer a implantação. E existem razões para isso: de acordo com uma pesquisa conduzida pelos portais IoT World Today e AI Business, preocupações relacionadas à conformidade e a complexidade de fazer a integração de sistemas são os principais motivos.
Existe, no entanto, outro ponto que também trava a adoção de IA e IoT: a falta de entendimento sobre como a combinação dessas tecnologias pode gerar receita.
Pensando em esclarecer esse ponto, construímos este artigo para explicar como as empresas têm se beneficiado financeiramente da IoT e IA e qual a melhor forma de implantar Inteligência Artificial e Internet das Coisas, em conjunto, no seu próprio negócio.
Confira!
Otimização operacional com integração de tecnologias
A integração de tecnologias tornou-se uma atividade comum em áreas diversas como telecomunicações, agronegócio, medicina, logística e indústria. Empresas destes setores têm usado dispositivos IA e IoT para coletar dados, identificar padrões, prever falhas e tomar decisões mais informadas.
Muitos armazéns logísticos têm, por exemplo, usado sensores IoT para coletar dados sobre a movimentação dos produtos e algoritmos de IA para controlar robôs e otimizar o fluxo de trabalho. No campo da medicina, médicos têm usado as tecnologias para obter diagnósticos precoces, detectar casos críticos e monitorar os sinais vitais de pacientes.
No agronegócio, algoritmos de IA têm sido adotados para monitorar e prever variáveis críticas como qualidade da água, condição do solo, temperatura do ar e umidade. E sistemas de IoT, sendo aplicados para gerenciar drones, câmeras e sensores, a fim de otimizar a produção, administração e o gerenciamento.
O uso de Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, no entanto, tem conquistado outros modelos de negócio. Empresas ligadas ao setor do comércio, desenvolvimento de softwares e marketing, também estão recorrendo à integração das tecnologias para aprimorar serviços e produtos e melhorar a experiência dos clientes.
LEIA TAMBÉM | Governança de dados: sua importância na redução de riscos
Experiências do cliente aprimoradas com IA e IoT
Com IA e IoT, empresas mergulham no mundo dos dados e são capazes de criar experiências personalizadas.
Com sensores IoT instalados em quartos de hotéis, por exemplo, é possível coletar os dados sobre a temperatura, iluminação e ajustes das camas, e esses dados podem ser enviados para um sistema de IA que analisa e interpreta as preferências individuais de cada hóspede.
Com base nesses insights, o sistema ajusta automaticamente a temperatura, iluminação e, até mesmo, a posição da cama para garantir uma experiência personalizada e mais confortável. O resultado disso: aumento nas chances de receber feedbacks positivos, indicações e atrair mais clientes, consequentemente, gerando mais receita.
A IA e a IoT também estão sendo aplicadas para fornecer suporte instantâneo aos clientes. Recursos inteligentes como chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, são utilizados para responder diferentes perguntas, fornecer informações sobre produtos e serviços, e até mesmo realizar transações.
Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem ainda ser aplicados no desenvolvimento de produtos capazes de interagir com outros dispositivos e sistemas, em tempo real, oferecendo funcionalidades adicionais e ampliando as possibilidades de uso.
E sistemas IA e IoT também podem ser utilizados como ferramentas de apoio para líderes de negócio transformarem dados brutos em decisões inteligentes, que ajudam a melhorar o atendimento, estratégias comerciais e até o pós-vendas — elementos necessários para reter clientes e gerar mais receita.
Estratégias eficazes para implementação conjunta
Visto que a combinação de IA e IoT pode aprimorar o desenvolvimento dos produtos, atendimento e gerar mais receita, será preciso que a empresa adote algumas estratégias simples para a implementação conjunta dessas tecnologias:
• Coleta e análise de dados: você precisará ter acesso a uma ferramenta que usa algoritmos de IA para fazer a coleta e a análise de dados, e extrair insights valiosos que melhoram a sua tomada de decisão.
• Integração de sistemas: embora esse seja um dos obstáculos que barram a adoção da IA e IoT, segundo a pesquisa conduzida pelos portais IoT World Today e AI Business, você precisa garantir a integração de dispositivos IoT e algoritmos de IA, para facilitar a automação de tarefas e simplificar a comunicação e o compartilhamento de dados.
• Práticas de segurança: para acabar com as preocupações com conformidade, implemente medidas de proteção e políticas de dados para proteger todas as informações sensíveis e resguardar a integridade de seus clientes e usuários.
• Algoritmos de aprendizado de máquina: eles vão exercer um papel importante para melhorar a análise dos dados, e o desempenho dos dispositivos IoT e dos sistemas de IA. Esses algoritmos melhoram a capacidade de processamento e interpretação dos dados, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e embasada, além de melhorar a eficiência das tecnologias envolvidas.
Assim como a Internet das Coisas, o Machine Learning é uma vertente da Inteligência Artificial e também pode ser aplicada na empresa para automatizar tarefas complexas, personalizar atendimento e recomendações, detectar fraudes e atividades suspeitas, entre outros.
LEIA TAMBÉM | Análise preditiva: o que é e suas principais vantagens
DHuO Data: maximizando a geração de receita com IA e IoT
A combinação de IoT e IA oferece uma oportunidade única para otimizar os processos de negócios e impulsionar os resultados financeiros. Por meio dessas tecnologias, as empresas aprendem como fazer o melhor uso de seus dados, automatizam processos e se tornam mais inteligentes diante uma tomada de decisão.
O DHuO Data é uma plataforma desenvolvida pela Engineering que transforma dados brutos em insights estratégicos através de tecnologias como Inteligência Artificial.
Você pode usar IoT em uma solução que tenha o DHuO Data como parte do processo e, dessa forma, escalar o seu poder de decisão, acelerar a transformação digital do seu negócio, reduzir custos e gerar novas receitas usando produtos de dados inteligentes.