Já ouviu falar em growth hacking? Essa abordagem pode acelerar o crescimento da sua empresa em 2024!
O objetivo de qualquer empresa é escalonar o negócio. A questão é que, para alcançar essa meta, é necessário que a liderança tenha um olhar para o futuro e aplique diferentes metodologias, técnicas e ferramentas ao longo de sua atuação.
Growth hacking é uma abordagem inovadora que pode ajudar nesse cenário, partindo da ideia que a aplicação de testes e experimentações é o caminho mais rápido para identificar o que, de fato, traz resultados.
No artigo de hoje, explicamos o que é growth hacking e quais os seus benefícios, além da importância de contar com uma consultoria para alcançá-los com mais assertividade e agilidade.
Acompanhe!
O que é growth hacking
Growth hacking é uma abordagem estratégica que estimula o crescimento acelerado da empresa a partir de testes e experimentações.
Ao longo deste artigo, apresentaremos exemplos de empresas que têm aplicado e obtido sucesso por meio dela.
Nessa abordagem, são utilizadas diferentes ferramentas digitais para otimizar processos, aproveitar melhor os recursos e construir uma mentalidade focada em dados.
O profissional responsável por aplicar a abordagem growth hacking é chamado de “growth hacker”, é ele quem vai explorar os diferenciais da empresa e identificar as melhores oportunidades para alavancar os negócios rapidamente.
O sucesso da abordagem aplicada depende muito da expertise desse profissional que, não só precisa entender como funcionam os processos empresariais, mas também ter conhecimento sobre metodologia experimental, análise de dados, tecnologia, desenvolvimento e comportamento do cliente.
Como as empresas aplicam o growth hacking para estimular o crescimento
As empresas aplicam técnicas de growth hacking para o crescimento por meio de um processo cíclico, que consiste em:
Definição de objetivos: afinal, quais são os objetivos de crescimento da empresa. Deseja-se aumentar o número de clientes? A receita? Melhorar a retenção?
Identificação de oportunidades: uma vez definidos os objetivos, é preciso implementar ações para alcançá-los. Isso pode ser feito por meio de análise de dados, pesquisa de mercado ou brainstorming.
Experimentação: as melhores ideias são testadas por meio de experimentos. Isso permite avaliar a eficácia das estratégias e identificar o que funciona melhor.
Aplicação e escala: as estratégias que obtiverem sucesso são aplicadas e escaladas para atingir o maior número possível de pessoas.
A abordagem focada na análise de dados é importante para identificar oportunidades de crescimento:
Tráfego e alcance: a análise de tráfego pode ajudar a identificar quais canais de aquisição estão trazendo mais leads e clientes.
Métricas: a análise de métricas pode ajudar a identificar quais áreas da empresa estão com alto churn ou baixa conversão.
Dados comportamentais: a análise de dados comportamentais pode ajudar a entender como os clientes estão usando e quais as percepções sobre o produto ou serviço.
Ao analisar dados, as empresas podem identificar oportunidades para melhorar a aquisição de clientes, a conversão de leads e a retenção. Isso é importante para um crescimento sustentável e direcionado.
A importância da consultoria digital no growth hacking
Embora o growth hacking use ferramentas e técnicas para alavancar o crescimento da empresa, o que realmente sustenta a abordagem é a forma com que o growth hacker pensa durante as fases de testes e experimentações.
Se a empresa não tiver um time interno com a expertise necessária ou mindset orientado para o futuro, é muito provável que a aplicação da abordagem seja malsucedida e demande tempo e recursos valiosos.
Pensando nisso, temos como alternativa a consultoria digital. Na qual, os consultores oferecem insights estratégicos para o time e possuem conhecimento especializado para aplicar o growth hacking e identificar oportunidades inexploradas de crescimento.
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Vantagens da consultoria growth hacking
Mas apontar que a consultoria digital é importante para o growth hacking pode não ser suficiente para convencer a liderança a fechar com um novo parceiro. Por isso, reunimos outros argumentos:
1- Experiência comprovada
Os consultores digitais possuem um amplo conhecimento sobre as ferramentas, tecnologias e tendências do mercado. Eles analisam o panorama atual em que a empresa se encontra e oferecem orientações baseadas em dados para implementar estratégias que façam realmente sentido no momento.
2- Perspectiva externa e imparcial
Por não estarem diretamente envolvidos no dia a dia da empresa, os consultores digitais entregam uma perspectiva neutra e imparcial. Essa visão contribui para o time interno identificar áreas de melhoria, reconhecer falhas operacionais e oportunidades inexploradas.
3- Estratégias personalizadas
Os consultores digitais jamais aplicam uma abordagem genérica. Eles procuram entender as particularidades, necessidades e objetivos da empresa, e criam ações estratégicas que se encaixam ao perfil do negócio e do cliente.
4- Orientação voltada para resultados
Os consultores digitais têm como foco principal a geração de resultados. Dessa forma, eles definem metas, identificam o melhor caminho para atingi-las e monitoram todo o progresso continuamente (ajustando táticas quando necessário).
5- Agilidade e adaptabilidade
Os consultores digitais são capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e tendências. Possuem um mindset que permite ajustar estratégias, experimentar novas abordagens e adotar tecnologias inovadoras para garantir que a empresa permaneça relevante e competitiva.
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Práticas eficazes em growth hacking
Decidiu que quer aplicar a abordagem growth hacking? Além de fechar uma parceria de consultoria digital, será preciso que você e a sua equipe sigam algumas boas práticas. São elas:
• Conheça o público-alvo: entenda quem são seus clientes e os seus comportamentos, desejos e necessidades para desenvolver estratégias que façam sentido;
• Teste constantemente: não fique preso aos métodos tradicionais. Experimente diferentes abordagens, tecnologias e canais para identificar o que funciona melhor para a sua empresa;
• Priorize o aprendizado contínuo: esteja sempre aberto a aprender, acompanhar novas tendências e ajustar as estratégias de acordo com as mudanças do mercado. Afinal, para acompanhá-las, é preciso reestruturar-se continuamente;
• Utilize dados para tomar decisões: baseie suas decisões em dados e métricas porque são elas que vão indicar o que está ou não está dando certo. Faça essa análise regularmente para acompanhar o progresso e, se preciso, aplicar melhorias;
• Foque na retenção de clientes: captar novos clientes é importante, mas é necessário mantê-los na sua base para garantir um ticket recorrente. Assim sendo, invista em abordagens que melhoram serviços e produtos para manter seus clientes satisfeitos e engajados;
• Aposte na automação: métodos manuais atrasam o progresso operacional da empresa. Ferramentas de automação podem ajudar você e o seu time a economizar um tempo valioso e garantir disponibilidade para focar em outras ações de alto impacto;
• Avalie e ajuste a sua proposta de valor: o mercado evolui e as necessidades do cliente mudam. Portanto, mantenha-se flexível para ajustar a proposta de valor da empresa sempre que preciso;
• Analise a concorrência: tenha suas próprias abordagens, mas não esqueça de acompanhar o mercado. Analisar as ações de seus concorrentes pode ser interessante para identificar lacunas e novas oportunidades de negócio;
• Mensure e comemore os resultados: acompanhe métricas e indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso e o crescimento da empresa, e não esqueça de celebrar cada marco alcançado com o seu time para motivá-los.
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