Ir para o conteúdo
Blog Engineering
  • Home
  • Temas
    • Transformação Digital
    • Cloud computing
    • Tecnologia da informação
    • API
    • Inteligência Artificial
    • Cybersecurity
    • User Experience
    • Linguagens
    • Indústria 4.0
    • IoT
  • Materiais Ricos
  • Site
Blog Engineering
Dados e Analytics

Consultoria de dados digitais: a jornada do começo ao fim

Por Engineering Brasil

Em 07/08/2023 • Atualizado em 16/05/2025

7 minutos para ler

Empresas com o olhar voltado para o futuro precisam investir em soluções que as tornem data-driven. A consultoria de dados é uma dessas soluções!  

Uma pesquisa recente aponta que 93% das empresas brasileiras reconhecem a importância do uso de dados, no entanto, outro levantamento mostra que apenas 5% das organizações fazem bom uso dos dados e sabem aplicar a inteligência de negócio baseada nessas informações. 

Os motivos para apenas 5% fazerem bom uso dos dados são muitos, mas um se destaca: a dificuldade em identificar neles padrões e analisá-los corretamente.

Ainda, segundo o relatório, 33% dos executivos concordam que obter inteligência de dados é um dos principais desafios do mundo moderno, e 52% acreditam que as empresas ainda estão muito longe de adotar soluções que ajudem na superação desses obstáculos. 

Num futuro próximo,  quando praticamente tudo será orientado por dados, não saber reconhecê-los ou usá-los a favor dos negócios pode ser fatal. Aqueles que não os usarem com inteligência correm o risco de perderem competitividade, desempenho e deixarem faltar qualidade nos produtos e serviços.

Infelizmente, o uso inteligente dos dados não é uma operação que se resolve do dia para a noite. Além de requerer conhecimento técnico sobre o assunto e a adoção de uma cultura organizacional voltada para Big Data e Analytics, é necessário ter expertise para extrair insights valiosos dos dados e investir em ferramentas que ajudem na sua boa aplicação.

Hoje, o sucesso dos negócios e das iniciativas digitais é alimentado por estratégias de dados  que se adaptam às necessidades dos negócios. Agora, mais do que nunca as empresas precisam ter uma maior consciência para planejar cenários, otimizar, priorizar e focar em investimentos de maneira assertiva para se obter vantagem competitiva.

Os recursos de dados são essenciais para criar recursos de monitoramento, detecção, resposta e previsibilidade, e estão levando as organizações a ciclos sem precedentes de inovação para atender as necessidades do mercado em constante crescimento.

A consultoria de análise de dados ou consultoria digital é um serviço destinado a tornar todo o trabalho de coleta, armazenamento, manutenção, segurança e estudo de dados mais simples. Neste artigo, saiba mais sobre como ela funciona e como pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!

Conteúdo

Toggle
  • Como funciona a consultoria digital
  • A importância da consultoria de dados para as empresas
  • Etapas da consultoria de análise de dados
    • Etapa 1: Coleta de dados e definição de objetivos
    • Etapa 2: Análise e processamento dos dados
    • Etapa 3: Interpretação dos insights e geração de recomendações
    • Etapa 4: Aplicação dos insights na estratégia de negócios
  • Importância da parceria com especialistas e soluções adequadas  
    • Compartilhe !

Como funciona a consultoria digital

A consultoria de dados digitais é um serviço profissional que aconselha os líderes de negócio a fazerem o bom uso de dados. Nesse serviço são trabalhados métodos, técnicas e estratégias que tornam a empresa data-driven (orientada por dados), além de serem fornecidas assessorias e assistências práticas acerca das análises.

Como a dificuldade em identificar padrões nos dados e analisá-los corretamente é um dos maiores desafios enfrentados na atualidade, investir em consultoria digital é uma importante estratégia para a empresa se tornar mais inteligente e preparada para o futuro, além de sair à frente de concorrentes.

A importância da consultoria de dados para as empresas

Em pesquisa, a International Data Corporation (IDC) estima que o volume de novas informações geradas por ano deve ultrapassar a marca de 175 zettabytes ou 175 trilhões de gigabytes até 2025.

Ao observar esses números impressionantes, é possível compreender o porquê de os dados serem vistos e tratados como o novo petróleo, não é? As informações geradas de forma exponencial assumirão o papel de direcionar e orientar os líderes de negócio sobre o que fazer, como fazer e por que fazer. 

Isso é empolgante, mas ao mesmo tempo assustador, e eis o motivo…

A corrida para se tornar data-driven e obter insights inteligentes acerca dos dados começou, e muitas empresas já estão cientes disso. Resta saber agora quais estão dispostas a dar o primeiro passo e investir em soluções que as ajudem a suportar a corrida e chegar até a linha de chegada. 

E essas soluções incluem a consultoria de análise de dados e ferramentas como o DHuO.

LEIA TAMBÉM | Ciência de dados e inteligência artificial e sua aplicabilidade nas corporações

Etapas da consultoria de análise de dados

Sabendo que a consultoria de dados pode ajudar líderes de negócios a obterem maior inteligência de dados, a questão agora é compreender quais etapas integram essa estratégia e como a empresa pode se beneficiar:   

Etapa 1: Coleta de dados e definição de objetivos

Nesse estágio são definidos os objetivos da empresa e a forma como será realizada a coleta dos dados. Aqui também serão determinados os tipos de dados a serem coletados, quais as fontes usadas para a coleta e as ferramentas de apoio que ajudarão os usuários durante todo o procedimento.  

Etapa 2: Análise e processamento dos dados

Aqui os dados serão analisados e processados para que, durante a interpretação, a empresa chegue até insights valiosos. Só a coleta não vai gerar esse tipo de informação. É preciso selecionar os dados relevantes, definindo padrões, variáveis e algoritmos. 

Etapa 3: Interpretação dos insights e geração de recomendações

Nesse estágio os líderes recebem assessoria para interpretar os insights obtidos através dos dados. O que cada informação significa? Como a empresa pode atuar diante das informações? Quais são os riscos ao ignorá-las? Os profissionais usam esse espaço para gerar recomendações sobre como a empresa pode utilizar os dados de maneira inteligente.

Etapa 4: Aplicação dos insights na estratégia de negócios

Por último, temos a aplicação dos insights. Pelas recomendações dos consultores, os líderes podem definir as ações estratégicas que fazem jus aos seus objetivos e contribuem para sua melhor performance e otimização de resultados. 

Por exemplo: se o objetivo é melhorar a experiência dos clientes, os insights podem ser usados em estratégias de atendimento (personalizando o contato com base nas informações de comportamento e interação) ou na entrega de produtos e serviços (melhorando a qualidade com base nos dados sobre preferência e históricos de compra).

LEIA TAMBÉM | Consultoria em tecnologia: veja por que investir em uma!

Importância da parceria com especialistas e soluções adequadas  

Dados são excelentes para embasar tomadas de decisão e direcionar a empresa para o futuro, mas, antes de investir em consultoria de dados, é importante que os líderes avaliem se as parcerias escolhidas possuem o conhecimento e a expertise necessários para instruí-los rumo à jornada data-driven.

A falta de conhecimento e expertise pode prejudicar a visão e a interpretação dos dados, e colocar em risco o direcionamento inteligente das estratégias.

Além de contar com uma parceria forte, é importante também que os líderes contem com ferramentas modernas que potencializam o uso das informações. Soluções como o DHuO, por exemplo, trabalham com Inteligência Artificial, Analytics e Machine Learning, acelerando a transformação de dados brutos em decisões inteligentes.  

Quer implementar uma cultura data-driven e potencializar o uso de dados da sua empresa? Conheça mais sobre a Digital Consulting, consultoria oferecida pela Engineering!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados
Data Analisys no Setor de Energia

Data analisys: A importância dos dados no setor de energia

Publicado por Engineering Brasil em 14/02/2025
Inteligência artificial no setor financeiro

4 formas de usar o machine learning na eficiência financeira da sua empresa

Publicado por Engineering Brasil em 25/12/2024
Big data

6 exemplos de Big Data em diferentes contextos do mercado

Publicado por Engineering Brasil em 13/12/2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts populares

Gestão de APIs,
integração de
sistemas e dados
em uma única
plataforma
logo

Logotipo da API

Veja mais

Institucional

  • Sobre a Engineering
  • Site

Companhia global de Transformação Digital, especializada em soluções que envolvem API e Inteligência Artificial.

Categorias

  • Transformação Digital
  • Cloud computing
  • Tecnologia da informação
  • API
  • Inteligência Artificial
  • Cybersecurity
  • User Experience
  • Linguagens
  • Indústria 4.0
  • IoT

Entre em Contato

  • Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 375 – 10º andar
    São Paulo-SP CEP 04571-020

  • (11) 3629-5300

Redes Sociais

Twitter
Site criado por Stage.

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
Xing
Yahoo! Mail
Powered by WP Socializer

Copy short link

Copy link
Powered by WP Socializer