Ficar de olho no futuro da Inteligência Artificial (IA) é indispensável para se atualizar sobre as principais tendências do mercado e adotá-las na sua empresa, o que ajuda manter a sua competitividade em alta. Considerada uma das tecnologias mais revolucionárias de todos os tempos, a IA deve surpreender e alavancar o mundo dos negócios ainda mais nos próximos anos.
Como se sabe, a Inteligência Artificial se caracteriza como a combinação de diversas tecnologias que fazem com que as máquinas sejam capazes de simular o raciocínio humano, executando de forma automática as tarefas que antes só eram realizadas por pessoas, como os famosos chatbots que otimizam o atendimento ao consumidor.
Para onde será que a IA vai nos levar em breve? Neste post, vamos mostrar as novidades que estão por vir. Confira!
Melhora na modelagem de linguagem
A modelagem de linguagem consiste no processo que possibilita às máquinas compreender e se comunicar com o ser humano a partir de uma linguagem que possamos entender. Ela também pode capturar expressões humanas e convertê-las em códigos para acionar a execução de um programa, por exemplo.
Nesse sentido, a OpenAI lançou há pouco tempo o GPT-3, um modelo de linguagem de última geração, que tem aproximadamente 150 bilhões de parâmetros — pontos de dados e variáveis que são utilizados como recursos para que as máquinas processem a linguagem.
Além disso, a empresa já está trabalhando no lançamento do GPT-4, que deve ser ainda mais potente, com mais de 100 trilhões de parâmetros. Na prática, isso significa que as ferramentas com IA poderão criar conversas que dificilmente poderão ser diferenciadas das que são realizadas por um ser humano.
Aumento da força de trabalho
Quando a Inteligência Artificial surgiu, uma das principais preocupações dos profissionais era de que ela substituísse por completo o trabalho humano. Porém, conforme as organizações adotam uma cultura pautada pela IA, as máquinas inteligentes contribuem para impulsionar as habilidades e competências dos seus colaboradores.
Na área de marketing, por exemplo, a IA pode apontar quais leads devem ser trabalhos para que sejam convertidos em clientes. Enquanto no setor de engenharia, ela pode ser uma aliada para a manutenção preditiva, que antecipa possíveis reparos. Para as áreas do conhecimento, a tecnologia vai facilitar a classificação de um volume ainda maior de dados, transformando as suas ações em operações cada vez mais precisas.
Migração para o Small Data
Os dados são a espinha dorsal do funcionamento da Inteligência Artificial. Nos últimos anos, o Big Data tem se consolidado entre as empresas. Porém, tudo indica que o futuro pertence ao Small Data, que são dados pequenos e amplos, mas que permitem uma análise robustas para as organizações.
Conforme um levantamento da Gartner, em 2025, aproximadamente 70% das empresas vão migrar do Big Data para o Small Data, o que melhora o contexto para análises e faz com que a IA seja menos dependente de dados.
Reforço da segurança cibernética
Em 2021, o Fórum Econômico Mundial apontou que o crime cibernético pode gerar mais impactos para a sociedade do que atos de terrorismo. Isso porque os cibercriminosos evoluem junto com o avanço das máquinas. A cada dispositivo ou sistema complexo conectado à rede da empresa, cria-se um ponto de vulnerabilidade que pode ser aproveitado pelos hackers.
Diante disso, a Inteligência Artificial será usada para aumentar a segurança cibernética das companhias, haja vista que pode monitorar o tráfego da rede e identificar ações suspeitas, acionando mecanismos que barrem qualquer agente malicioso de maneira automática.
Uso de gerentes digitais
O processo de recrutamento, contratação e treinamento costuma envolver diferentes níveis de complexidade e demanda uma boa parte do tempo dos profissionais de RH das empresas. De acordo com a International Data Corporation (IDC), em 2024, cerca de 80% das companhias vão fazer uso de ‘’gerentes digitais’’, habilitados por Inteligência Artificial e Machine Learning para realizar contratações, treinamentos e demissões de trabalhadores.
Crescimento do metaverso
O metaverso, que está se popularizando rapidamente, é definido como um ambiente digital persistente unificado, no qual os usuários podem conviver, trabalhar e se divertir. Embora se pareça com a internet, este mundo virtual tem como finalidade proporcionar experiências imersivas, que possam ser criadas pelas próprias pessoas que nele estão.
A IA vai ser vital para o crescimento do metaverso, servindo de ferramenta para que os usuários possam colocar a sua criatividade em prática. Além disso, o ambiente também tende a desenvolver seres IA que auxiliarão na execução de atividades no ambiente digital, como jogar xadrez.
Cada vez mais difundida entre as empresas de todos os setores, o futuro da inteligência artificial abre espaço para inovações em todos os campos. Afinal, o seu funcionamento está em aperfeiçoamento constante, o que viabiliza o desenvolvimento de serviços mais eficientes, que automatizam operações complexas, auxiliam na performance das equipes e ajudam no direcionamento dos negócios.
Gostou de saber sobre o futuro da IA? Siga o nosso perfil no LinkedIn para ler mais conteúdos interessantes sobre tecnologia!