Abrir uma empresa digital se tornou mais fácil com tantas ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade. Porém, isso não necessariamente é sinônimo de êxito. Para trilhar uma jornada bem-sucedida nessa área, é preciso entender como ela funciona e atender às reais demandas do seu público-alvo.
Os negócios que funcionam no meio digital têm a grande vantagem de atingir uma fatia maior de consumidores. Para que isso realmente aconteça na prática, você precisa conhecer as estratégias e ferramentas capazes de gerar os melhores resultados.
Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você deve saber para conduzir uma empresa digital ao sucesso. Confira!
O que é uma empresa digital?
As empresas digitais são aquelas que utilizam tecnologia e internet para promover as suas atividades. Nesse modelo, a infraestrutura física tem menos importância do que os recursos e processos realizados na esfera virtual.
Apesar de também passar pelos procedimentos de abertura exigidos para um empreendimento físico, o negócio digital tem algumas características específicas, como ser operado on-line. Em decorrência do uso de plataformas virtuais, ele é mais escalável e cresce com facilidade, o que explica o fato de muitas delas se tornarem unicórnios — startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.
Algumas das principais peculiaridades de uma empresa digital são:
- trabalha com atualização contínua das suas informações;
- tem alta conectividade com fornecedores, parceiros e clientes;
- suas operações estão alicerçadas em ferramentas digitais;
- está adaptada à transformação digital;
- faz marketing contínuo e personalizado aos meios digitais.
Quais são as vantagens de empreender digitalmente?
Comprar ou trabalhar via plataformas digitais são práticas cada vez mais comuns na sociedade. De acordo com uma pesquisa da The Economist Intelligence, a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas em 72%, que tiveram que investir em soluções na nuvem, IoT e Inteligência Artificial para continuarem operando no novo cenário.
Os negócios baseados na tecnologia conseguem se adaptar com mais facilidade às mudanças do mercado, mantendo-se competitivos mesmo nas situações de adversidade. Mas não é só isso. Veja outras vantagens associadas às empresas digitais.
Proporciona mobilidade
A mobilidade de um negócio digital beneficia tanto a empresa quanto o cliente. Isso porque a própria equipe de colaboradores pode trabalhar de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet. Da mesma forma, os clientes só precisam estar conectados para conseguirem adquirir o produto ou serviço ofertado, independentemente de o empreendimento estar próximo ou a quilômetros de distância.
Reduz o custo do investimento inicial
Como não necessita de uma grande infraestrutura física e é mais enxuta, a empresa digital tem o seu investimento inicial reduzido. Essa economia pode ser repassada na precificação dos produtos e serviços, o que os torna mais atrativos para o público consumidor e, consequentemente, potencializa as suas vendas e o seu faturamento.
Permite trabalhar com uma equipe descentralizada
A integração de processos costuma ser algo complexo nas empresas tradicionais, pois depende diretamente da presença das pessoas no local, o que nem sempre acontece simultaneamente e, por vezes, acaba atrasando-a. Essa questão é amenizada nos negócios digitais, tendo em vista que ela pode ser realizada pelos colaboradores de forma remota.
Quando a companhia já nasce no modelo digital, a tendência é que haja muito mais facilidade para integrar os processos, já que tudo é projetado para funcionar on-line, sem burocracias e demais complicações que possam atrapalhar a sua rotina operacional.
Possibilita atendimento personalizado
O atendimento personalizado é um diferencial que contribui para a satisfação do cliente. Nas atividades digitais, essa estratégia é facilitada e fica mais evidente, pois você pode desde enviar e-mails com o nome do remetente oferecendo um produto que se encaixa no perfil dele até contar com o auxílio da Inteligência Artificial para automatizar e personalizar a conversa com o consumidor.
Gera competitividade
As vantagens citadas anteriormente fazem com que a empresa digital tenha mais competitividade, inclusive, pelo fato de serem mais ágeis no que se refere a inovar. Por isso, frequentemente nos deparamos com negócios que começam pequenos e em pouco tempo se tornam referência em seu nicho de atuação.
Quais os desafios de abrir um negócio digital?
Novos negócios digitais são pensados e iniciados todos os dias, mas nem todos prosperam. Por que isso acontece? A resposta é simples: o empreendedorismo digital também tem desafios que precisam ser superados, principalmente porque se trata de um ambiente em constante transformação. Entenda quais são as maiores dificuldades desse modelo.
Inexperiência do empreendedor
O mercado da tecnologia vive em expansão — característica que atrai pessoas que buscam o sucesso rápido. No entanto, esse pensamento vira um obstáculo para o crescimento do negócio, pois pode fazer com o que o empreendedor pule etapas importantes ou adote ferramentas e estratégias que não atendem às suas demandas específicas.
Falta de capacitação em TI
A estruturação de empresas digitais requer profissionais de TI e especialistas no desenvolvimento de soluções que supram as suas necessidades operacionais. Há diversas opções de plataformas desenhadas e prontas para uso, mas se você não tem conhecimento sobre como estruturar a operação, o que deveria ser simples se torna complicado.
Cumprimento de regulamentação para uso de dados
Em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ainda causa dúvidas nos negócios digitais que lidam com a coleta, o tratamento e o armazenamento de dados. Nesse sentido, é crucial que as empresas adéquem seus processos às normas impostas ao setor, pois o descumprimento da lei pode render punições e multas salgadas com limite máximo de 50 milhões de reais.
Como a consultoria da Engineering Brasil ajuda nessa jornada?
Se você está pensando em ter uma empresa digital ou se já atua no ramo, mas sente que precisa de ajuda para evoluir, saiba que contar com uma parceria especializada em tecnologia e transformação digital faz toda a diferença.
A Engineering Brasil é referência nesse assunto. Nossa missão é transformar os processos operacionais dos nossos clientes em ecossistemas inteligentes e personalizados, agregando agilidade, além de fomentarmos a inovação contínua. Para isso, oferecemos:
- apoio para entender a influência da digitalização no negócio;
- identificação das necessidades específicas da empresa e estudo do nível de maturidade do modelo de operação, processos e tecnologias;
- avaliação dos gaps e das dores do usuário;
- definição de Roadmap como arquitetura, ferramentas, aplicações, tecnologias, mudanças em processos e cultura para atingir os objetivos estratégicos do negócio;
- aplicação das tecnologias conforme o cenário em que a companhia está inserida.
Por meio da nossa consultoria digital, você pode gerar valor para a sua empresa digital, usando as tecnologias como aliadas para otimizar, adequar e transformar a sua operação. Com isso, ganha-se eficiência operacional, redução de custos com TI e do tempo necessário para tomar decisão e aproveitar oportunidades — fatores essenciais para o empreendimento decolar.
A sua trajetória no mundo digital pode ser simplificada com o auxílio de especialistas. Entre em contato com a Engineering Brasil agora mesmo e converse com um dos nossos consultores!