8 formas de melhorar a eficiência operacional da indústria

7 minutos para ler

A busca pela eficiência operacional é uma constante no ambiente de negócios, certo? Afinal, esse processo abrange melhorias e reduções que realmente impactam positivamente nos resultados empresariais.

Nesse sentido, é uma tarefa permanente encontrar formas de otimizá-la em um empreendimento, pois com as ações certas qualquer empresa facilmente consegue produzir tal efeito.

Para você não perder tempo, veja 8 maneiras de garantir essa evolução e muito mais neste conteúdo. Continue a leitura e confira!

O que significa ter eficiência operacional?

Ter eficiência operacional é atingir um elevado nível de aprimoramento nos processos empresariais por meio da aplicação de metodologias, técnicas administrativas, estratégias corporativas e ferramentas que permitem maximizar tanto a performance organizacional quanto o aproveitamento de recursos.

Ou seja, alcançar isso significa gerar o maior e mais adequado resultado, demandando menos possível dos insumos para realizar as atividades. Assim, chegar a esse ponto, na prática, requer que o negócio melhore continuamente os meios e a rotina de trabalho.

Como esse conceito impacta os resultados da indústria?

Como visto, a eficiência operacional visa atingir resultados superiores tanto em quantidade quanto em qualidade, reduzindo os recursos necessários para isso ao mínimo. No ambiente industrial, tal melhoria envolve processos enxutos, máximo aproveitamento dos insumos e aumento da produtividade

Diante disso, fica claro que, seja pela minimização de custos, seja pela otimização das entregas, o negócio se torna mais competitivo e consegue ampliar sua lucratividade ao adotar essa estratégia. Desse modo, é viável concluir que investir em meios e metodologias para aperfeiçoar esse elemento é uma maneira de fazer a empresa crescer.

Qual é a sua importância para os negócios?

A relação entre eficiência operacional e ampliação de resultados, por si só, é um motivo para justificar a importância de aplicar esse conceito no ambiente empresarial. Entretanto, preocupar-se com essa questão vai muito além de aumentar os lucros, uma vez que os ganhos ocorrem em diversas esferas.

A começar pela gestão, que se torna mais fácil com todas as atividades alinhadas e funcionando em sincronia. Uma consequência direta disso é a melhoria do clima organizacional, decorrente da segurança que os colaboradores percebem ao contar com bases sólidas para desempenhar suas funções.

Nesse mesmo sentido, a qualidade com a qual são realizadas as tarefas cresce, minimizando desde erros até retrabalhos que impactam na produtividade, permitindo que siga igual tendência de evolução. Tudo isso ajuda a diminuir custos.

A economia ainda é encontrada no uso de soluções tecnológicas para agilizar os fluxos de execução e no melhor aproveitamento de recursos. Por fim, investir nessa abordagem gera capacidade estratégica de deixar o empreendimento mais competitivo frente ao mercado, otimizando preços e produtos para agradar aos clientes.

Como melhorar a eficiência operacional na indústria?

Com tantos benefícios, trabalhar para melhorar a eficiência operacional continuamente é fundamental para colocar a empresa em vantagem competitiva, não acha? Pensando nas indústrias, as 8 dicas a seguir são as formas ideais de fazer isso. Confira!

1. Reestruture os processos

A forma como os processos de negócio — operacionais, administrativos e estratégicos — são estruturados nem sempre é a mais eficiente. A realidade é que os fluxos de tarefas apresentam um potencial contínuo de melhoria.

Afinal, gargalos, ações repetitivas, atividades desnecessárias ou que pouco agregam podem surgir e devem ser eliminadas. Por outro lado, metodologias de qualidade e produtividade precisam ser implementadas de maneira permanente, a fim de garantir essa evolução.

Assim, o primeiro passo é mapear toda a operação corporativa para, a partir disso, organizar funções e etapas do modo mais enxuto possível, sem comprometer a excelência nas entregas ao cliente.

2. Defina Procedimentos Operacionais Padrão (POP)

Ao reestruturar os processos, uma ação necessária para garantir a máxima otimização é o estabelecimento de Procedimentos Operacionais Padrão. Os POPs são a descrição detalhada de como, quando, quem e o que deve ser feito, definindo exatamente a execução de todas as tarefas.

No papel de um roteiro, se todos os colaboradores seguirem com precisão, o trabalho será feito com qualidade e agilidade. Na prática, isso exige separar as atividades em etapas, com explicações claras que sirvam de referência para os funcionários.

3. Adote um sistema ERP

O funcionamento dos sistemas ERP segue a mesma lógica que a organização de processos já mencionada. Ou seja, cada ação realizada no software é parte de um fluxo e somente ocorre quando a anterior termina, assim como desencadeia a próxima.

Mais que as vantagens disso, essas soluções integram toda a empresa, dando acesso ao status de cada rotina, aos dados e aos indicadores corporativos, para eliminar intermediários na hora de monitorar a eficiência operacional no andamento das atividades.

4. Acompanhe o desempenho 

Pelo visto, o ERP é um meio para acessar índices e métricas sobre a empresa, incluindo os de desempenho. Acompanhá-los está entre as chaves para encontrar novas formas de melhorar a eficiência operacional. Esses indicativos são pistas sobre em que áreas, setores e pontos a produção industrial encontra dificuldades.

5. Tenha uma comunicação transparente

Como qualquer mudança, todas as melhorias necessárias para garantir um elevado nível de excelência na realização dos processos tendem a encontrar resistência da equipe. A solução para isso é manter uma comunicação transparente com seu time. Desde o início explique:

  • o que é esperado;
  • por que as adaptações estão ocorrendo;
  • como cada tarefa deve ser feita;
  • as vantagens envolvidas.

6. Controle os desperdícios

Recursos como tempo e os colaboradores são melhor utilizados a partir das otimizações de processos ou inserção de tecnologias, não é mesmo? Já equipamentos e insumos requerem melhorias específicas para não serem desperdiçados.

Nesse quesito de eficiência operacional, algumas opções incluem rever o layout para maximizar o aproveitamento de máquinas ou planejar a produção a fim de reduzir perdas de matérias-primas.

7. Analise o Overall Equipment Efficiency (OEE)

Overall Equipment Efficiency é um conceito que pode ser traduzido para o português como Eficácia Geral do Equipamento. Tal indicador serve para medir:

  • tempo de ociosidade;
  • velocidade da produção;
  • quantidade gerada.

Portanto, permite que as empresas identifiquem máquinas ineficientes, maiores ou menores que o necessário para a realidade do negócio, apresentando defeitos ou requerendo manutenção. Ou seja, situações que diminuem a eficiência operacional.

8. Adote soluções RPA

A Automação de Processos Robóticos é um conjunto de soluções capazes de automatizar a realização de atividades padronizadas, pré-programáveis e repetitivas. São sensores, bots, softwares e equipamentos atuando na operação de aplicativos envolvidos nos fluxos de negócio para garantir uma maior eficiência. 

A Engineering, com sua experiência consolidada no mercado, está apta a apoiar sua empresa com consultoria e fornecimento de tecnologias para a adoção de RPA e Inteligência Artificial desde a implementação até o uso, a fim de que você obtenha diversas vantagens.

Ter eficiência operacional é a base para alcançar a máxima competitividade no mercado atual. Seus benefícios abrangem de ponta a ponta a cadeia de custos, otimizando o aproveitamento de recursos e reduzindo desperdícios.

Não perca mais tempo e conheça a Engineering para descobrir nossas soluções que farão sua empresa sair na frente!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conecte-se conosco. Estamos aqui para ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Preencha o formulário ao lado para saber mais.


    * Todos os campos são obrigatórios


    Termos e condições de privacidade