Se você pesquisar na internet por “Data IA”, não encontrará correspondências exatas para essa expressão. Isso acontece porque se trata de um conceito que mistura outros dois. Isto é, define-se pela aplicação de Inteligência Artificial ao Data Driven como forma de potencializar a análise de dados.
Mas nem por isso dá para ignorar sua importância. Afinal, com a transformação digital em andamento, o diferencial competitivo que seu uso representa oferece ao negócio a capacidade de se colocar em vantagem.
Assim, é preciso entender melhor os elementos que compõem essa ideia. Aqui, vamos ajudar você nisso. Basta seguir a leitura deste post, combinado?
O que é Data Driven e qual a importância de ter essa cultura na empresa?
Trata-se de uma estratégia de negócios que cria uma cultura organizacional em que a tomada de decisão é totalmente baseada em dados. Na prática, significa que os modelos de análise — descritiva, diagnóstica, preditiva ou prescritiva — são um recurso valorizado e utilizado no cotidiano da empresa de maneira orgânica.
No contexto da transformação digital, desenvolver no empreendimento essa mentalidade é muito importante, já que gera vantagens como:
- antecipação e identificação de tendências;
- otimização de processos;
- fidelização de clientes;
- maior enfoque no que realmente agrega valor;
- melhoria da experiência do cliente;
- ampliação da inovação;
- previsão de demandas;
- redução de erros e desperdícios;
- máximo aproveitamento de recursos;
- atuação mais eficiente e precisa.
Como a Inteligência Artificial potencializa esse processo?
Apesar de ser dependente de tecnologias para funcionar, o Data Driven não pressupõe necessariamente o uso de IA. Entretanto, a Inteligência Artificial potencializa o processo de análise de dados ao automatizar e otimizar:
- a coleta e a organização das informações;
- o mapeamento de padrões;
- o processamento de grandes volumes não estruturados;
- a correlação de fatores.
Em consequência disso, a velocidade e a robustez de desempenho são ampliadas, gerando resultados mais relevantes, confiáveis e precisos. Nesse contexto, fica claro porque o conceito de Data IA representa um diferencial competitivo no ambiente de negócios atual, certo?
Como colocar essa melhoria em prática?
Pelo visto, esse é o momento ideal para começar a utilizar a Inteligência Artificial como trunfo no processo de análise de dados, não é mesmo? Então, bora conferir os primeiros passos para colocar essa melhoria em prática? Veja a seguir!
Integre soluções
Contar com ferramentas de Big Data, Business Intelligence, Data Analytics, entre outras, é parte fundamental de uma cultura Data Driven. Ainda, no ambiente de negócios digitalizado de hoje, outras tecnologias, como ERPs e CRMs, estão presentes. Para que a IA possa ter uma base de dados completa para trabalhar, é imprescindível integrar todas essas soluções.
Fique atento às tendências relacionadas a essas tecnologias
Tanto as tecnologias aplicadas ao Data Driven quanto as que envolvem a Inteligência Artificial estão em constante evolução. Afinal, a competitividade depende disso. Assim, a forma ideal de estar à frente da concorrência e obter o melhor do Data IA é acompanhando essas tendências.
Acompanhe os relatórios e obtenha insights
A aplicação da mentalidade Data Driven não ocorre apenas quando há uma decisão a ser tomada. Os dados também podem apresentar oportunidades ou prever dificuldades, que são a causa de mudanças. Para não perder nenhuma dessas situações, os relatórios são a principal fonte de insights. Então, confira-os, ok?
O que considerar ao escolher uma solução para implementar o conceito de Data IA na empresa?
Já está claro que a tecnologia é um fator preponderante para o Data IA. Na hora de escolher qual é a melhor solução nesse sentido, alguns pontos devem ser levados em consideração. Tais como:
- O fornecedor tem credibilidade no mercado?
- Ele é especialista em IA?
- A abordagem é voltada às suas necessidades?
- A experiência oferecida é completa e eficaz?
- A proposta de valor está relacionada ao que há de mais moderno?
O Data IA é um conceito complexo, que exige o entendimento do real significado de ser Data Driven e de como a Inteligência Artificial potencializa os processos envolvidos na análise de dados nesse contexto. A partir disso, a escolha das soluções e a implementação de ações práticas permitem que tal melhoria transforme seu negócio.
Está em busca de mais conteúdos? Curta a página da Engineering no Facebook e veja o que postamos por lá!