Não sabe como potencializar o consumo de API? No artigo abaixo mostramos como fazer isso!
O Brasil destaca-se como o terceiro maior consumidor global de APIs (Applications Programming Interfaces), ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. É o que revela um estudo realizado em parceria entre a F5 Networks e dados da Postman.
Com 52,3 milhões de APIs somente em 2022, o país supera potências mundiais como a China, o Reino Unido e a Alemanha.
As APIs são facilitadoras para o compartilhamento de dados. Elas permitem a conexão e a interoperabilidade entre sistemas e softwares, o que agiliza iniciativas de inovação e transformação digital.
No artigo de hoje, mostramos como potencializar o consumo de APIs da sua empresa para assegurar que, ao disponibilizá-las no mercado, atraiam consumidores e alcancem sucesso.
Boa leitura!
Qual o potencial das APIs?
APIs funcionam como uma espécie de ponte que permite a comunicação e a interação entre diferentes aplicativos de software.
Empresas que desejam criar novas aplicações sem necessidade de reinventar a roda (isto é, criar uma API de CEP quando pode-se utilizar a dos Correios, por exemplo), podem se beneficiar ao aproveitar APIs de terceiros, que já oferecem funcionalidades e recursos preexistentes.
Esses recursos e funcionalidades permitem que elas:
• Criem ecossistemas mais colaborativos;
• Estimulem o desenvolvimento de aplicativos que complementam seus produtos;
• Proporcionem uma experiência mais rica para os usuários.
Com um potencial de uso tão grande, os desenvolvedores não podem perder a oportunidade de transformar suas próprias APIs em produtos comerciais. Precisam buscar formas de potencializar suas integrações internas para que elas entreguem o máximo de qualidade e possam ser distribuídas aos consumidores.
LEIA TAMBÉM | Documentação de APIs: 6 boas práticas para você adotar
Como funciona o processo de monetização e produtização de APIs
A produtização de API é o processo que transforma uma API em um produto comercial. Essa transformação envolve diferentes aspectos estratégicos e de negócios, indo além das funcionalidades técnicas. A ideia é tornar a API um produto consumível, adaptado às necessidades dos usuários e com um foco claro na entrega de valor.
Já a monetização de API refere-se à maneira pela qual as empresas geram receita a partir de suas APIs. Existem várias abordagens que podem ser usadas nesse cenário, desde a cobrança pelo acesso às APIs, a venda de seus dados e até modelos de assinatura para uso das APIs.
Para que a monetização seja uma abordagem benéfica, é necessário que desenvolvedores criem um plano de ação sólido para as suas APIs, garantindo que elas forneçam valor real e atendam às necessidades dos consumidores de APIs.
Potencializando o consumo de API, na prática
Decidiu que vai produtizar a API da sua empresa e construiu um plano sólido de monetização?
Será preciso então implementar algumas práticas e estratégias para otimizar o desempenho das suas APIs, garantir sua disponibilidade e escalabilidade, e assegurar o máximo retorno em cima desses produtos.
Organização eficaz das APIs em domínios
Em vez de focar nas ferramentas ou sistemas, organize as APIs em domínios para estruturá-las com base no que os negócios precisam. Isso vai tornar suas APIs mais fáceis de entender, usar e evoluir, ao mesmo tempo que reduzirá o acoplamento entre sistemas.
Caso a organização das suas APIs esteja longe de ser eficaz, isso pode desencadear uma série de problemas. Você pode ter que lidar com:
• Mais duplicação de APIs;
• Dificuldade para engajar funções em seu ecossistema de API;
• Não entender nem conseguir relatar como as APIs estão dando suporte à cobertura de recursos de negócios.
Planejamento do dimensionamento da infraestrutura
Além de organizar APIs em domínios e reutilizar funcionalidades, você também precisa ter um plano de dimensionamento da sua infraestrutura para garantir disponibilidade e escalabilidade, conforme a demanda de consumidores cresce.
A falta de planejamento pode limitar o acesso às suas APIs, além de causar instabilidade nas aplicações.
Reforçar a segurança ao expor as APIs para consumo
Descobertas da Salt Labs mostram que os ataques de API aumentaram mais de 400% em menos de um ano e que mais de 80% desses ataques ocorreram por meio de endpoints autenticados.
Para se proteger contra essas estatísticas, é importante que você considere também reforçar a segurança das suas APIs, minimizando riscos de:
• Exploração de vulnerabilidades;
• Erros de autorização;
• Ataques baseados em autenticação;
• Ataques DoS e DDoS.
Algumas formas de você aumentar essa segurança, envolvem:
• Ter um API Gateway;
• Definir políticas de segurança nas APIs;
• Manter um controle de acesso a recursos e serviços;
• Identificar continuamente vulnerabilidades nos componentes.
Você pode ler mais sobre segurança de APIs nesse artigo que preparamos: Confira o que é segurança de APIs e saiba quais as melhores práticas.
Faça o monitoramento das APIs
O monitoramento de APIs é um procedimento que envolve a coleta e análise de dados sobre o desempenho de APIs para identificar problemas que impactam os usuários e a segurança das aplicações, além de evitar a indisponibilidade delas.
A prática também é interessante para metrificar o consumo dos produtos, aumentar a confiabilidade das APIs e rastrear etapas de execução das requisições.
A partir do monitoramento pode-se acompanhar:
• A quantidade de requisições que a API recebe;
• O tempo de resposta da API;
• Taxa de erros;
• Entre outros.
DHuO API Plus para potencializar a segurança e o monitoramento de suas APIs
O DHuO API Plus é uma plataforma de governança de APIs, desenvolvida pela Engineering, para monitorar e gerir todo o ciclo de vida e o desempenho de suas APIs.
A partir dela, é possível:
• Criar APIs;
• Expor as APIs em portais de desenvolvedores;
• Acompanhar continuamente o ciclo de vida e desempenho das APIs em um só lugar;
• Gerar novas linhas de consumo de APIs e receitas;
• E muito mais!
Se você está pensando em potencializar o consumo de APIs e garantir a melhor aceitação dos consumidores de APIs, não perca mais tempo. Conheça o DHuO API Plus e veja como elevar a segurança e o valor de suas aplicações!